quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Promessa Comando anuncia reforço de 180 policiais e 45 viaturas até dezembro

Durante a instalação dos tablets, ontem, comandante também revelou que a sede da polícia será ampliada
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Implantação dos tablets nas viaturas deve agilizar o atendimento das ocorrências policiais
O comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), coronel Antônio Carlos Imperatriz, espera que até o fim do ano o Alto Tietê receba 180 novos policiais militares. Esse número, segundo ele, é suficiente para cobrir o déficit de 20% no efetivo da Polícia Militar nos três batalhões que atendem a região. A informação foi anunciada durante o lançamento da instalação do Terminal Móvel de Dados (TMD), também chamado de tablet. A previsão é de que até segunda-feira todas as viaturas do CPA/M-12 estejam equipadas com o aparelho que já é chamado no meio policial de "Big Brother da PM".


Além do déficit de 20% no efetivo da PM, o comandante revelou que essa mesma defasagem ocorre no número de viaturas policiais. Esse déficit está dividido entre os batalhões, por isso, segundo o coronel, não tem influência no atendimento das ocorrências policiais. "Conforme já estava previsto, até dezembro, além dos novos policiais, a região também vai receber 45 novas viaturas. A ideia da PM é a partir de agora a cada cinco anos renovar toda a frota, ou seja, 20% a cada ano", explicou Imperatriz.


Quanto à implantação dos tablets nas viaturas, o oficial se mostrou empolgado com a nova tecnologia, que deve agilizar o atendimento das ocorrências e aumentar o controle sobre cada viatura e policial. "Hoje em dia toda consulta que o policial precisa fazer, seja de pessoa ou veículo, ele precisa usar a rede de rádio. Com isso, ela vivia congestionada. Agora com os tablets a consulta poderá ser feita pelo próprio policial durante a abordagem. O retorno da pesquisa feito pelo sistema é praticamente imediato", comentou Imperatriz.


O apelido de Big Brother da PM se deve ao fato de que com a instalação dessa nova tecnologia os policiais militares terão todos os passos registrados por meio de um sinal GPS. "Agora se tivermos alguma ocorrência como a do caso Alan Patrick (adolescente que desapareceu após uma abordagem policial) vamos saber com exatidão onde estavam os policiais no momento dos fatos", explicou.


Por se tratar de um sistema online, até o final do ano todas as viaturas da PM, Bombeiros, Polícia Rodoviária e Ambiental vão estar interligadas em um mesmo sistema. No Alto Tietê a previsão é de que até segunda-feira todas as viaturas estejam equipadas. 


Raia
O sistema tablet conta com um programa de Relatório de Averiguação de Incidentes Administrativos (Raia). Por meio dele, o policial poderá comunicar à Prefeitura de cada cidade problemas que possam interferir na segurança, como por exemplo, uma lâmpada de iluminação pública queimada. "Esse relatório é enviado para um canal direto com as prefeituras".


Fonte:Mogi News