quinta-feira, 30 de junho de 2011

Paulada

Página publicada em 30/06/11
Márcio Siqueira
Guilherme Berti

O presidente da Câmara, Mauro Araújo (PSDB), bateu forte ontem no presidente da OAB/Mogi e pré-candidato à Prefeitura, Marco Soares, em entrevista à jornalista Marilei Schiavi, na Rádio Metropolitana. Ao ser questionado sobre a polêmica das alterações na Lei de Zoneamento e a movimentação de Soares em torno do assunto, respondeu: "Ele (Soares) precisa aprender a fazer política".
Ação de despejo
A posição de Araújo, declarada na rádio, é também da maior parte dos vereadores. Anteontem, o mais antigo parlamentar, Olimpio Tomiyama (PTB), discursou inflamadamente em plenário, praticamente pedindo o despejo da 17ª Subseção de área que lhe serve de estacionamento.


Tudo aprovado
Araújo argumentou que a OAB aprovou a atual sistemática do zoneamento no Conselho da Cidade e que, por isso, seu atual presidente não poderia reclamar do procedimento adotado pelos vereadores.


"Tô fora!"
Voltando a Araújo: ele entrou com ação na Justiça para se desfiliar do PSDB. O objetivo é obter um salvo-conduto jurídico e deixar o partido até setembro. O destino, embora ele não admita, é aquele que já havia sido revelado anteriormente pela coluna: o PMDB. O presidente disse que não há mais como conviver no mesmo teto partidário do que o vice-prefeito e hoje prefeito interino José Antonio Cuco Pereira e os vereadores Jolindo Rennó Costa e Pedro Komura.


De peito aberto
Araújo também mostrou que não se incomoda diante das críticas recebidas do jornal O Diário. Diferentemente de outros presidentes do Legislativo dos últimos anos, que temiam retaliações políticas por discordarem dos interesses comerciais e editoriais do periódico e colocavam o rabo entre as pernas, o atual presidente parece disposto a defender suas convicções, brigando publicamente, se for preciso, com o tal veículo de comunicação.



OAB e política
Marco Soares, atacado com artilharia pesada por Araújo, deve responder na mesma rádio hoje, no tradicional debate das quintas-feiras, onde, sempre alvejado por dois colegas de advocacia, Paulo Passos e Dirceu do Valle, nega de pés juntos que venha usando a estrutura da OAB/Mogi para se promover politicamente.


Bibo confirma
O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, confirmou informação exclusiva, dada pela coluna, de que as tais alterações no zoneamento que causam polêmica foram solicitadas pelo deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, depois de ele ter sido procurado por comerciantes do bairro da Vila Oliveira
Fotos: Daniel Carvalho

Junji descarta
O deputado federal Junji Abe (DEM) negou ontem que tenha conversado sobre eventual dobradinha eleitoral com o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) na disputa pela Prefeitura de Mogi e também que o nome da esposa de Gondim, Jane Hallage Gondim Teixeira, tenha sido cogitado como uma vice ideal para ele. Junji afirmou que tem, atualmente, um exce-
lente relacionamento com Gondim, mas que, apesar disso, o assunto não passa de um "babado" de ano pré-eleitoral.


Jorge Moraes

A polícia chegou
Depois da agressão a uma mulher na madrugada de sábado e as constantes queixas de tráfico de drogas, conforme comerciantes da praça Chico Nogueira, a Polícia Militar resolveu intensificar o policiamento no local. Uma viatura tem sido vista por ali à noite. A praça, que foi reurbanizada entre 1993 e 1995, fica sobre uma enorme galeria por onde passa o rio Negro, o que impede, desde então, enchentes por ali, mas há anos voltou a ser o retrato da degradação.


Chuta, que é macumba!
Segundo um ambulante da praça, tudo se deve a uma maldição: "Em 1995, foi instalado um busto do Chico Nogueira que se parece com qualquer pessoa, menos com o ex-prefeito, grande idealizador da reurbanização. Para piorar, a administração Padre Melo, que a inaugurou, colocou o tal busto de costas para quem chega de carro no local. Aí não há patrono que resista!".
Maurício Sumiya

Zero à esquerda
Por último, depois de décadas servindo de terminal municipal de ônibus, a praça ficou às moscas porque todo movimento de ônibus e passageiros foi deslocado para os modernos terminais Central e Estudantes. Os ambulantes que ficaram esquecidos ali não vendem mais quase nada e os canteiros servem de cama improvisada para moradores de rua. É preciso achar uma nova vocação para a Chico Nogueira. Com a palavra os urbanistas.  
Imagem do dia
Daniel Baralho

Placa de saída
Mercado Municipal tem, agora, sinalização em suas saídas. Reforma, que ainda está em andamento, deu colorido ao local
e-mails do leitor
Energia Elétrica
Férias, para muitas crianças, é sinônimo de pura diversão e entre as brincadeiras favoritas está empinar pipas. O que muitas delas não sabem é que um passatempo aparentemente inocente pode se tornar perigoso sem os devidos cuidados. Os meses de férias contabilizam os índices mais altos de interrupção no fornecimento de energia ocasionados por incidentes envolvendo pipas.


Em 2010, apenas na temporada de férias, período que corresponde a janeiro, junho, julho e dezembro, as falhas no abastecimento de energia elétrica ocasionadas por pipas representaram cerca de 10% do total de desligamentos da distribuidora, ocasionando transtornos a toda população.


Por isso, a EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, alerta o consumidor para os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica. Para que a brincadeira termine de forma saudável e sem nenhum acidente é importante que as crianças busquem locais descampados e longe da fiação.






Caso essa recomendação não seja seguida e uma pipa fique presa nos fios, não se deve, de forma alguma, tentar retirá-la utilizando materiais condutores de energia elétrica como, madeiras e barras metálicas. Além de provocar o desligamento da rede elétrica, com prejuízo a todas às residências no entorno, pode causar um grave acidente.


A EDP Bandeirante também lembra que usar um "lança-gato", ou seja, uma pedra presa a uma linha pode ser fatal. Um acidente causado por um choque elétrico pode deixar sequelas graves, como queimaduras, e, em casos mais extremos, causar a morte.




Emanuelle Leal 
emanuelleleal@a4com.com


Fonte:Mogi News