sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Educação Cadastro unificado diminui fila de espera por vaga em creches de Mogi


Há 764 vagas abertas e 324 crianças ainda esperam ser atendidas; até março, mais quatro creches serão abertas
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Até o fim de março, mais quatro creches serão entregues nos bairros Ponte Grande, Chácara Jafet, Cocuera e Alto do Ipiranga
Em um ano, Mogi das Cruzes diminuiu significativamente a quantidade de crianças que estavam fora das creches. Das cerca de quatro mil inseridas no cadastro unificado de vagas no começo de 2011, até a tarde de ontem eram apenas 324. O balanço é resultado da iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, que centralizou na própria pasta a seleção de vagas, definiu quais seriam as prioridades de atendimento (renda per capita, vulnerabilidade social e endereço da família) e, principalmente, pelo plano de expansão de creches da Prefeitura, que, em quatro anos, construirá 40 unidades. 
Vinte e seis já foram inauguradas e até o fim de março mais quatro serão entregues: Ponte Grande, Chácara Jafet, Cocuera e Alto do Ipiranga. As vagas destas instituições já estão preenchidas pelas crianças que fazem parte do cadastro unificado. E apesar de o município contar com 324 crianças na fila de espera, há 764 vagas em aberto. Estas oportunidades estão disponíveis em bairros onde todas ou grande parte dos interessados já foi atendida. É neste aspecto que entra o "ajuste fino" repetidamente citado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O ajuste nada mais é que oferecer as famílias que aguardam uma vaga na região onde mora, a possibilidade de ser imediatamente atendida em uma unidade no bairro vizinho ou no local mais próximo possível. 
De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento Educacional da Prefeitura, Valéria Lopes Campolino, os responsáveis pelas 324 crianças que aguardam a vaga já foram informados sobre a possibilidade de fazer a matrícula em uma creche que não esteja necessariamente no bairro onde mora, porém, nenhuma pessoa deste grupo abriu mão de ter o filho em uma instituição perto de casa. "O ajuste fino continua, porque a abertura e fechamento de vagas é muito dinâmico. Hoje (ontem), eram 324 na fila e 764 vagas em aberto, mas, amanhã, este número pode ser alterado, porque a mãe desistiu, mudou de cidade, entre outras infinidades de motivos", disse.


O pai ou mãe que por alguma razão aceite colocar a criança em uma creche que não seja a escolhida inicialmente pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo telefone 4726-1329.


Fora do cadastro
Os mogianos que não têm os filhos no cadastro unificado precisam aguardar um novo período. "Neste momento estamos priorizando o atendimento à primeira leva de inscritos. Os cadastros foram realizados no ano passado e há estudos em andamento para a abertura de um novo período de inscrições", afirmou.


Fonte:Mogi News