sexta-feira, 15 de julho de 2011

Desabafo

Daniel Carvalho

A última sessão ordinária do primeiro semestre da Câmara foi marcada pelo protesto de vereadores, entre os quais, o presidente da Casa de Leis, o vereador Mauro Araújo (sem partido), com o volume de projetos encaminhados "de última hora" pela Prefeitura de Mogi. "É um tremendo desrespeito para com a Câmara Municipal enviar um projeto que há dois meses tramitava na Prefeitura e querer, em menos de 24 horas, sua aprovação. Se eles se planejam, que respeitem o planejamento da Câmara Municipal", discursou Araújo, anteontem. 


A toque de caixa
Mais do que "aprovação relâmpago", Mauro Araújo reclamou do tempo para análise dos projetos pelas Comissões de Redação e Justiça, Finanças e Orçamento, além das Comissões Permanentes. "O ideal é que o projeto permaneça por 45 dias na Câmara antes de ir à votação; temos feito isso em até 20 dias. Mas, ultimamente, a Prefeitura anuncia ações, dois meses depois encaminha o projeto dizendo que é caráter de urgência e, no mesmo dia, à tarde, o secretário da pasta responsável liga pressionando a votação. Assim não dá. Falta parceria", reforçou o presidente, em conversa com a coluna. 
Sem "puxadinho" 


O desabafo de Mauro Araújo e de outros vereadores na sessão de anteontem tem por objetivo acabar com o mito de que a Câmara é o "puxadinho" da Prefeitura e que não existe oposição à atual administração. "Se a Câmara aprova, conforme pede a administração municipal, os vereadores dizem amém para tudo o que a Prefeitura faz; se analisamos com calma, como deve ser, dirão que estamos segurando os projetos, que em sua maioria chegam com vários erros de digitação e ortografia", contou Araújo. 


Bertaiolli de volta
Apesar do descontentamento, Mauro Araújo garante que continua parceiro da administração do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) e que no início da próxima semana, quando Bertaiolli retornar das férias, irá discutir o assunto com o prefeito mogiano. 
Maurício Sumiya

Flanelões 
Outro assunto que pode virar pauta entre Bertaiolli e Araújo na semana que vem é da possibilidade de o Executivo apresentar um projeto de lei regulamentando a ação dos guardadores de carros no centro, os chamados flanelinhas e flanelões. "A rua é pública e o direito de parar o carro na rua é de todos. Mas como existe a questão de Zona Azul na cidade, a administração municipal poderia fazer um trabalho semelhante aos ambulantes e tirá-los da informalidade", opina o vereador. Em Taubaté, no Vale do Paraíba, projeto semelhante aguarda aprovação na Câmara Municipal. 


Guilherme Bertti/Osvaldo Birke

Mário Berti, vice? 
A onze meses das convenções partidárias que irão definir os candidatos na eleições municipais em 2012, já surgem surpresas na formação de chapas para o pleito. Uma delas, que ainda está em discussão, é o lançamento da cabeça de chapa do PCB. Mário Berti, atual presidente do partido e que nas últimas duas eleições (2004 e 2008) foi candidato a prefeito, pode abdicar do trono e concorrer a vice. Seu provável sucessor e pré-candidato ao cargo é o enfermeiro David Américo de Deus, de 41 anos, morador de Brás Cubas. 


Racha
À coluna, David disse que há tempos sonha com a candidatura a prefeito de Mogi e que quer investir na Saúde. Há três anos filiados ao PCB, ele acredita que chegou sua hora, o partido precisa ter "outras opções" e até já comunicou Mário Berti de suas intenções. Berti, por sua vez, fez a linha "paz e amor" e teria admitido a possibilidade de ficar com a vaga de vice, desde que todos os filiados o partido concordem. 
Daniel Carvalho

Samu 
Enquanto aguarda a cerimônia de inauguração da Central de Regulação de Urgências e Emergências, no dia 1 de setembro, a Prefeitura de Mogi mantém fora de operação, na garagem da antiga NGK, no centro da cidade, as oito ambulâncias destinadas pelo governo federal para dar suporte às ocorrências de acidentes e urgências do Corpo de Bombeiros. 


Manutenção em dia 
À coluna, o secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cusatis, diz que a medida se faz necessária uma vez que o Cresamu - consórcio formado por Mogi, Biritiba Mirim e Salesópolis para ter o serviço - ainda não contratou a organização social que será responsável pelo gerenciamento do sistema; o que deverá ocorrer até o fim deste mês. Segundo ele, os veículos estão protegidos da ação do tempo e constantemente são vistoriados pelos motoristas da Secretaria de Saúde. 


Caixa preta 
Depois de meses de espera, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) decidiu abrir "parcialmente" a caixa-preta das multas aplicadas pelo radar dedo-duro da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), por excesso de velocidade. No e-mail encaminhado à coluna, o DER diz que entre novembro de 2010 e março de 2011 foram aplicadas aproximadamente 36 mil multas. Não se sabe porque, mas os dados de abril a julho são mantidos em sigilo pelo órgão, mesmo após a determinação judicial de suspender as multas.


Imagem do dia
Daniel Carvalho

Sabedoria popular
Inscrições afixadas no estepe de um carro que circulava ontem pelo centro prega o fim da fofoca e da intromissão na vida alheia
e-mails do leitor


Cecan
O Cecan (Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer) informa que não possui serviço de telemarketing, ou seja, não dispõe de funcionários que façam contatos solicitando doações em dinheiro para a compra de remédios para pacientes ou outros fins. Este esclarecimento se faz necessário porque nossa instituição atua há 10 anos em Mogi e recebeu denúncias de que o nome do Cecan estaria sendo usado indevidamente.Toda a renda necessária para o trabalho de apoio aos pacientes oncológicos e seus familiares é obtida mediante doações que são feitas diretamente na sede do Cecan ou através de eventos beneficentes, bazares e campanhas realizadas em escolas ou junto à comunidade e sempre com a presença de nossos voluntários.


Fonte:Mogi News