sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Serviços Ouvidoria lança um projeto inédito para jovens mogianos

Trata-se uma versão simplificada da ação existente, que receberá sugestões e reclamações
Adriano Vaccari

Romildo Campello: "Neste novo projeto, o objetivo é que o jovem fiscalize o próprio bairro"
A Ouvidoria Geral do Município, comandada por Romildo de Pinho Campello, lançará hoje, às 16 horas, um projeto inovador, que estimula o espírito cívico entre jovens da cidade. Trata-se da Ouvidoria Jovem, uma versão simplificada do software que já é utilizado pela Ouvidoria para receber sugestões e reclamações de cidadãos e funcionará dentro do laboratório de informática da Escola Estadual Professor Ilson Gomes, no Jardim Ivete.


A ideia partiu dos próprios estudantes que, mobilizados pela defesa do bem estar da comunidade do bairro, fizeram um mapeamento de problemas identificados e enviaram o material à Ouvidoria Geral.


Para concretizar esta ação, o departamento deu o devido encaminhamento às solicitações recebidas, resolveu muitas delas, mas interessou-se pela iniciativa proposta e decidiu ir além.


O resultado foi o desenvolvimento deste software, que permitirá a um grupo de 50 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da instituição - os mesmos que fizeram o mapeamento - acessar o sistema dos computadores da própria escola e registrar ali demandas do Jardim Ivete. Para que eles desempenhem este papel, todos passaram por um treinamento sobre como operar o programa e o que é a Ouvidoria. 
Trata-se de um projeto piloto, que tem apoio da Diretoria Regional de Ensino e entra na programação de aniversário de um ano da Ouvidoria Geral do Município, comemorado oficialmente no dia 19 de novembro. Se tudo der certo, o objetivo é levar a iniciativa para outras escolas.


"O interessante desse projeto é envolver o jovem nesse processo de fiscalizar o próprio bairro, comunicar problemas e também ter uma resposta, ver o problema resolvido. A Ouvidoria, na verdade, existe para isso. Quando eles nos enviaram o mapa com os problemas do Jardim Ivete, não esperavam que teriam resposta, e não só tiveram respostas para tudo, como ainda criamos a partir disso um projeto maior", destaca Campello.


Fonte:Mogi News