quinta-feira, 15 de março de 2012

Clientes terão de comprar 5 itens para ganhar sacolas


Daniel Carvalho
 
Até o dia 3 de abril, os supermercados do Estado terão de abolir o uso de sacolas plásticas
Os supermercados ligados à Associação Paulista de Supermercados (Apas) vão distribuir hoje, Dia do Consumidor, sacolas retornáveis aos clientes. Mas, para receber a embalagem, é preciso comprar pelo menos cinco itens no estabelecimento. Esta ação é feita em cumprimento às cláusulas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Apas, pelo Ministério Público e pela Fundação Procon no início de fevereiro.


A medida tem como objetivo auxiliar e incentivar os clientes a deixar de usar as sacolas plásticas. A Apas iniciou a campanha "Vamos tirar o planeta do sufoco", que estabelece que até 3 de abril os supermercados ligados à entidade retirem as sacolas de circulação. Até este período, as lojas se comprometeram a oferecer alternativas gratuitas para os clientes acondicionarem suas compras.


O coordenador do Procon em Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault Netto, explicou que a ação veio para adequar a campanha que gerou alguns problemas aos consumidores no início. "A campanha é muito boa, mas precisou passar por algumas adequações para atender melhor o consumidor. Essas medidas foram solicitadas ao vice-presidente da Apas, Márcio Milan, quando ele veio dar uma palestra na cidade em janeiro. Depois desta ocasião, foi firmado o TAC", disse.


No contrato, ficou estabelecido ainda o compromisso do comerciante de trocar a sacola retornável dada ao cliente, caso ela apresente algum defeito que não seja causado por mau uso. O prazo para realizar esta troca é de seis meses, sem nenhum custo ao cliente. 
"Com essa ação, vamos continuar aliviando o meio ambiente. Se milhões de pessoas ajudarem, será muito melhor. Mas ainda temos problemas com mercados, associados e outros que não fornecem embalagens ao consumidor. Isso vai contra o Código de Defesa do Consumidor e o acordo firmado", acrescentou Boucault Netto. (L.N.)


fonte:Mogi News