quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Saúde Obras do centro de reabilitação devem começar no mês que vem


Unidade ficará num prédio anexo ao novo hospital de Brás Cubas e deve ser entregue até o fim deste ano
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Obras do hospital de Brás Cubas estão em fase avançada
A partir de fevereiro, terá início a construção do Centro de Reabilitação Fisioterápico do Distrito de Brás Cubas. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), durante a assinatura do convênio de criação de um Centro de Solução de Conflitos no Fórum Distrital de Brás Cubas. O prédio será anexo ao Hospital Waldemar Costa Filho, que está em fase avançada de construção, como avaliou Bertaiolli. 
A previsão é de que o anexo, orçado em R$ 3,6 milhões, fique pronto até o fim deste ano.


O prefeito explicou que a construção do prédio e de seu anexo não começou ao mesmo tempo por causa do repasse de verbas, que é diferente para cada uma das estruturas. "São duas licitações, pois os recursos são de origens diferentes. Para o hospital, contamos com verbas estadual e municipal. Já o centro de reabilitação será construído com verba federal, que foi liberada por meio de uma emenda parlamentar", detalhou. Ele destacou que, quando as obras estiverem concluídas, os dois prédios estarão ligados.


Segundo Bertaiolli, a construção do prédio é pioneira na região, já que não existe nenhum centro desta natureza na região. "O centro ficará pronto com o hospital, porque sua construção é mais simples". Ele informou que, para equipar o prédio, contará com o auxílio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "Estamos em uma conversa muito avançada para que a secretária Linamara Rizzo Battistella possa nos ajudar a equipar o centro". 
O centro oferecerá serviços de reabilitação e recuperação para vítimas de acidentes ou doenças que afetem as condições motoras, especialmente para os idosos. Do valor que está previsto para a construção da unidade, R$ 3 milhões vêm do governo federal e o restante será a contrapartida da Prefeitura. 
Outro anúncio feito pelo prefeito foi a ampliação do atendimento odontológico na Unidade Clínica Ambulatorial, que será inaugurada no fim do mês. "A previsão inicial era de que contássemos com um equipamento odontológico, mas agora teremos três", informou.




Alckmin e Dilma
Hoje, às 11 horas, Bertaiolli se reunirá com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e com a presidente Dilma Rousseff (PT), no Palácio dos Bandeirantes, para assinar a construção de 280 novas unidades do Minha Casa, Minha Vida na cidade. "As unidades virão por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e serão construídas no Jardim Lair".


Fonte:Mogi News