terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

carnaval Águia de Prata é a campeã de 2012


Virada sobre a Acadêmicos da Fiel, que liderava a disputa, ocorreu nos momentos finais da apuração ontem
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Diretoria e membros da escola de samba Águia de Prata comemoraram no fim da tarde de ontem a vitória apertada de apenas um décimo sobre a segunda colocada
A Águia de Prata foi a campeã do carnaval 2012 em Mogi das Cruzes. A agremiação ficou um décimo na frente da Acadêmicos da Fiel, respectivamente 99,4 contra 99,3. A apuração foi realizada na tarde de ontem no Tiro de Guerra.


Já a Mocidade do Tietê foi a vencedora do Grupo de Acesso, com 96,8 pontos. No ano que vem, ela vai desfilar no Grupo Especial. A escola rebaixada e que fará o caminho inverso é a outra Mocidade, a da Vila Natal, que conquistou apenas 92,5 e ficou na sexta e última colocação da elite do carnaval mogiano.


As campeãs, Águia de Prata e Mocidade do Tietê, e as agremiações que conquistaram o segundo lugar de cada grupo (Acadêmicos da Fiel e Unidos do Sales) voltarão à passarela na Avenida Cívica hoje, a partir das 20 horas, para receber os troféus e novamente se apresentarem.


A vitória da tradicional escola de samba da Vila da Prata foi definida nas últimas notas. Até a avaliação dada à Comissão de Frente, quando faltavam apenas quatro quesitos de um total de dez, a Acadêmicos da Fiel liderava a disputa. A virada foi definida com Alegorias e Adereços. 
Enquanto a campeã do ano passado recebeu 9,7 e 10, e chegou a 69,5 pontos no total, a Águia de Prata ganhou 9,9 e uma nota 10 e atingiu 69,6. Daí em diante, ela manteve este um décimo à frente da concorrente. A Acadêmicos chegou a receber quatro notas 10 e um 9,9, mas em Fantasia ficou com 9,7, avaliação que garantiu o título para a comunidade da Vila da Prata.


O presidente da escola campeã, Mauro Rangel, festejou a virada. "É um título muito especial, porque foi conquistado nos últimos quesitos", resumiu. 
"Todos nós da Águia de Prata trabalhamos com apenas um objetivo: o título. No ano passado não deu, mas em 2012 recuperamos a ponta e agora vamos festejar muito, mas já pensando no carnaval do ano que vem", disse.


A diretoria da Acadêmicos da Fiel reconheceu que a escola teve "pequenas falhas". "Antes de sairmos na avenida tivemos alguns problemas e isso teve reflexos. Faltou organização, mas o importante é que desfilaremos com as campeãs e vamos corrigir os erros para buscar o troféu no desfile do ano que vem", disse o tesoureiro Roni Augusto.


Queda
O diretor da Mocidade da Vila Natal, Rodolfo Mendes de Sousa, destacou que "a escola caí de cabeça erguida, porque se apresentou com raça". "Pegamos a Mocidade em dezembro do ano passado sem estrutura e só o fato de termos conseguido estar na avenida já foi uma vitória. A raça estava presente, mas na técnica deixamos a desejar. A comunidade da Vila Natal pode se preparar porque vamos mudar o jeito de se fazer carnaval em Mogi. Em 2013, a Mocidade vai vir forte, porque, em breve, teremos uma quadra para os ensaios e seremos uma comunidade que trabalhará o ano inteiro", afirmou Sousa. 
Além de todas as dificuldades, a Mocidade ainda foi penalizada com a perda de um ponto pelo atraso na chegada dos carros à concentração.


Acesso
A tesoureira Noa Penteado da Mocidade do Tietê, campeã do Grupo de Acesso, contou que todos trabalharam durante o ano inteiro: "Estamos em festa desde hoje (ontem) de manhã, porque tínhamos consciência do título." 
Avaliação
Na avaliação do secretário municipal de Cultura, José Luiz Freire de Almeida, este foi "o melhor carnaval mogiano dos últimos anos". "Sempre acreditei na profissionalização e tudo ocorreu sem problemas. As escolas chegaram pontualmente e entraram na avenida no horário marcado. Foi tudo muito tranquilo", comemorou. 


Fonte:Mogi News