sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O deputado, o ex-presidente e o Hospital do Câncer de Mogi

Dr Flavio
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) aproveitou toda a mobilização criada pelo noticiário a respeito da doença de Lula para se solidarizar com o ex-presidente e, da tribuna da Assembleia Legislativa, voltar a cobrar das autoridades mais vagas para o Hospital do Câncer do Alto Tietê, dirigido pelo médico Flávio Isaías. Ao demonstrar sua solidariedade ao ex-presidente da República, que atualmente luta contra um câncer na laringe, detectado na última semana e tratado à base de quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o parlamentar voltou a questionar a falta de vagas para a população do Alto Tietê. Há tempos, o Hospital do Câncer com sede em Mogi está impedido de prestar atendimento a um maior número de portadores da doença, já que os governos estadual e federal não concedem a autorização necessária para que o médico Flávio Isaías possa aumentar o limite de internações daquela unidade. Ao contrário do presidente Lula, muitos portadores de câncer de nossa Região também diagnosticados com esta enfermidade enfrentam dificuldade de encontrar vagas para conseguir o tratamento, disse Gondim, na tribuna. Segundo o deputado, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado tem grandes referências para o tratamento de câncer, como os hospitais de Barretos, Jaú, São Paulo, Mogi das Cruzes e outros. "Infelizmente, a população tem a demora em conseguir o diagnóstico e o tratamento, o que em muitos casos pode ser tarde", disse ele, aproveitando para pedir mais leitos para o Alto Tietê. "Os hospitais do Estado possuem equipamentos de alta tecnologia para o tratamento do câncer; o que ocorre é que o diagnóstico tardio prejudica a cura da enfermidade", conclui.


Problemas


Pode ser bem mais complicada do que parecia a recuperação do deslizamento de aterro ocorrido no trecho duplicado da Mogi-Dutra, logo no início da descida da Serra do Itapeti, do lado direito de quem segue sentido São Paulo. O que era para ser apenas um serviço de rotina está exigindo técnicas bem mais apuradas e, certamente, um maior volume de recursos.


Lembrando


Mais um Dia de Finados se foi e o cemitério público prometido, inicialmente para o Distrito de César de Souza, continua somente nos planos, aparentemente muito distante ainda de ser concretizado.


Discórdia


No Interior do Estado, um prefeito foi a uma emissora de rádio e chamou de "asnos" os vereadores da Câmara Municipal. Tudo porque um deles queria implantar semáforo com temporizador numa rotatória que dá acesso ao Fórum da Cidade. Ah, a propósito: tais fatos se passaram na Cidade de Franca.




 Expectativa


Não será surpresa, pelo menos para a coluna, se o governador Geraldo Alckmin der as caras por Mogi durante a solenidade oficial de abertura dos Jogos Abertos do Interior, que acontecerá no próximo dia 11, às 19 horas, na Avenida Cívica, já com a competição em andamento. O peso político-eleitoral do evento justificaria a presença.


Fonte:O Diário de Mogi