terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Dias de folia Lei Antiálcool reduz casos de embriaguez


Nos primeiros dias de carnaval em Mogi, legislação proporcionou balanço positivo, tanto em atendimento médico quanto em número de acidentes
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Consumo de álcool nas imediações da passarela do samba de Mogi diminuiu, segundo a Prefeitura
A Lei Antiálcool, que é estadual, trouxe reflexos positivos ao carnaval de Mogi das Cruzes. Ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando dezenas de pessoas foram atendidas nos postos de atendimento médico, instalados em torno da avenida Cívica, e 17 foliões chegaram a ser transferidos para hospitais da região, devido ao excesso de bebida, nas duas primeiras noites de folia deste ano, nenhuma pessoa passou pelo centro de saúde. O balanço foi divulgado pelo secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno.


"Os números demonstram que os cinco pontos de bloqueio, formados por policiais militares e agentes da Prefeitura, que identificavam se havia menores portando bebidas, apresentaram o resultado esperado", disse o secretário. "O álcool faz com que as pessoas cometam exageros e se envolvam em situações com brigas e confusões. Felizmente, neste ano, não tivemos nenhuma ocorrência de agressão", afirmou Nepomuceno. 
Ele destacou que, além da proibição do consumo por menores, conforme determina a lei estadual, a comercialização nas imediações da avenida Cívica também estava vetada, por decisão da Prefeitura. Se a Lei Antiálcool inibiu o consumo na região da passarela do samba, o mesmo não foi notado em outras vias da cidade. Dois homens foram detidos por embriaguez ao volante, nas duas primeiras noites de desfile. 
O primeiro caso ocorreu na manhã de sábado, na avenida Ricieri José Marcatto, em César de Souza. Um dos envolvidos na colisão (que não deixou vítimas graves) estava visivelmente bêbado. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi levado ao 1º Distrito Policial da cidade. Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. O acusado foi preso em flagrante por lesão corporal, em consequência da colisão.


A segunda ocorrência foi na madrugada de domingo, na avenida Antonio Nascimento Costa, na Vila Oliveira. Os policiais suspeitaram de um carro que trafegava sem controle. O condutor também se recusou a fazer o teste do bafômetro e passou pelo exame clínico. O homem foi liberado. A Polícia Civil investigará o caso.


Furto
As câmeras de monitoramento instaladas na avenida Cívica evitaram o furto de um veículo estacionado nas proximidades da via, onde são realizadas as apresentações das escolas de samba. O caso foi registrado na noite de domingo e o acusado acabou preso em flagrante.


Fonte:Mogi News