quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ano que vem Construção de viadutos em Mogi começará até abril

As obras para construção de dois viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes, no distrito de Jundiapeba e na Vila Industrial, devem ter início até abril de 2012. A estimativa é do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), que teria recebido um comunicado técnico do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), órgão ligado ao Ministério dos Transportes, avisando sobre a retomada do processo licitatório para a contratação da empresa especializada na fiscalização das obras dos dois ornamentos. A concorrência pública, de valor previsto de R$ 2,4 milhões, estava paralisada desde julho último por determinação da presidente Dilma Rousseff (PT) em razão da crise no Ministério dos Transportes, originária de denúncias de corrupção, que resultaram na queda do então ministro Alfredo Nascimento, do PR, comandado no País pelo deputado federal mogiano Valdemar Costa Neto, o Boy. 
"O prazo estabelecido pelo Dnit para a contratação da empresa que irá fiscalizar as obras e o início definitivo dos trabalhos é de quatro a cinco meses. Acredito que este prazo será mantido e a construção dos viadutos será de uma vez por todas iniciada", afirmou ontem o prefeito mogiano. 
O consórcio SPA/Tejofran/Convap é quem deverá realizar a construção dos viadutos, orçados em R$ 48 milhões. Um dos ornamentos será construído entre a avenida Cavalheiro Nami Jafet e a rua Professor Flaviano de Mello, na Vila Industrial. A segunda obra será erguida em Jundiapeba, entre as avenidas Lourenço de Souza Franco e Guilherme Giorgi.


Famílias
Apesar do "sinal verde" emitido pelo governo federal, ainda segue indefinida sobre a responsabilidade das desapropriações de imóveis de até 57 famílias, as quais 34 em Jundiapeba, que devem ser afetadas pelos viadutos. Um convênio entre a Prefeitura e o Dnit autorizando o município a negociar com as famílias deverá ser assinado, mas também segue sem previsão. 
A principal dúvida quanto a isso é o empenho do valor de até R$ 15 milhões, consequentemente, dessa etapa das obras, e que havia sido garantido pelo ex-diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, na assinatura do contrato em Mogi. Entretanto, Pagot foi exonerado do cargo em razão das denúncias de corrupção. (N.A.)


Fonte:Mogi News