domingo, 15 de abril de 2012

Haja fôlego O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, passou o dia em Mogi das Cruzes


O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, passou o dia em Mogi das Cruzes quase sem tempo até para respirar. Desde que chegou na cidade, às 10 horas, para ser recebido pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e vereadores na Prefeitura, até sua volta para a capital, por volta das 17 horas, o secretário correu contra o relógio em meio a vários compromissos, entre visitas a empresas de comunicação e hospitais da cidade.
Erick Paiatto

Só um minutinho
Para atender telefonemas, Giovanni Guido Cerri teve, inclusive, de reservar um horário pouco antes do almoço. As conversas demoraram apenas alguns minutos.
Erick Paiatto

Implacáveis
Repórteres e fotógrafos da Imprensa da região acompanharam o secretário por todo o roteiro. A primeira parada do batalhão de jornalistas foi na Rádio Metropolitana. Todos foram bem recebidos e acomodados pela jornalista Marilei Schiavi. Depois, os profissionais seguiram Guido Cerri até uma emissora de televisão e, à tarde, na TV Mogi News.
Deslocados 
O mesmo não aconteceu com integrantes da Frente Parlamentar do Alto Tietê, os deputados Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e Heroilma Tavares (PTB), que ficaram perdidos em meio ao roteiro estabelecido entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Saúde e acabaram por acompanhar Guido Cerri somente nas unidades hospitalares. Aliás, Heroilma só conseguiu falar com o secretário ao final do roteiro no Hospital Arnaldo Pezzutti Cavalcante. Gondim, por sua vez, começou a seguir o secretário desde o Hospital Luzia de Pinho Melo. 
De fora
Não se sabe se por coincidência ou falta de tempo, mas o roteiro da visita do secretário não incluiu as unidades que mais têm gerado reclamação na saúde regional de superlotação, falta de médico e demora no atendimento: Santa Casa de Mogi, Hospital Santa Marcelina, em Itaquá, e Hospital Osíres Florindo Coelho, de Ferraz de Vasconcelos. 
Sem pacientes
No Luzia de Pinho Melo, único hospital de pronto-atendimento incluído na visita e que também tem queixas de pacientes, o roteiro foi estratégico: entrada ao lado do setor de ambulatório, que não tinha pacientes à espera, e visita às futuras instalações do setor de oncologia, que também não tinha pacientes. As macas com pacientes pelos corredores, cenário rotineiro no Luzia comprovado inclusive por deputados estaduais, passaram despercebidas.
Divulgação

Cartão SIS
O secretário Giovanni Guido Cerri defende tanto absorção dos casos de pronto-atendimento pelos postos de saúde municipais, para que os hospitais estaduais sirvam de internação e serviços de média e alta complexidade, que, inclusive, se inscreveu no Sistema Integrado de Saúde (SIS). Ele recebeu ontem seu cartão SIS das mãos do prefeito Marco Bertaiolli.
Estratégia política
O diretório municipal do PMDB promove hoje, a partir das 9 horas, mais um encontro de formação dos 46 pré-candidatos da legenda para as eleições de outubro. A reunião será na 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e terá a presença de Renato Rolemberg, especialista em estratégias políticas.


Sondagem
O PMDB, inclusive, é um dos partidos pretendidos pelo deputado estadual e secretário nacional do PTB, Campos Machado, para uma eventual aliança nas eleições municipais de outubro. Campos Machado tem negociado com o colega de Assembleia e presidente estadual do PMDB, Luis Felipe Baleia Rossi. Em Mogi, por enquanto, a parceria continua com o prefeito Marco Bertaiolli, segundo o presidente municipal do PMDB, Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão. 
Outra opção
Caso a aliança com o PMDB não vingue, outra opção de Campos Machado é o PPS, de Luiz Carlos Gondim Teixeira, como antecipou a coluna na semana passada. Ao que tudo indica, Campos Machado está mesmo disposto a desfazer o "pacto" formado em Mogi com o PT, PP e DEM.
Jorge Moraes

Comitiva 
Cerca de 300 fiéis, de quatro paróquias de Mogi, deverão acompanhar amanhã a cerimônia de posse de dom Airton José dos Santos como arcebispo da Diocese de Campinas. O vereador Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, confirmou à coluna que também irá acompanhar a solenidade, porém, irá de carro com a família.
Só hoje
A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) dá uma ajudazinha para quem tem dificuldade em preencher o Imposto de Renda da Pessoa Física 2012. Neste sábado, e hoje é o último dia, cerca de 120 pessoas, entre professores e alunos do curso de Ciências Contábeis estarão à disposição da população das 8h às 12h, no campus mogiano para prestar atendimento. Os interessados deverão comparecer com a última declaração realizada (ano base 2011), comprovante de entrega, informe de rendimentos referentes à declaração atual e os comprovantes do período.


Fonte:Mogi News