terça-feira, 15 de maio de 2012

Fórum social Comunidade negra terá conselho



Cidade já conta com a comissão provisória que irá definir as regras e o estatuto do conselho no município
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke

Apresentação de dança africana foi um dos destaques ontem
A Secretaria de Assistência Social de Mogi instituiu uma comissão provisória para implantar na cidade o Conselho Municipal da Comunidade Negra de Mogi durante a primeira noite do Fórum Municipal de Assistência Social, realizado no auditório do Cemforpe. O local ficou lotado durante o evento e os participantes discutiram, animados, as políticas públicas para a raça negra que, hoje, representa 6% do número de habitantes da cidade. O fórum foi aberto com a apresentação do grupo paulista Projeto "Já é", que, ao som de batuques africanos, vestimenta e dança africana, encantou o público.


Por meio do decreto 12.446/2012, foi implantada a comissão provisória que irá definir as regras e o estatuto do conselho no município. A secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Piva, é a presidente da comissão. Na primeira noite de fórum, o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Marco Antônio Zito Alvarenga, fez uma palestra sobre o tema. "É muito importante que uma cidade desenvolvida e tão próxima da região metropolitana de São Paulo, como é o caso de Mogi, discuta ações específicas em favor da igualdade racial. Tivemos uma recém discussão da criação de cotas nas universidades, e acredito que estas ações ganham mais importância, quando começam de baixo para cima, ou seja, dos municípios para os grandes governos", destacou. 
O presidente do Núcleo Afro do PMDB, vereador Geraldo Tomaz Augusto, comemorou a criação da comissão. Após a criação do conselho é que podemos pensar na instituição de uma coordenadoria, e, assim, poderemos destinar, de forma efetiva, verbas públicas em favor da igualdade racial", discursou. Hoje, também no Cemforpe, o fórum discute a criação do Conselho Municipal da Juventude, além das ações voltadas para moradores de rua.

Fonte:Mogi News