sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rede municipal Cidade terá mais dois postos de saúde e ampliação do Pró-Mulher


Há ainda a possibilidade de entrega de um posto médico no Jardim Aeroporto, mas no segundo semestre
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Posto do Jardim Ivete passou a se chamar Unidade Básica de Saúde "Alberto T. Bichara". Dona Elíade se emocionou com homenagem
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) garantiu que até o fim do semestre colocará em operação dois novos postos de saúde, como forma de ampliar o atendimento da rede básica. A primeira unidade a ser entregue à população, neste período, será a unidade do PSF (Programa de Saúde da Família) do Jardim Novo Horizonte. Será às 11 horas do próximo dia 28, durante solenidade a ser realizada no bairro, segundo anunciou o prefeito, durante evento no posto do Jardim Ivete, na manhã de ontem.
O novo posto do Jardim Novo Horizonte, que ocupará dois lotes na rua Maurício José Oliveira, com área total de 264 metros quadrados, terá capacidade para atender cerca de 1.200 famílias. Nos próximos meses será a vez do Conjunto Toyama passar a contar com uma unidade do PSF.

Em junho, deverá ser inaugurado o novo Pró-Mulher da cidade, com maior número de médicos e serviços, incluindo exames de mamografia, na sede da nova Secretaria de Saúde, no Mogilar.
Há ainda a perspectiva de entrega do PSF do Jardim Aeroporto, mas que, segundo Bertaiolli, deverá ocorrer somente no segundo semestre deste ano.
Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, existem hoje na cidade 19 UBS (Unidades Básicas de Saúde), quatro Prontos-Atendimentos (Vila Suíssa, Jardim Universo, Jundiapeba e Pró-Criança) e nove PSFs.
"Mogi das Cruzes tem investido nos últimos anos em serviços que atendam a rede básica e muito além disso. Com o posto do Novo Horizonte, a região da divisa de Mogi com outros municípios estará totalmente fortalecida. Afinal, lá já estão em funcionamento os postos do Jardim Margarida e Piatã. Com isso, elimina-se a busca por atendimento no Pronto-Socorro da Santa Casa e Luzia de Pinho Melo, que ficam mais livres para casos de média e alta complexidade. Vale ainda ressaltar que muitos exames complementares e consultas com especialistas já são feitos no Unica e nos postos 24 horas, inclusive com tomografia. Ou seja, fomos muito além da nossa responsabilidade", detalhou Bertaiolli.


Entronização
Desde ontem, o Posto de Saúde do Jardim Ivete passou a ser denominado como Unidade Básica de Saúde "Alberto Tanus Bichara", em homenagem ao médico radiologista, um dos fundadores do Centro Radiológico da cidade, além de pioneiro na implantação do serviço de radiologia na Santa Casa de Mogi. A viúva do patrono do posto, Elíade Gagglioli Bichara, esteve na homenagem, proposta pelo vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB). Ela recebeu flores e cumprimentos das autoridades e de representantes do Jardim Ivete. Inaugurado em 2 de abril de 2001, o posto médico do bairro já possui 4.868 prontuários de pacientes e registra uma média de 750 consultas médicas por mês e 630 consultas e procedimentos odontológicos.


Fonte:Mogi News