sábado, 3 de setembro de 2011

Fórum de Brás Cubas Prefeito tem garantia de que haverá reforma


Marco Bertaiolli confirmou presença em reunião entre o presidente do Tribunal de Justiça e OAB de Mogi. Orçamento para obras já estaria pronto
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Reportagem do MN mostrou toda a precariedade do Fórum de Brás Cubas, um dos piores do Estado
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) afirmou ontem que há cerca de três semanas recebeu da secretária de Estado da Justiça, Eloisa de Sousa Arruda, a garantia da reforma no Fórum de Brás Cubas. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida na manhã de ontem após a inauguração de uma Academia da Terceira Idade (ATI) no Jardim Camila. 
O prefeito também confirmou que estará na próxima segunda-feira acompanhando a reunião agendada para as 10 horas entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador José Antônio Bedran. A pauta será justamente a situação do Fórum de Brás Cubas, considerada a pior unidade forense do Estado de São Paulo.


O caos no Fórum de Brás Cubas é conhecido há tempos na cidade, mas foi escancarado em 7 de abril último em reportagem especial do Mogi News, que mostrou a precariedade do interior do Fórum. Pilhas de processos no chão por não haver espaço para serem guardados, falta de detector de metais - o que é obrigatório em unidades forenses com varas criminais - e funcionários trabalhando em locais sem ventilação adequada são alguns dos problemas enfrentados diariamente no local. A própria reunião com o presidente do TJ tornou-se ainda mais urgente após a publicação da reportagem. 
A proposta que deve ser a apresentada pelo presidente da OAB de Mogi, Marco Soares Júnior, é de reformar o espaço e investir na informatização dos cerca de 40 mil processos em trâmite naquele Fórum, a exemplo do que aconteceu nas cidades de Santana de Parnaíba e Nossa Senhora do Ó. Além disso, deve ser solicitada a ampliação do número de varas nos Fóruns de Brás Cubas e Central, além de reforço na segurança das repartições do Judiciário. 
"O Executivo estará presente na reunião e há cerca de três semanas a secretária Eloisa falou comigo ao telefone. Ela já está orçando a reforma do Fórum de Brás Cubas e me disse que já tem o orçamento. O que deve ser definido na segunda é a manutenção do Fórum (há na cidade quem defenda a extinção dele)", afirmou.


Em junho, ao visitar a cidade para a cerimônia de lançamento das obras do hospital de Brás Cubas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também confirmou a reforma da unidade. À época, falou que o projeto executivo para os serviços de recuperação seria contratado em 30 dias, o que não ocorreu. A expectativa é que a reforma do Fórum tenha início no próximo ano, sendo os recursos necessários incluídos no orçamento estadual para 2012.


Fonte:Mogi News