sábado, 15 de outubro de 2011

Sucessão na Câmara Nabil leva vantagem na disputa

Maioria dos vereadores trabalha para que haja consenso em torno do nome de Nabil para presidente da Câmara
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Nabil diz que é muito cedo
A maioria dos vereadores de Mogi das Cruzes trabalha para que haja consenso em torno do nome de Nabil Nahi Safiti (PSD) na sucessão da presidência da Câmara Municipal. Apesar de Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, manter o discurso de que busca apoio para uma possível candidatura, os colegas parlamentares garantem que ela não entrará na disputa. O segundo mandato consecutivo de Mauro Araújo (PMDB) se encerra no fim deste ano e como foi reeleito não poderá entrar novamente no pleito. Safiti concorreu com o peemedebista no ano passado e saiu derrotado, após um empate no número de votos - oito para cada. O novo presidente foi decidido no sorteio.


No começo desta Legislatura, foi estabelecido um acordo que vereadores que formavam as três maiores bancadas (DEM, PR e PSDB) iriam se revezar na presidência. No primeiro ano, em 2009, a Câmara foi comandada pelo próprio Safiti, na época ainda no DEM - recentemente, ele se filiou no PSD. No ano seguinte, Araújo, ainda no PSDB, foi eleito por unanimidade, após uma disputa interna com Jolindo Rennó Costa (PSDB). 
Neste ano, o PR deveria assumir, de acordo com o trato, mas o partido "abriu mão" do posto, alegando que seria politicamente mais interessante comandar a Câmara no último ano da atual formação.




Novo discurso
Com a desistência, foi aberta a possibilidade de disputa. E foi o que ocorreu, com Araújo sendo reeleito. Agora, o discurso dos vereadores, até mesmo do próprio PR, mudou, após a reviravolta com a janela eleitoral. Segundo eles, o acordo do começo do ano foi quebrado com a entrada do PSD, que substituiu o DEM, pela renúncia do PR e com diminuição da bancada do PSDB, que perdeu Araújo. 
Saifiti voltou a afirmar na tarde de ontem que ainda é "muito cedo" para falar em sucessão. No entanto, ele trabalha há alguns meses em busca de apoio. Para agradar o PR, prometeu montar uma chapa com Odete Rodrigues Alves Sousa, que deixou o PDT e migrou para o PR, como vice-presidente. Por outro lado, tem se aproximado de Araújo, que, apesar de ter tido o apoio de Bibo, não descarta articular um consenso, seja no nome de Safiti ou do colega republicano.


Fonte:Mogi News