sábado, 10 de setembro de 2011

Mogianos premiados em disputa


MÉRITO Banda de Percussão Mario Portes, formada por alunos de Jundiapeba, disputou o campeonato e uma vaga na final do estadual
Os jovens do projeto "Música: Formação, Expressão e Emoção", desenvolvido pela Escola Municipal Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, foram os grandes destaques da 1ª etapa do Campeonato Estadual de Bandas, realizado no último final de semana, em Santa Cruz das Palmeiras, no Interior de São Paulo. Eles conquistaram três primeiros lugares e a segunda colocação na competição. Estes resultados positivos e a evolução do projeto na unidade de ensino também renderam um novo fruto, o projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", que oferece educação musical a mais de 1 mil alunos de sete escolas municipais a partir deste mês.


"O que nos deixa muito felizes é ver o resultado deste projeto não só por mais esta vitória, mas pela diferença que faz na vida das crianças. Com a obrigatoriedade do ensino de música na escola a partir deste ano, estamos um passo além porque já temos o projeto ‘Tocando, Cantando... Fazendo Música com Crianças no Horário de Aula’, que faz bastante sucesso e agora, também o ‘Pequenos Músicos’, que acontece fora do horário de aula", explicou Maria Geny Borges Ávila Horle, secretária municipal de Educação.


A iniciativa, que terá início neste mês, foi idealizada pelo prefeito Marco Bertaiolli e trata de um projeto de educação musical diferenciado porque tem o uso de instrumentos, o que já acontece no projeto em Jundiapeba desde 2003 e fez a diferença na competição realizada no Interior de São Paulo. "Temos que destacar que a Banda de Percussão disputou na categoria sênior (acima de 23 anos) e o nosso aluno mais velho tem 19 anos, os outros variam de 8 a 17 anos e já podem competir de igual para igual com os mais velhos", destacou Felipe Bordignon, diretor musical do projeto da E.M. Prof. Mario Portes.


Com o total de 50 alunos divididos em 25 percussionistas, 23 bailarinas da Linha de Frente e 2 balizas, a Banda de Percussão Mario Portes disputou o campeonato e uma vaga na final do estadual. O corpo musical se classificou em 1º lugar com 329,75 pontos. A baliza Andresa Lourdes Quintino Leão também se sagrou vitoriosa em sua categoria, com 84 pontos. A Linha de Frente, composta por meninas entre 8 e 13 anos, ficou com a 2ª colocação com 125 pontos, sendo superada só pelo Senai de Limeira, que teve 128,5 pontos e conta com bailarinas com mais de 16 anos.


Os jovens que integram a turma de Iniciação II (entre 9 e 15 anos de idade) e formam a Banda Sinfônica Infantil ficaram em primeiro lugar na categoria, com 295 pontos.


Fonte:Mogi News