quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Só um cafezinho

Divulgação





O que faziam os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Odete Sousa (PDT) ontem, no final da tarde, junto com o representante das lotéricas no município, Roberto Pirani, e outros empresários do setor, na sala reservada do Franz Café? 


Encargos
"Fomos tomar só um cafezinho", disse Tobias, após o encontro. A iniciativa da conversa, segundo o vereador, foi dele mesmo, que quer que as lotéricas de Mogi tenham seguranças particulares. A proposta tem gerado polêmica e revolta na cidade. Só o custo para os estabelecimentos, chutando por baixo, seria de R$ 2,4 mil, sem somar na conta os encargos trabalhistas.


Imbróglio
Há duas semanas, o parlamentar foi pressionado pelos colegas a retirar o projeto, mas bateu o pé e o manteve. Os comerciantes não ficaram nada satisfeitos com a proposta e chiaram muito.


Suspeito
O motivo de o encontro ter sido realizado num ambiente fora do Legislativo é que pareceu estranho: "Foram eles que me chamaram para tomar um café". 


Análise
Durante o café, o parlamentar afirmou que apresentou aos empresários a ideia de uma emenda ao projeto que passaria o custo da contratação dos vigilantes à Caixa Econômica Federal. Os comerciantes ficaram de analisar o teor do documento nos próximos três dias e vão dizer o que acham. 


Febraban
A coluna questionou Tobias se a emenda não inviabilizaria, na prática, o projeto, já que, certamente a Caixa, poderosa como também é a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), poderá questionar judicialmente e "derrubar" a lei em Mogi: "É uma opção para não onerar as lotéricas", justificou.


Divulgação/ Jorge Moraes





Água e vinho
A cordialidade entre o PSDB e o PT, tendo como protagonistas a presidente da República, Dilma Rousseff, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tão explorada ontem pelos jornais e analistas políticos nos quatro cantos do País, teve uma explicação considerada razoável pelos políticos de Mogi: o jeito Dilma de governar: mais aberta ao diálogo do que o antecessor e padrinho, Lula.


Benefícios
Para o presidente do Diretório Municipal do PSDB, José Antonio Cuco Pereira, esta é a maneira correta de se fazer política: "As forças políticas devem se unir a favor da população sempre. O problema é que muitas vezes ninguém quer dar o braço a torcer e elogiar o adversário. Quantas coisas já conseguimos para Mogi com o governo federal?".


Divulgação





Peregrino
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli deve escolher um fim de semana para ir para Aparecida do Norte. Devoto de Nossa Senhora, ele vai há 11 anos a pé até o Santuário Nacional. Este ano, por conta dos compromissos assumidos na Prefeitura, restringirá a visita para um final de semana. Em anos anteriores, o democrata já chegou a caminhar até seis dias de Mogi a Aparecida.


Em ritmo de campanha
Nos últimos dias, mais do que nunca, Bertaiolli tem sido procurado por moradores durante as recentes inaugurações em Brás Cubas para ouvir reivindicações de obras, serviços e melhorias.


Votos
Os assessores anotam tudo. Recentemente, uma moradora elogiou as últimas realizações feitas pela Prefeitura em Brás Cubas e mandou um recado: "Só com os votos do distrito, dá para se eleger o futuro prefeito". 


Vereador
O diretor da Rede Básica de Saúde, Cláudio Miyake, deverá se "tornar" vereador por um mês. Este foi praticamente o acordo fechado para que ele não deixasse o ninho tucano e se enveredasse para o PSD ou o PMDB, como se cogitava antes. 


De malas prontas
Um dos dois vereadores, Jolindo Rennó Costa ou Pedro Komura, deve se afastar por 30 dias para ceder a vez a Miyake, que estava se sentindo desprestigiado dentro da legenda. Próximo do deputado federal Junji Abe, Miyake estaria de malas prontas para ir para o PSD, mas teria resolvido avaliar melhor a situação. Cuco Pereira, o presidente dos tucanos na cidade, garante que tudo não passa de mera futrica. 


PMDB
Em contrapartida, o presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo, trabalha freneticamente para conseguir novos filiados. Detalhe: está angariando novos nomes para o PMDB, apesar de ainda estar filiado oficialmente no PSDB. 




Charutinho
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, assinou ontem a ficha de filiação ao PSB, do vereador Francisco Bezerra, o Chico Bezerra. Charutinho ganhou destaque com a polêmica do radar dedo-duro na rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) e já se intitula pré-candidato a vereador. Com 63 anos, diz que tem pique de um jovem de 20 e terá como bandeira não prometer nada e honrar o voto do eleitorado.


Troca-troca
O comandante do Comando de Policiamento Metropolitano de Área (CPAM-12), Antonio Carlos Imperatriz, respondeu ontem à tarde aos jornalistas as críticas sobre a falta de comando na Polícia Militar de Itaquá. Políticos, incluindo o prefeito Armando Tavares (PR), o Armando da Farmácia, têm criticado o troca-troca de comandantes no 35º Batalhão da PM. Pela manhã, à jornalista Marilei Schiavi, no programa Radar Noticioso, Armando rasgou o verbo e disse que falta comando em Itaquá.


Fonte:Mogi News