domingo, 11 de setembro de 2011

Histórias do ex-prefeito Waldemar Costa Filho (XVI)

Maria Aparecida Ferreira de Souza Oliveira ganhou o apelido de "Maria do Rodeio" de Waldemar Costa Filho, logo que ele a conheceu. Maria se envolveu com o movimento dos perueiros, num momento em que o transporte coletivo da Cidade passava por uma grave crise, com a decadência da empresa Eroles e a ocupação de linhas por motoristas do transporte alternativo. O objetivo do movimento era ocupar, de vez, parte do transporte coletivo de Mogi. E para isso usava desde violência até passeatas para pressionar o prefeito. Em seu derradeiro mandato, Waldemar já não tinha o mesmo "punch" de tempos atrás, mas ainda fazia questão de manter o estilo que o consagrara. É Maria do Rodeio quem conta: "Uma vez, nós estávamos na Prefeitura, vindos de uma carreata e Waldemar recebeu alguns perueiros. Um deles lhe disse que estava em situação difícil, por isso fazia corridas, pois as contas de água e luz estavam atrasadas e que até o abastecimento de sua casa havia sido cortado, mesmo com crianças pequenas em sua família. Waldemar pediu as contas. O perueiro as entregou. Ele somou, tirou o dinheiro do bolso e falou: ‘Vai pagar e volta aqui’. Quando o perueiro voltou, ele conferiu as contas pagas e disse a todos nós: ‘A imprensa está aí fora. Se alguém abrir o bico sobre isso, eu nego e ainda mando meus fiscais atrás de vocês. Aquilo me marcou, pois ele brigava com a gente, mas nos respeitava". Outra vez, numa conversa frente a frente com o prefeito, ela lhe perguntou por que não liberava os alternativos. Waldemar disse que não. Porque não sabia quem iria tomar conta do sistema. "Coloque seus fiscais", ela contra-atacou. E Waldemar respondeu no mesmo tom: "Tá louca? Por R$10,00 vocês compram eles!". E deixou tudo como estava.


De volta


Um decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) trouxe Vera Zobaran de volta ao comando da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Grande São Paulo Leste, a Drads de Mogi. Ela já reassumiu suas funções junto ao órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, comandada por Rodrigo Garcia.


Parceria


A recém-criada Agência de Comunicação Integrada da UBC irá colaborar com a Santa Casa de Mogi prestando serviços em comunicação, marketing e publicidade. O trabalho será feito como laboratório por alunos do 1º ao 7º semestre dos cursos de Comunicação.


Salesópolis – 1


Em meio ao verdadeiro imbróglio político já provocado pelos virtuais candidatos a prefeito – "Quico" Pereira, "Nego" Citrângulo, Benedito Rafael e Adílson "Bolinha" –, mais dois nomes surgem com força e chance para decidir a eleição em Salesópolis: os atuais secretários mogianos, José Luiz Freire de Almeida e Eli Nepomuceno, de Cultura e Segurança, respectivamente.


Salesópolis – 2


José Luiz é filho da terra, onde ainda mantém residência. Já Nepomuceno viveu naquela Cidade entre os 2 e 14 anos de idade, quando cursou o grupo escolar e ginásio. Sua mãe ainda mora lá, assim como três irmãos. Os nomes surgem como opções aos antigos políticos.


Fonte:O Diário de Mogi