quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Projeto quer exigir seguranças para casas lotéricas mogianas



Polêmica à vista: é de autoria do vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) o projeto de lei que, se aprovado e sancionado, poderá tornar obrigatória a presença de vigilante profissional junto às casas lotéricas de Mogi das Cruzes, visando a segurança dos usuários, funcionários e proprietários. A vigilância ocorrerá somente durante o horário de funcionamento do estabelecimento e a não observância da legislação acarretará ao infrator, inicialmente, uma advertência, e em seguida, multa de 100 Ufesp (R$ 1.745,00). A partir da quinta infração, o estabelecimento será lacrado e somente liberado após o pagamento em dobro das multas aplicadas. As casas lotéricas terão prazo de 90 dias para se adequar às exigências da lei, caso a proposta venha a ser aprovada e sancionada. Ao justificar sua proposta, Tobias lembra que as casas lotéricas, surgidas em 1970, como concessão, foram convertidas em franchising e ganharam novos produtos para melhorar seu desempenho. Hoje, numa lotérica, o consumidor pode pagar desde contas de luz, água e telefone e estuda-se a proposta de oferecer novos serviços, como abertura de contas, recebimento de IPTU e PIS, saques e depósitos de contas correntes e de poupança da Caixa Econômica Federal. "Entretanto, o aumento de movimento nas lotéricas e a falta de segurança fizeram das agências alvos fáceis dos bandidos, pois acabam prestando serviços bancários sem a segurança de um banco. Assim, surge a preocupação do Poder Público em garantir aos frequentadores das casas lotéricas o mínimo de segurança, como nas agências bancárias", diz Tobias. Idêntica proposta apresentada em Limeira, no Interior de São Paulo, acabou indo parar na Justiça, com ganho de causa para a Câmara daquela Cidade. Agora é esperar para conferir as reações em Mogi.


Planos

O governador Geraldo Alckmin inaugurou, ontem, a Central de Flagrantes do Brás, em São Paulo, para onde serão levadas as ocorrências de flagrante delito (prisões ou termos circunstanciados), captura de procurados da Justiça e atos infracionais. Outras regiões da Capital já contam com a novidade. Apesar de defendida pelo seccional, a Central de Flagrantes de Mogi continua só nos planos e sonhos do delegado João Roque Américo.


Exemplo


O trabalho de educação musical desenvolvido pelo Centro de Convivência Infantil Integrado Sebastião da Silva, no Jardim Layr, integra uma série especial de videoaulas de educação infantil produzida pela TV Cultura para o curso de Pedagogia da USP, Unicamp e Unesp. A creche atende a 85 alunos de 4 meses a 3 anos, que participaram do projeto.


Cidadania

A deputada estadual Heroilma Soares Tavares (PTB) será homenageada pela Câmara de Itaquá com o título de Cidadã Itaquaquecetubense. A sessão solene será na próxima sexta-feira, às 19 horas.


Trem

Em razão do Parlamento Jovem, a audiência pública que irá discutir os rumos do movimento "Trem até César, já" foi transferida do dia 18 para o dia 22 próximo, às 10 horas, na Câmara. Os organizadores esperam a presença dos participantes da luta para estender o trajeto dos trens de subúrbio até o Distrito e também de outras pessoas que possam fortalecer o movimento, que tem como principal opositor o secretário Jurandir Fernandes, de Transportes Metropolitanos, e sua eterna má vontade com Mogi.


Fonte:O Diário de Mogi