quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alerta


Dos 645 bacharéis mogianos inscritos para avaliação no exame da OAB, considerada essencial para emissão do registro profissional, apenas 67 se classificaram para a segunda fase.


Daniel Carvalho





Alerta II 
O resultado, disponível no site da OAB (www.oabsp.org.br), deixou apreensivos profissionais da classe, em especial o presidente da 17ª Subseção da OAB/Mogi, Marco Soares Júnior. "É um resultado muito preocupante que demonstra a má qualidade do ensino superior e também deixa à mostra o despreparo dos jovens profissionais para o exercício do Direito. O índice de pouco mais de 10% de aprovados é algo comum no resultado final e não apenas na primeira fase", comentou. 


Agenda lotada
O Conselho de Estadual de Meio Ambiente (Consema) definiu, em recente reunião ordinária, agenda de audiências públicas para os próximos quatro meses. Em agosto serão duas audiências: dia 25, em Itupeva, para discussão de implantação de um loteamento residencial; dia 31, em São João da Boa Vista, para discutir a possibilidade de construção de empreendimento industrial agrícola naquele município.


Agenda lotada II 
Em setembro já estão marcadas duas audiências: dia 15, para apresentação de projetos e construção de empreendimento industrial agrícola em Bocaina, e no dia 22, para um empreendimento em Américo Brasiliense. Para outubro estão previstas audiências públicas no dia 13, em Votorantim; além dos dias 7, 10 e 17 para manifestação sobre o zoneamento ecológico nos municípios de Guarujá, Cubatão e Mongaguá. 
Divulgação





Sem previsão
Com a agenda "apertada" do Consema, ficará ainda mais difícil para a Queiroz Galvão conseguir emplacar antes de outubro a audiência pública para discussão do EIA/Rima do aterro sanitário que a empreiteira tenta empurrar goela abaixo dos mogianos no distrito do Taboão. Resta a pergunta: isso é bom ou ruim para a eterna luta de populares e políticos de Mogi para impedir a implantação do Lixão? 


Ilumina Mogi 
O secretário municipal de Obras, Walter Zago Ujvari, foi designado pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) para desenvolver uma missão especial: elaborar uma espécie de Plano Diretor da Iluminação Pública da cidade. Trata-se, na verdade, de um estudo detalhado de todas as ações e investimentos que a administração municipal deverá fazer a partir do segundo semestre de 2012, quando caberá à Prefeitura assumir todos os gastos e serviços de manutenção do serviço de energia local. 
Daniel Carvalho





Ilumina Mogi II
A determinação e os prazos (24 meses para adequações) estão estabelecidos na Resolução 414 da Aneel (Agência Nacional de Energias Elétrica), que, em suma, devolve ao município a responsabilidade de oferecer os serviços de iluminação de qualidade nas vias públicas. Hoje, os trabalhos são realizados pela concessionária de energia elétrica EDP/Bandeirante Energia. 


Terceirização 
Com o chamado Plano Diretor de Iluminação em mãos, isto é, a estimativa de gastos públicos, número total de luminárias, entre outras ações do setor, que já existem e precisam ser realizadas, é que o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli decidirá se vai ou não terceirizar o serviço, ou seja, contratar uma empresa especializada para cuidar da iluminação pública, a exemplo do que acontece com a CS Brasil na limpeza e coleta de lixo.


Economia 
Contudo, o que já se sabe, é que todas as lâmpadas das 35 mil luminárias existentes no município terão de ser do modelo de sódio (amarela) e não mercúrio (brancas). Segundo o secretário de Obras de Mogi, a medida colabora com economia para os cofres públicos. Ele conta que, em 2010, com substituição de 10,2 mil lâmpadas de mercúrio por sódio, o município passou a economizar em R$ 800 mil em média por ano nas contas de energia elétrica. 


Habilitadas 
O Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (Cejam) e a Pró-Saúde são, até o momento, as únicas organizações sociais habilitadas no processo de chamamento público realizado pela Secretaria de Saúde de Mogi para gerenciar o consórcio do Samu (Cresamu). O processo seletivo prossegue até o dia 22 deste mês. O valor do contrato não foi divulgado. Entidades interessadas em participar do chamamento público devem apresentar documentos até as 9 horas, na sala de licitações da Prefeitura de Mogi das Cruzes. 


Confronto
O jogo amistoso de hoje entre Brasil e Alemanha pode entrar para a história como o confronto de dois mogianos, ídolos do futebol atual: Neymar Júnior, pela seleção canarinho, e Claudemir Jerônimo Barretto, mais conhecido como Cacau, na seleção alemã. Atacante nascido em Mogi e que passou por escolinhas de futebol da cidade, além do Palmeiras, Cacau vive há 11 anos na Alemanha e desde 2010 veste a camisa daquele país. Lá, segundo reportagem do portal IG, Cacau é cartaz na porta da loja oficial do Stuttgart e ganha elogios dos torcedores locais nas ruas. É, em suma, adorado no país. Já Neymar, bem, este dispensa apresentações.


Fonte:Mogi News