terça-feira, 3 de abril de 2012

Educação: Mais uma escola passa a ter ensino integral


Além das aulas do currículo básico de ensino, a escola em bairro da divisa passará a oferecer oficinas intelectuais, esportivas e culturais
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Prefeito foi à escola e falou dos benefícios do ensino em tempo integral para os alunos mogianos
Mogi das Cruzes agora conta com 22 escolas em tempo integral. A mais nova unidade a receber o programa é a Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã II. A ideia da secretária de Educação Maria Geny Avila Horle é levar o atendimento para as escolas que contam com jornada ampliada. Os principais beneficiados devem ser os estudantes dos bairros mais afastados da região central.


O projeto de tempo integral, que começou a funcionar na última semana na escola do Piatã II, foi inaugurado oficialmente pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ontem. Durante a solenidade, ele destacou a importância de oferecer às crianças a oportunidade de ter atividades complementares durante o período de aula. No total, 311 alunos do 2° ao 5° anos serão beneficiados pelo programa. 
Além das aulas do currículo básico de ensino, a escola fornecerá oficinas intelectuais, esportivas e culturais. O aluno fica o dia todo na escola e tem cinco refeições diárias. "As crianças entram por volta das 8 horas e ficam até as 17h30. Antes, essa escola contava com o programa Segundo Tempo, mas vimos que não tinha muita adesão. Conversamos com os pais e descobrimos que o problema era conseguir trazer os filhos em dois horários diferentes. Por isso, implantamos a escola em tempo integral, a criança entra de manhã e só sai à tarde", disse Bertaiolli.


Maria Geny afirmou que o projeto é uma chance de oferecer aos alunos mogianos a possibilidade de ter uma educação completa. "Ficamos satisfeitos de estar conseguindo fazer um programa de educação integral em tempo integral, não é apenas colocar a criança mais tempo na escola, mas organizar um currículo que trabalhe várias dimensões", explicou. Ela acrescentou que a ideia é expandir o projeto para outras unidades escolares da cidade. "Para este ano, estamos com várias escolas que vão entrar com jornada ampliada, como era esta escola, que tinha atividades de contraturno. Progressivamente, a gente vai ampliando, elas deixam de ser jornada ampliada e passam a ser de tempo integral", esclareceu.


A dona de casa Munique Leal Fernandes, de 35 anos, tem um filho que estuda na escola. Ela afirmou que este programa vai melhorar o aprendizado na sala de aula. "Vai ser muito bom, porque aqui ele tem várias atividades como esportes e xadrez. É bom porque ele não vai ficar na rua", avaliou.


Também ontem, o prefeito anunciou a construção de uma creche modelo no Jardim Margarida, bairro vizinho ao Piatã II. Bertaiolli disse que, no momento, a Prefeitura está procurando um terreno para a obra.


Fonte:Mogi News