sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Audiência Junji diz que processo para aeroporto está "adiantado"


Vereadores vão mandar documento ao governo federal em defesa da obra em Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Reunião também tratou de questões como a preocupação com transporte e segurança e a proposta de divulgar o projeto de Mogi nas redes sociais
O deputado federal Junji Abe (PSD) afirmou que o "processo de construção de um aeroporto no Alto Tietê está bem adiantado" e que existe uma "boa indicação" de que a iniciativa privada aproveitará "o momento propício do Brasil, tanto no aspecto econômico como político, para apresentar um projeto de construção do empreendimento na cidade". 
As declarações foram feitas na tarde de ontem durante a audiência pública realizada na Câmara, organizada pela Comissão Especial dos Vereadores (CEV) do Aeroporto, presidida por Expedito Ubiratan Tobias (PR). "Estrategicamente não posso dar mais detalhes sobre este assunto, mas o prefeito (Marco) Bertaiolli (PSD) sabe de tudo o que está acontecendo. Posso adiantar que o Brasil vive um momento salutar para que projetos desenvolvidos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs) sejam concretizados e há empresas internacionais e consórcios de grandes companhias que podem participar", disse o deputado ao fazer mistério.


Ele revelou que no próximo mês voltará ao Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão ligado a Secretaria de Aviação Civil do governo federal, para buscar apoio a fim de Mogi receber o terceiro aeroporto do Estado. 
O parlamentar mogiano já foi até o Daesp, mas, "não sentiu segurança do responsável pelo departamento". O órgão é dirigido pelo superintendente Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi. "Estamos bem alinhados politicamente e tudo parece estar favorável a Mogi, prova disso é que o vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) foi escolhido pelo governo estadual para tratar sobre a instalação do novo aeroporto", destacou Junji, lembrando que Afif tem uma forte ligação como o município.


O presidente da CEV avaliou que a declaração do parlamentar "serve como estímulo para que o trabalho de divulgação da proposta de Mogi continue". "Vamos entrar em contato com outras Câmaras Municipais da região para que todas possam encaminhar, no mesmo dia, uma moção ao governo federal. O documento vai detalhar as pretensões de Mogi e o potencial do Alto Tietê", revelou Tobias. Ele também pretende buscar o apoio formal dos prefeitos.


Além de Junji Abe, estavam presentes representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, o diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Renato Rissoni, e o presidente da Associação dos Moradores do Jardim São Pedro, o ferroviário Adalberto Santana de Andrade, representando a sociedade civil.


Outros
Questões como a preocupação com o transporte, a segurança, e a proposta de divulgar o projeto de Mogi nas redes sociais, além da contratação de uma empresa para elaborar um estudo que indique a viabilidade técnica de um aeroporto na cidade foram apresentadas e discutidas.


Fonte:Mogi News