terça-feira, 13 de março de 2012

Comissão de Saúde Flávio Isaías depõe na Assembleia


Fundador do Hospital do Câncer apresentará hoje aos deputados sua versão sobre as irregularidades apontadas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke
 
Isaías Rodrigues: "Depoimento de hoje é uma oportunidade para mostrar que nosso trabalho é sério"
O médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues irá depor hoje, às 13h30, na Assembleia Legislativa, na capital, atendendo ao convite da Comissão Parlamentar de Saúde. O grupo de parlamentares, formado pelos deputados estaduais Marcos Martins (PT), Luís Carlos Gondim Teixeira (PPS) e Heroílma Tavares (PTB) quer avaliar "a fundo" as denúncias de irregularidades e fraudes apontadas pela Secretaria de Estado da Saúde contra o Hospital do Câncer de Mogi, do qual o médico é fundador. 
Na prática, Isaías Rodrigues irá apresentar sua versão sobre a possibilidade de o hospital ter fraudado prontuários e cobrar em duplicidade por procedimentos pagos por convênios e Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo o governo do Estado, atingiriam um prejuízo de até R$ 20 milhões aos cofres públicos. 
Ao visitar o hospital, há cerca de 20 dias, o presidente da Comissão, deputado Marcos Martins (PT) e Luiz Carlos Gondim (PPS) presenciaram uma realidade diferente da relatada pelo governo do Estado no relatório preliminar de auditoria realizada no hospital e publicado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 2 de março.


Na oportunidade, o Estado ameaçou denunciar o caso ao Ministério Público e solicitar junto ao Ministério da Saúde o descredenciamento do Hospital do Câncer aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). 
E, dependendo do que for dito hoje, na Assembleia, os deputados estaduais poderão avaliar a possibilidade de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para acompanhar os desdobramentos do caso. 
"A visita à Assembleia será uma ótima oportunidade para esclarecer de uma vez por todas que não sou esse bandido que a Secretaria (de Estado) quer pintar ou desmoralizar. Além disso, vou poder mostrar o trabalho sério que o Hospital do Câncer desenvolve, assim como a dificuldade em instalar equipamentos para tratamento de câncer e conseguir profissionais altamente qualificados para atuar nessa área. Ao colocar tudo em pratos limpos, não tenho dúvida de que os deputados vão votar pela CPI", disse Isaías Rodrigues. 
A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, reforçou por meio da assessoria de Imprensa, que não deixará os pacientes na mão e deve colocar outro serviço à disposição, provavelmente, no Hospital Luzia de Pinho Melo. O relatório preliminar da auditoria realizada no Hospital do Câncer ainda não foi concluído, segundo informou a assessoria de Imprensa da pasta. 


Caravana 
Pacientes e amigos vão engrossar a caravana de Mogi para São Paulo para manifestar apoio ao doutor Flávio Isaías na Assembleia. A saída dos ônibus e vans está prevista para às 11 horas, em frente ao hospital, no Parque Santana.


Fonte:Mogi News