sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Fábrica de piano

Divulgação





Depois da proposta de transformar o prédio da Telefônica, no centro, em um museu da cultura, com campanha desencadeada pelas redes sociais, como o Facebook, os artistas de Mogi estão trabalhando com outra possibilidade: pedir ao município que a área onde funcionou a antiga fábrica de pianos Schwartzmann, na década de 70, no distrito de Brás Cubas, seja um espaço reservado para a cultura.


Estacionamento
Isso porque o prédio da Telefônica, nas imediações da Catedral de Santana, e também da escola estadual Coronel Almeida, está numa área conturbada para o trânsito e não tem local para estacionamento. 






Bienal
"Daria até para fazer um arquivo da cultura", afirmou o artista plástico Nerival Rodrigues. Segundo ele, o fato de o local ter sido no passado uma fábrica de pianos, ligada ao setor de cultura, também seria um ponto a favor. Há dois anos, ele e mais um grupo de artistas tentam um espaço para a Bienal do Alto Tietê e o museu ou um centro cultural poderia abrigar as exposições de obras dos artistas regionais.


Assinaturas
Ontem à noite, mais uma reunião com os artistas foi realizada no Centro Cultural Antonio do Pinhal (Cecap). A ideia é ter uma ata com assinaturas de 30 artistas para pedir ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) que avalie a possibilidade de a cidade ter um espaço próprio para a cultura.


Divulgação





Na Justiça
O principal problema é que a área de 8,3 mil metros quadrados, da família Schwartzmann, está adjudicada. Os herdeiros José Maurício Schwartzmann e Vanderlei Schwartzmann querem reaver o terreno, que fica nos fundos do Fórum Distrital de Brás Cubas, em troca do pagamento de dívidas de tributos atrasados com a administração municipal.


Imbróglio
Os herdeiros pediram que a Prefeitura desista do processo de adjudicação impetrado em 2008. Os Schwartzmann querem que a Prefeitura devolva a área a eles para, mais tarde, pagar a dívida de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de R$ 1 milhão. O terreno todo vale R$ 4 milhões. 


Fábrica ou Fórum? 
Só que lá também não se sabe se o terreno será utilizado para o projeto de ampliação e modernização do Fórum de Brás Cubas ou para a possível fábrica de colheitadeira da Agco, detentora da marca Valtra.


Divulgação





Polêmica à vista
Os vereadores de Ribeirão Preto estão às voltas com uma pesquisa de opinião pública que desaprova o aumento no número de cadeiras no Legislativo. Sobre o resultado, o diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Fabiano Guimarães, afirmou que os pesquisadores relataram ser difícil encontrar alguém que se manifestasse a favor da Câmara. 


Reprovação
"Só uma em cada 40 pessoas ouvidas era a favor da alta", afirmou. O resultado será divulgado dia 8. Mais de mil pessoas foram ouvidas em 20 pontos da cidade. Depois da pesquisa, haverá uma coleta de assinaturas propondo um projeto de lei de iniciativa popular para revogar este aumento.


Plebiscito
O presidente da Câmara de Ribeirão, Nicanor Lopes (PSDB), informou que os vereadores optaram por fazer um plebiscito sobre a questão e estão aguardando a resposta do pedido.


Meio Ambiente
Já saiu a pauta da próxima reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), prevista para o dia 9. Inicialmente, não entrou nenhum pedido da Queiroz Galvão para a realização de uma audiência pública em Mogi para discutir a instalação de um aterro sanitário. Pelo menos de forma oficial. 


Pauta extensa
A Assessoria de Imprensa informou que a 289ª reunião ordinária deverá deliberar sobre vários assuntos. Entre eles, há um de interesse da região: a criação das Câmaras Regionais do Alto Tietê e do Ribeira de Iguape. 


Pode ser que...
A reunião ocorrerá no prédio 6 da Secretaria de Estado do Meio Ambiente/Cetesb, na avenida Professor Frederico Hermann Júnior, 345, na capital. Nada impede, porém, que, na reunião, algum conselheiro "amigo" da Queiroz Galvão levante o assunto do Lixão em Mogi.


Adriano Vaccari





Assembleia
O presidente do Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel (Cresamu), Paulo Villas Bôas de Carvalho, convocou uma assembleia geral para o próximo dia 18, às 9h30, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde.




Rateio
Objetivo da assembléia: discutir sobre contratos de rateio, prazos e multas, apresentação das estatísticas do 1º mês, falar sobre a base de Biritiba Mirim, o contrato com as universidades para estágio de médico e enfermagem e a aprovação da cessão de funcionários dos municípios consorciados para o Cresamu.


Fonte:Mogi News