terça-feira, 3 de abril de 2012

Uso do Solo


Daniel Carvalho



O secretário de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, já definiu as datas das audiências públicas que serão realizadas para colher sugestões para a revisão da Lei Municipal nº 2683, de 16 de agosto de 1982, que trata do Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo. 
Consultas públicas
Serão realizadas 15 audiências públicas em várias regiões do município. O calendário já está definido. A primeira delas, irá ocorrer no próximo dia 16 de abril, na Associação Amigos de César de Souza, na rua João Valente, 149, na esquina com a avenida Ricieri José Marcatto, em César de Souza. Esta primeira audiência englobará, além de César de Souza: Vila Suissa, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Conjunto Jefferson, Rio Acima e Granja Anita.
Jundiapeba
No próximo dia 17 de abril, às 19 horas, na Organização Social Amizade e Progresso, localizada na avenida Jordânia, 20, Nova Jundiapeba, será realizada outra consulta pública englobando os seguintes locais: Jundiapeba, Nova Jundiapeba e Real Parque Tietê.


Piatã
Já no próximo dia 21, às 9h, serão realizadas duas consultas públicas - uma delas na Associação Amigos de Bairro do Jardim Piatã I e II, na rua Candido Sales, 11, no Jardim Piatã, englobando os seguintes locais: Região Norte - Piatã I e II, Novo Horizonte, Jardim Margarida, Fazenda Capelinha, Aruã, Aruá Lagos e Eco Parque e a outra em Taiaçupeba.


Sabaúna
Continuando o cronograma, no dia 2 de maio, a reunião será na Ordem dos Advogados do Brasil, na avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, 175. Moradores dos bairros mais centrais, como Socorro, Centro Cívico, Vila Oliveira, Nova União, Real Parque, Cocuera, Residencial Cocuera, vila Natal, São João e Centro poderão participar das discussões.


Regras
Os interessados em se manifestar, oferecer informações e subsídios, deverão comparecer no local e fazê-lo por escrito, identificando-se e informando telefone de contato, nos locais onde serão realizadas as consultas públicas, para o registro de
todas as solicitações recebidas. Mais informações na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo: 4798-5000. 
Polêmica
Mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo sempre causaram polêmica na cidade e brigas na Justiça, como a recente que anulou as alterações feitas pela Câmara. A Justiça entendeu que apenas a Prefeitura de Mogi poderá promover as mudanças após audiências públicas.
Mayara de Paula

Detran
Nesta semana, a diretoria do Detran-SP vem até Mogi para supervisionar as quatro áreas colocadas à disposição para receber o polo regional, que seguirá o mesmo modelo de atendimento do Poupatempo. Os locais oferecidos deverão ser de fácil acesso de automóveis, como a via Perimetral.
Tudo Azul
Quem entrou no site da Prefeitura de Mogi (www.mogidascruzes.sp.gov.br) ontem constatou que a página estava toda azul, em comemoração ao Dia do Autismo. 
"Nascedouro"
Durante o evento da Agenda Metropolitana, na última sexta-feira, em Mogi, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que boas ideias nascem na região. Ele citou que a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano surgiu de uma iniciativa do prefeito ferrazense Jorge Abissamra (PSB). Já o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) criou o programa das creches em período integral, um projeto copiado pelo governo estadual.


Dose dupla
O governador disse que a região tem grandes chances de ser uma subsede da Copa do Mundo, pelo acesso fácil às rodovias e ser próximo ao aeroporto. Sobre a construção da avenida Guilherme Georgi, a comemoração do prefeito corintiano Marco Bertaiolli foi em dose dupla. 
Coração corintiano
O primeiro é pela obra em si, que deve diminuir os congestionamentos, e a segunda é que deixará Mogi mais próxima do futuro estádio do Corinthians. A Guilherme Georgi é parte da chamada Perimetral da Copa, que ligará Mogi ao bairro de Itaquera, onde está sendo instalada a Arena Corinthians, estádio escolhido para a abertura da Copa do Mundo 2014.
Daniel Carvalho

Salas de aula
A Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, na rua Pedro Paulo dos Santos, esquina com a avenida João de Souza Franco e a rua Manoel Fernandes, em Jundiapeba, será ampliada. Serão construídas duas novas salas de aulas. A Prefeitura de Mogi abriu licitação para definir a empresa que executará os trabalhos. No próximo dia 18 de abril, a empresa vencedora deverá ser conhecida.
Rede de esgoto
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Margarida, Henrique Soares, está feliz da vida com o anúncio do governo estadual de implantação da rede coletora de esgoto nos bairros da Divisa, uma antiga reivindicação da comunidade. 
Cronograma
Sobre este assunto, está marcada para amanhã uma reunião com um engenheiro da Sabesp para divulgar como será o cronograma das obras previstas para durarem até três anos. Às 10h30 de amanhã, o encontro deverá reunir cerca de 500 moradores no ponto final de ônibus do Jardim Margarida. Carros de som estão chamando a população para participar do evento.


Fonte:Mogi News