quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Duplicação custará R$ 95 milhões

Júlia Guimarães
A duplicação do trecho final da Mogi-Dutra (SP-88), entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, terá custo estimado em R$ 95 milhões. Além da implantação das pistas duplas ao longo de 8,6 quilômetros da estrada, o projeto preliminar ainda prevê a necessidade de ampliação de três viadutos já existentes, além da construção de uma quarta transposição inteiramente nova. A previsão é de que a licitação para as obras seja lançada já no próximo ano. As informações foram enviadas ontem a O Diário pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e confirmam as recentes declarações do governador Geraldo Alckmin (PSDB) de que a duplicação da Mogi-Dutra vem sendo tratada com "prioridade" pelo Estado.


Em nota, o DER informou que já concluiu os estudos para duplicação da SP-88, no trecho entre os km 32 e 40,6, nos municípios de Mogi das Cruzes e Arujá. Para o levantamento, o órgão aproveitou as informações técnicas e o traçado previstos no projeto original, que foi desenvolvido no ano de 2002 e já previa a duplicação integral da rodovia. Agora, serão necessárias atualizações em razão dos novos processos de urbanização do trecho. Por este motivo, o DER trabalha atualmente na confecção do edital de licitação para contratar a empresa que elaborará o projeto executivo da obra. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos no próximo ano, com tempo hábil para que o Estado contrate as obras em 2012.


Ainda de acordo com o DER, os estudos preliminares indicaram que haverá necessidade de ampliação de três viadutos já existentes ao longo do trecho. O primeiro, do km 32, está localizado no entroncamento da Rodovia Alberto Hinoto (SP-56) e é utilizado atualmente pelos motoristas que acessam a Dutra no sentido São Paulo. O segundo fica no km 34,6 e dá acesso direto à Dutra para quem segue em direção ao Rio de Janeiro. A expectativa é de que as intervenções permitam que a transposição passe a dar acesso a ambos os sentidos da via. Por fim, também haverá melhorias no trevo do Distrito Industrial do Taboão, nas proximidades da GM, em Mogi das Cruzes.


Além das ampliações das transposições já existentes, os estudos do DER indicaram ainda que haverá a necessidade de construção de um novo viaduto, que também estará contemplado no projeto executivo da obra. Segundo a Assessoria de Imprensa, a obra será erguida no km 34,6, fazendo a ligação da Mogi-Dutra com a Estrada dos Índios, em Arujá. A via é o principal acesso a vários dos condomínios residenciais do município. O DER não forneceu detalhes sobre os custos específicos de cada uma das intervenções previstas no pacote. Essas informações só serão conhecidas depois que o projeto executivo estiver concluído.


O processo de duplicação da Mogi-Dutra foi iniciado em 2002 e parcialmente entregue pelo próprio governador Geraldo Alckmin, durante seu mandato anterior, no ano de 2005. Em visita a Santa Isabel, no último sábado, ele declarou que a conclusão do projeto é a grande prioridade do Estado para Mogi em 2012. O tucano destacou que a rodovia tem preferência em relação a outras estradas estaduais em razão do elevado volume de veículos que transitam por ela. Segundo Alckmin, a via recebe mais de 26 mil motoristas por dia. "A Mogi-Dutra é a nossa prioridade porque da Ayrton Senna até a Dutra não foi duplicado, ainda. O VDM deste local é alto, há necessidade de duplicar o resto e vamos fazer isso em 2012", afirmou o governador na ocasião.


Fonte:O Diário de Mogi