domingo, 23 de outubro de 2011

Perfil Jovens estão entre as vítimas em 46% dos acidentes com motocicletas

De janeiro a julho, 531 acidentes com motociclistas foram comunicados. Dá uma média de 2,5 ao dia em Mogi
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

As ocorrências com motos correspondem a quase 22% dos acidentes totais registrados nos primeiros oito meses do ano
Levantamento revela: cerca de 46% dos acidentes de trânsito com o envolvimento de pessoas entre 18 e 29 anos em Mogi das Cruzes estão associados à utilização de motos. A faixa etária responde ao maior índice de ocorrências com motocicleta entre todas as idades. Em números concretos, do total de 447 casos com vítimas entre 18 e 29 anos, no período compreendido de janeiro a agosto deste ano, 204 tiveram a participação de motocicletas. 
As ocorrências com este tipo de meio de transporte correspondem a quase 22% dos acidentes totais registrados nos primeiros oito meses do ano, um porcentual bem menor quando comparado com a faixa etária entre 18 e 29 anos. De modo geral, contando todas as idades em condições de guiá-la, o balanço é alarmante. Pelo menos dois acidentes acontecem diariamente na cidade. 
De janeiro a julho, 531 acidentes com motociclistas foram comunicados; uma média de 2,5 ao dia. O dado é praticamente o mesmo do ano passado, quando foram 517 ocorrências. O crescimento de apenas 2,7% demonstra que o alto número de casos se mantém.


No ranking dos locais de maior incidência aparecem as avenidas Japão, Francisco Ferreira Lopes, Francisco Rodrigues Filho, avenida Governador Adhemar de Barros e Voluntário Fernando Pinheiro Franco.


De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), recentemente divulgada, quase 70% dos acidentes são causados pela má conduta do piloto. O levantamento revelou, ainda, que as principais causas são: excesso de velocidade (26%), seguido pela infraestrutura rodoviária (20%). As maiores vítimas de acidentes de trânsito no Brasil ainda são os pedestres, mas os motociclistas já ocupam a segunda posição. 
Um dos problemas apontados pelos pesquisadores para o crescimento no volume de ocorrências com motocicletas é o uso do chamado "corredor", o espaço estreito entre as faixas da vida. Ao usá-lo para ultrapassar os carros, o motociclista deixa de ser visto, nos retrovisores dos automóveis.


O veto do artigo 56 do Código Nacional de Trânsito também foi apontado como um dos fatores para o aumento das mortes. O artigo proibia expressamente a circulação nos corredores.


Outro problema revelado é a má formação do condutor. Mais de 90i % das pessoas que procuram uma autoescola para obter a carteira de moto já sabe pilotar, o que dificulta o ensino. A imprudência e o consumo de álcool antes de pilotar são outros fatores que apareceram no estudo feito pela ONU. 


Fonte:Mogi News