quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Segurança Região pode ganhar mais quatro bases comunitárias

Elas podem ser instaladas no Piatã e em Sabaúna em Mogi, em Salesópolis e em Guararema

Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Maruyama conheceu a base e gostou do que viu. Ele afirmou que o intercâmbio que ocorre entre os países é muito benéfico
A área do 17° Batalhão da Polícia Militar pode ganhar quatro novas bases policiais comunitárias fixas. O pedido foi feito pelo comandante da corporação, tenente-coronel José Francisco Braga, que divulgou a informação na manhã de ontem, na Base Comunitária de Segurança Distrital Pindorama, durante a visita técnica do perito Kochi Maruyama, representante da Policia Nacional do Japão (Jica). A previsão do comandante é de que até o fim do ano a resposta da solicitação seja dada pelo governo estadual.

As bases que poderão ser estabelecidas contemplam os bairros Piatã e Sabaúna em Mogi, o distrito dos Remédios em Salesópolis e a região norte de Guararema. "Esses locais foram escolhidos por meio de um estudo técnico e por causa da distância geográfica que existe entre os locais e as outras bases da polícia. Estou esperançoso com o resultado, mas quem vai decidir é a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Acredito que até o fim do ano essa resposta seja enviada, pois necessitamos de um maior efetivo de policiais para fazer isso", esclareceu Braga.

O modelo utilizado na base distrital de Pindorama é o "tsuzaichô", quando a família do policial vive na base e passa a integrar a comunidade. Essa estrutura é utilizada no Japão e foi introduzida no Brasil. "Acredito que a base de Pindorama foi pioneira. Existem poucos locais que utilizam esse modelo. O índice de criminalidade tem reduzido bastante desde que ela começou a funcionar em abril de 2010", garantiu o comandante.

Um dos índices mais relevantes foi a queda de furtos na região, que passou de quatro casos no primeiro semestre de 2010 para zero no mesmo período de 2011. As atividades suspeitas também caíram de nove para duas. 
O perito japonês afirmou que o intercâmbio que ocorre entre os dois países é muito benéfico na segurança pública. "O espaço da base é grande e bem arrumado. Aproveitamos para aprender também com a polícia brasileira", esclareceu.

O soldado Sérgio Cardoso, responsável pela base de Pindorama, disse que se adaptou com o novo modelo de policiamento. "Já conhecia as pessoas daqui quando fui convidado para atuar na base", acrescentou. Os moradores do bairro também receberam homenagens do comandante por prestarem ajuda à polícia. O agricultor Dalton Ziyokatsu Kawase foi um dos homenageados. "Faço parte da equipe de vigilância comunitária e já conseguimos com a Polícia Militar diminuir os crimes no bairro", destacou.


Palestra 
A cidade irá receber hoje, às 8h30, na Igreja Bíblica Brasileira, na rua Francisco Martins Feitosa, 535, Vila Lavínia, o comandante da reserva Nelson Giraldi. Ele falará sobre o método que leva o seu nome e que tem por objetivo disparar tiros defensivos. "Essa técnica é usada para preservar tanto a vida dos policiais como de vítimas e criminosos, pois a função da polícia é preservar vidas. Esse método é difundido em todo o mundo pela Cruz Vermelha Internacional", esclareceu Braga. O evento contará ainda com conceitos sobre direitos humanos.

Fonte:Mogi News