terça-feira, 1 de maio de 2012

Mais creches Mogianos terão a oportunidade de conseguir vaga em uma das unidades e, quem sabe, deixar seus filhos em locais mais próximos de suas casas ou do trabalho



Marco Aurélio BertaiolliO prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou no fim de semana um novo pacote de creches para Mogi das Cruzes. Serão mais dez unidades para a cidade, sendo que uma delas já tem local definido: o Jardim Margarida.


A escolha do primeiro local já indica uma mudança importante para os moradores de áreas afastadas do município, especialmente os dessa região, conhecida como "divisa", que sempre passaram por dificuldades por causa dessa incerteza entre o que é e o que não é de responsabilidade de cada cidade que faz parte dessa "divisa".


Os moradores do Jardim Margarida, assim como os do Residencial Novo Horizonte, dos Jardins Piatã I e II e outros desse trecho da cidade, que é mais afastado da região central e conta com menos serviços disponíveis, merecem essa atenção especial. Eles esperam por isso há muito tempo e devem estar comemorando esses benefícios conquistados.


A construção das novas creches foi anunciada durante a inauguração de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no Novo Horizonte, no sábado, quando também foram divulgadas as obras de coleta e tratamento de esgoto dessa região da cidade. 
Os outros nove locais que receberão as creches ainda não foram definidos, segundo o prefeito. Mas o mais importante é que mais pais, seja de qual for o bairro, terão a oportunidade de conseguir uma vaga para as suas crianças e de irem trabalhar tranquilos. E aqueles que já contam com esse serviço, mas não conseguiram uma vaga em uma instituição de ensino próxima de casa ou do trabalho, até por ainda não existir, terão mais comodidade para levar e buscar seus filhos.


Bertaiolli anunciou no início de seu mandato, em 2009, que entregaria 40 creches. Ele deve cumprir esta meta até setembro deste ano e ainda garantiu que vai deixar encaminhada a licitação para essas novas dez creches, que devem começar a ser construídas em 2013. Com esse número, segundo a Prefeitura, todas as pessoas inscritas na Secretaria Municipal de Educação com interesse em obter uma vaga serão atendidas.


A qualidade das creches mogianas melhorou muito, é reconhecida e fez com que muitos pais, que sacrificavam parte da renda para pagar escolas particulares, por insegurança ou porque realmente não conseguiam vagas, passassem a usar os serviços municipais gratuitos. 
Agora, é importante que o município siga as prioridades na hora de selecionar os beneficiados e que capacite os funcionários dessas unidades. A responsabilidade de cuidar dos filhos de outras pessoas á grande e não é para qualquer um. Requer paciência, gosto pelas crianças e pelo trabalho de educá-las e muito treinamento especializado. Não se consegue isso só na prática. 
Todos precisam estar muito bem-preparados para receber os pequenos mogianos e seus pais, que muitas vezes também precisam de orientação. A relação entre essas duas partes é fundamental nesse processo.


E as creches novas trouxeram outra vantagem para Mogi: a geração de empregos. Mais de 650 pessoas foram contratadas somente até o primeiro trimestre deste ano para trabalhar nessas unidades, interferindo também no setor de desenvolvimento econômico da cidade, além, claro, das melhorias na área de educação, que comprovadamente é a base sólida para o crescimento de qualquer economia.


Agora, é acompanhar de perto a prática desse bem-sucedido projeto de atender todas as crianças da cidade que precisam de cuidados nas creches municipais e manter a qualidade dos serviços, da merenda e de todas as outras fases que esse bonito trabalho inclui. É uma vitória para Mogi das Cruzes, um orgulho e um alívio para os pais que dependem desse serviço.


Fonte:Mogi News