sábado, 15 de outubro de 2011

Visitação: Parque vai ser reaberto em novembro

Visitas monitoradas à área municipal poderão ser realizadas, mediante pré-agendamento, aos fins de semana
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Divulgação

Prefeito Marco Bertaiolli marcou ontem a data para a reabertura do Parque Municipal: 6 de novembro
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou na manhã de ontem a reabertura do Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello, o Chiquinho Veríssimo, a partir do próximo dia 6. A informação foi passada em entrevista coletiva após a apresentação do plano de manejo que lista todos os recursos naturais existentes no parque, bem como recomenda os investimentos a serem realizados nele.


As visitas ao espaço serão limitadas ao máximo de 120 pessoas durante sábados e domingos e deverão ser pré-agendadas por meio do site da Prefeitura ou pelo telefone da Secretaria de Verde e Meio Ambiente no número 4798-5130. De segunda a sexta-feira o parque vai ser utilizado por alunos de escolas estaduais e municipais da cidade. Objetivo é que o espaço seja utilizado como ferramenta para as aulas práticas de biologia. Em algumas oportunidades, será possível abrir o parque para eventos com até 300 pessoas. Em situações como estas, não será liberada a utilização das trilhas.


Foram 14 meses de estudos e discussões, além de seis oficinas temáticas, até que o plano de manejo ficasse pronto. O documento completo estará à disposição para consulta em aproximadamente 45 dias. Uma das previsões apresentadas na manhã de ontem por diretores do Instituto Ecofuturo, contratado pela Prefeitura para desenvolver o documento, é a criação de futuras áreas de conservação ambiental e um Mosaico de Unidade de Conservação - conjunto de unidades de conservação de categorias diferentes ou não e outras áreas protegidas, sejam elas públicas ou privadas. "Foram 14 meses e 20 especialistas criando este documento. De nada adianta um plano aprisionado numa publicação. Ele tem que se tornar prático. Em tese, o objetivo do Ecofuturo encerra com a entrega desse documento. Agora, a Secretaria de Meio Ambiente passa a ter uma ferramenta para gerir o parque no dia a dia", disse o diretor de meio ambiente do Ecofuturo, Paulo Groke.


Para o prefeito, o documento é um divisor de águas na história do parque. "A partir do primeiro fim de semana de novembro o parque estará aberto à população de Mogi de forma monitorada. Temos agora uma reserva natural de preservação ambiental e para a utilização correta precisávamos de um plano diretor dizendo o que pode ou não e como podemos cuidar do parque, como também quais investimentos precisam ser feitos", disse.


Consulta
O plano de manejo do parque só poderá ser consultado pelo público em 45 dias. Este é o prazo estimado pelo Ecofuturo para conclusão da "versão executiva" do estudo que prevê a estruturação de uma equipe para coordenar o parque como prioridade dentro do cronograma de ações e também os programas a serem postos em prática nas áreas de fiscalização, educação ambiental e uso do espaço. A versão a ser disponibilizada no site - inclusive no do próprio parque - é um resumo do estudo. 
O contrato entre a Prefeitura e a entidade para o estudo e a criação do documento foi assinado em 24 de junho do ano passado. O investimento de R$ 318 mil é fruto de uma verba de compensação ambiental da Cevasa.


Fonte:Mogi News