sexta-feira, 15 de julho de 2011

O ex-governador Serra e os trens para São Paulo

Em artigo publicado no "Estadão" de ontem, o ex-governador José Serra insiste em criticar a já debilitada ideia do Governo Federal de se implantar o Trem de Alta Velocidade (TAV) ligando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os erros no projeto do TAV, Serra cita a demanda superestimada de passageiros, os custos abaixo da realidade e outras dificuldades a serem enfrentadas na execução da obra. "O projeto do TAV é o pior da nossa História, dada a relação custo-benefício", diz o ex-governador, num longo arrazoado que ajuda a entender por que têm fracassado, sucessivamente, os leilões para implantação do ambicioso plano. Por fim, num adendo pós-críticas, Serra diz algo que esta coluna vem defendendo há tempos. Segundo Serra, "a região do projeto do trem-bala onde há potencial maior de passageiros é a de Campinas e Vale do Paraíba, que poderia perfeitamente receber uma moderna linha de trem expresso com custo várias vezes menor e justificativa econômica bem maior, especialmente se for feita a necessária expansão do Aeroporto de Viracopos". O que Serra diz é plausível, porém é preciso lembrar que durante o seu período de governo em São Paulo, o tucano nada fez pela reativação dos trens entre São Paulo e Rio. Ao contrário, tentou retirar de circulação os centenários trens de subúrbio entre São Paulo e Mogi, substituindo-os por um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), muito usado em outros países para transporte de passageiros, mas dentro das próprias cidades. Uma ideia só não se concretizou devido à reação da comunidade mogiana que, ao lado deste jornal, passou a defender o Expresso Leste em lugar do VLT. Só depois de muita pressão, Serra concordou em desistir de sua aventura e liberou mais alguns horários do trem de maior conforto para a Cidade. Algo até hoje insuficiente para atender a todas as necessidades dos usuários. Pelo visto, criticar continua sendo muito mais fácil do que realizar. Serra que o diga.


Berti x Rainha






O presidente do PCB, Mário Berti, enviou documento ao Ministério Público pedindo que seja investigado o suposto acúmulo ilícito de cargos da médica Vera Rainho (PR), que além de vereadora, prestaria serviços às prefeituras de Mogi, Biritiba e Arujá, além do Hospital Arnaldo Pezzuti Cavalcanti. Berti alega incompatibilidade de horários para tantos empregos ao mesmo tempo. Vera terá de provar o contrário.



Difícil

O vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) conseguiu aprovar uma moção na Câmara de Mogi reivindicando aumento salarial de 50% sobre os atuais vencimentos dos policiais civis e militares do Estado de São Paulo. Um pedido necessário, mas com um percentual que beira à irrealidade, só justificado pela aproximação das futuras eleições. Ontem, o reajuste dado pelo governador foi de ........


Patrimônio

Os primeiros passos para transformar a Festa do Divino de Mogi das Cruzes em Patrimônio Imaterial da Humanidade, reconhecido pela Unesco, vêm sendo dados durante o XV Congresso Brasileiro de Folclore, que termina hoje em São José dos Campos. Para atingir tal objetivo, o reconhecimento terá de ser admitido primeiro pelo Estado e depois pelo País. Integrantes da Associação Pró-Festa do Divino participam do Congresso, no Vale do Paraíba.


Site


O secretário de Comunicação do PV, Clayton Malaquias, está cuidando da montagem do site da agremiação em Mogi. Entre outras novidades, o espaço do partido na internet busca resgatar os principais fatos que marcaram a sua história na Cidade, como a vinda de Fernando Gabeira para um evento político no Teatro Municipal. O site pretende ser também um espaço para debate de questões locais, regionais e nacionais.


Fonte:O Diário de Mogi