quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Socorro Semáforo desligado gera reclamação

Mayara de Paula

Próximo ao Mogi Shopping, semáforo ficou desligado
Os pedestres e os motoristas que circulam pela avenida Manoel Bezerra Lima Filho notaram nas últimas duas semanas que um dos semáforos da via não está funcionando. Um curto-circuito foi o responsável pela parada do equipamento, que fica no encontro da rua com a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, o que gerou insatisfação dos mogianos. O ponto exato onde o problema ocorreu ainda não foi identificado pela Secretaria Municipal de Transportes. Não existe uma data para o aparelho voltar funcionar e, enquanto isso, um cavalete com uma placa de "pare" foi colocado no local para orientar os motoristas. 
O diretor de Planejamento e Desenvolvimento da secretaria, Paulo Castillo, informou que fará uma nova vistoria para tentar descobrir a origem do defeito. "Para que os outros aparelhos não tivessem de ser desligados, enquanto buscávamos o problema, optamos por deixar como está", explicou. 
Ele acrescentou que a ideia era manter o equipamento desligado permanentemente, mas os pedestres começaram a reclamar da dificuldade para atravessar a via. "Normalmente, a direita livre, nome que damos para este tipo de ponto, não é semaforizada. Com o curto-circuito, coincidiu de fazermos a experiência. Íamos ver como ficava o comportamento das pessoas na travessia, mas não houve adaptação e os motoristas também não respeitam", afirmou.


Hoje, o diretor voltará ao ponto para tentar descobrir o defeito do semáforo. "Uma equipe já fez as medições e os testes, mas não descobrimos o problema. Amanhã (hoje) vou dar uma monitorada para ver se descubro onde está a falha. Não tenho uma previsão sobre quando o equipamento volte funcionar, pois pode ser que precise trocar toda a fiação e tenha de mexer também nos grupos focais", esclareceu. A avenida não precisará ser interditada para realizar o trabalho que será feito com a ajuda de uma caminhonete da secretaria.


Sincronização 
Os semáforos da Narciso Yague Guimarães passarão por uma sincronização no próximo ano. A medida tem como objetivo proporcionar mais conforto aos motoristas que passam pela via. "Hoje, temos equipamentos de duas empresas que vamos padronizar para apenas uma. Assim, todos terão respostas iguais. É necessário instalar também os cabos entre eles. A expectativa é de que até fevereiro os materiais sejam adquiridos". (L.N.)


Fonte:Mogi News