terça-feira, 8 de novembro de 2011

Obra de hospital avança em distrito

DANILO SANS
Mesmo com um muro cercando o terreno, já é visível a estrutura do primeiro hospital municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas. De acordo com o secretário-adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, "o cronograma está em perfeita ordem", devendo ser entregue até o final de 2012. Assim que for concluído, o centro médico ainda deve demandar mais três meses para aquisição e montagem dos equipamentos, antes de começar a atender.


Otimista, Cusatis prevê que o Centro de Reabilitação Fisioterápica, ainda em fase de licitação, mas que será construído ao lado do hospital, possa ficar pronto também no mesmo período.


Ele diz que toda a fundação do hospital já foi construída e que parte da estrutura, que já dá forma ao prédio, também já está pronta. "Ele vai começar a atender com 72 leitos, mas poderá crescer para 150 futuramente, graças à forma com que esta obra está sendo realizada", diz.


Ele garante que os 72 leitos irão dar conta da demanda municipal. "O aumento é uma alternativa para quando a Cidade tiver uma quantidade muito maior de habitantes", prevê.


O empreendimento será erguido em uma área de 10.460 metros quadrados e está orçado em R$ 27,8 milhões. Entre os procedimentos previstos para o novo centro hospitalar estão o pronto atendimento adulto e infantil, consultas ambulatoriais com especialidades como vascular, gastroenterologia, cardiologia, pediatra, ginecologia, reumatologia, neurologia, endocrinologia além de outras demandas.




Centro de Reabilitação


Com investimento de R$ 3,35 milhões, o Centro de Reabilitação Fisioterápica será erguido em um prédio anexo ao hospital de Braz Cubas, em uma área de 3,5 mil metros quadrados. O secretário-adjunto de Saúde diz que espera que a pedra fundamental seja lançada até fevereiro próximo. "Assim que a licitação terminar, já iniciamos de imediato a construção", afirma.


"O Centro não será só para fisioterapia, mas especializado em reabilitação", explica Cusatis. De acordo com ele, o local vai comportar atendimento médico, terapia ocupacional, terapias de reabilitação e diversos tipos de exames, como ultrassonografia e laboratoriais.


 Unica


Também seguindo o cronograma, a Unidade Clínica Ambulatorial (Unica), que irá atender especialmente os moradores de Jundiapeba, deve ser inaugurada até fevereiro. Ainda de acordo com Cusatis, o Município já está na fase de compra e montagem de mobiliário. "O edital de contratação dos médicos deve sair em 15 dias, ou até o final de novembro", adianta.


Cusatis lembra que, com a chegada do Unica, Jundiapeba poderá "gerenciar seu próprio sistema de saúde", já que irá complementar os serviços oferecidos nas duas Unidades Básica de Saúde (UBSs), inclusive uma com funcionamento 24 horas, que conta com serviços de raio x. "Se a pessoa passa em um clínico geral e precisa fazer um determinado exame, marca direto no Unica, onde será atendido", destaca.


O centro de especialidades contará ainda com uma academia equipada com aparelhos de ginástica e piscina aquecida para atividades voltadas às pessoas da terceira idade.


Fonte:O Diário de Mogi