sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Gondim propõe “vaga zero” para portadores de câncer

O deputado estadual Gondim Teixeira (PPS) aproveitou a recente presença, em São Paulo, do ministro Alexandre Padilha, da Saúde, para lhe apresentar duas propostas. Ao tomar conhecimento de que o governo federal iria investir na formação extra de psiquiatras para atuar no programa de combate ao crack, lançado recentemente, o deputado sugeriu ao ministro que, em razão da urgência desses profissionais para atuar em todo o País, que fossem feitos cursos para capacitar clínicos gerais nesta área. Tais cursos de, no máximo três meses, dariam condições ao profissional para atuar junto aos dependentes químicos. O ministro, a princípio, demonstrou interesse pela ideia e prometeu avaliar a possibilidade de transformar tal proposta em realidade. Outra sugestão apresentada durante a visita de Padilha à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, da qual Gondim faz parte, foi a implantação de um programa denominado "vaga zero" para pacientes portadores de câncer. Tal programa implicaria em internação e tratamento imediatamente após a pessoa tomar conhecimento de que tem a doença. O paciente seria encaminhado para qualquer ponto do Estado onde existisse vaga, jamais ficando sem receber atendimento imediato. "É preciso que tudo seja feito como aconteceu com o presidente Lula que logo após a detecção da doença, passou a receber quimioterapia e todo tratamento exigido", exemplifica o deputado. Atualmente, segundo ele, o tempo entre a confirmação do câncer e o início do tratamento pode levar mais de um mês, período mais que suficiente para o agravamento da doença. A ideia é que o "vaga zero" seja estendido a todo o País. O ministro também ficou de avaliar a proposta.


Mudanças – 1


A Universidade de Mogi das Cruzes começará 2012 com novas estruturas estratégica e acadêmica. Foi desativada a Vice-Reitoria Acadêmica e criadas a Vice-Reitoria de Planejamento, que será comandada por José Augusto Peres, e a Vice-Reitoria Executiva, sob o comando de Roseli dos Santos Ferraz Veras. A Vice-Reitoria Administrativa e Financeira será mantida com Jesus González à frente.




Mudanças – 2


O processo de mudanças incluiu ainda a desativação da Pró-Reitoria Administrativa e Financeira e a criação da Diretoria Administrativa, a ser ocupada por Luiz Carlos Jorge de Oliveira Leite. Na área acadêmica, as alterações serão as seguintes: com a extinção da Pró-Reitoria de Graduação e também a de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, todos esses trabalhos ficarão sob o comando de Eliana Rodrigues, que assumirá a nova pasta Pró-Reitoria de Campus – Sede.




 É ouro!


O estudante Mateus Siqueira Thimóteo, de Mogi das Cruzes, ganhou medalha de ouro na 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática, promovida pela Sociedade Brasileira de Matemática. Na competição que envolve alunos de escolas particulares e públicas de todo o País, o mogiano chegou até a final e tornou-se um dos vencedores entre estudantes de Nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental). A organização do evento não divulgou o nome da escola onde Mateus estuda.




Futebol


Num dos jogos da semifinal da Taça da Cidade, no início desta semana, torcedores reclamavam a falta de incentivo para o futebol na Cidade. A justificativa: além de ser o esporte mais popular do País, há também a aproximação da Copa do Mundo, que irá colocar ainda mais em evidência tal esporte, sem que Mogi tenha, ao menos, um time de ponta para representá-la em competições de maior vulto.


Fonte:O Diário de Mogi