Fundador do Hospital do Câncer apresentará hoje aos deputados sua versão sobre as irregularidades apontadas
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Oswaldo Birke
Isaías Rodrigues: "Depoimento de hoje é uma oportunidade para mostrar que nosso trabalho é sério"
O médico oncologista Flávio Isaías Rodrigues irá depor hoje, às 13h30, na Assembleia Legislativa, na capital, atendendo ao convite da Comissão Parlamentar de Saúde. O grupo de parlamentares, formado pelos deputados estaduais Marcos Martins (PT), Luís Carlos Gondim Teixeira (PPS) e Heroílma Tavares (PTB) quer avaliar "a fundo" as denúncias de irregularidades e fraudes apontadas pela Secretaria de Estado da Saúde contra o Hospital do Câncer de Mogi, do qual o médico é fundador.
Na prática, Isaías Rodrigues irá apresentar sua versão sobre a possibilidade de o hospital ter fraudado prontuários e cobrar em duplicidade por procedimentos pagos por convênios e Sistema Único de Saúde (SUS) que, segundo o governo do Estado, atingiriam um prejuízo de até R$ 20 milhões aos cofres públicos.
Ao visitar o hospital, há cerca de 20 dias, o presidente da Comissão, deputado Marcos Martins (PT) e Luiz Carlos Gondim (PPS) presenciaram uma realidade diferente da relatada pelo governo do Estado no relatório preliminar de auditoria realizada no hospital e publicado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 2 de março.
Na oportunidade, o Estado ameaçou denunciar o caso ao Ministério Público e solicitar junto ao Ministério da Saúde o descredenciamento do Hospital do Câncer aos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
E, dependendo do que for dito hoje, na Assembleia, os deputados estaduais poderão avaliar a possibilidade de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para acompanhar os desdobramentos do caso.
"A visita à Assembleia será uma ótima oportunidade para esclarecer de uma vez por todas que não sou esse bandido que a Secretaria (de Estado) quer pintar ou desmoralizar. Além disso, vou poder mostrar o trabalho sério que o Hospital do Câncer desenvolve, assim como a dificuldade em instalar equipamentos para tratamento de câncer e conseguir profissionais altamente qualificados para atuar nessa área. Ao colocar tudo em pratos limpos, não tenho dúvida de que os deputados vão votar pela CPI", disse Isaías Rodrigues.
A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, reforçou por meio da assessoria de Imprensa, que não deixará os pacientes na mão e deve colocar outro serviço à disposição, provavelmente, no Hospital Luzia de Pinho Melo. O relatório preliminar da auditoria realizada no Hospital do Câncer ainda não foi concluído, segundo informou a assessoria de Imprensa da pasta.
Caravana
Pacientes e amigos vão engrossar a caravana de Mogi para São Paulo para manifestar apoio ao doutor Flávio Isaías na Assembleia. A saída dos ônibus e vans está prevista para às 11 horas, em frente ao hospital, no Parque Santana.
Fonte:Mogi News