quinta-feira, 30 de junho de 2011

As rodovias estão em precárias condições. Mas pedágio

Como fazem anualmente, equipes da Pesquisa CNT de Rodovias saíram a campo para percorrer simultaneamente 100% da malha rodoviária federal pavimentada e as principais rodovias estaduais e concessionadas. Os pesquisadores irão recolher informações sobre trafegabilidade e condições das vias, como estado geral do pavimento, geometria e sinalização, durante os próximos 30 dias. No segundo semestre deste ano será divulgado o resultado final do trabalho que, após a coleta de dados, consistirá na análise e edição de todo o material. O ranking das melhores e piores estradas do País poderá apresentar surpresas naquele que tem sido considerado o melhor do País últimos anos, o complexo Ayrton Senna-Carvalho Pinto, que liga a Capital ao Vale do Paraíba passando por Mogi das Cruzes. Desde que passaram a ser mantidas e conservadas pela Ecopistas, as duas estradas perderam consideravelmente a qualidade que a Dersa tentou manter durante os primeiros anos de sua inauguração. A principal mudança foi o fim da tão louvada característica de via expressa, com a entrada em operação da alça Leste do Sistema Jacu-Pêssego, que passou a despejar milhares de carros diariamente no trecho entre Itaquá e a Capital, transformando os congestionamentos em rotina, nos mais diferentes horários de uso da Ayrton Senna. A campanha para receber caminhões que trafegavam pela Rodovia Presidente Dutra surtiu um grande efeito. Mas só para os cofres da Ecopistas e seus pedágios. Além de contribuírem para os congestionamentos, os veículos de carga também diminuíram a qualidade do pavimento que não é recuperado na mesma velocidade em que surgem ondulações e até buracos no asfalto. Se os observadores da Pesquisa CNT percorrem toda a extensão da pista certamente irão se depararam com a repetição desses problemas nas áreas que cortam os municípios de Taubaté, Jacareí e Guararema. Em alguns pontos, a estrada que já foi exemplo de qualidade chega a apresentar as chamadas "costelas de vaca", provocando trepidações e grande desconforto por quem por ali trafega. Lá também sobram ondulações, depressões e buracos. E falta conservação eficiente. Mas há que se ter esperança? Afinal, a estrada não é mais a mesma, mas os pedágios vão continuar subindo. A partir de amanhã, eles ficarão 6,55% mais caros e uma viagem entre São Paulo e Taubaté passará a custar R$ 9,30. Qual será classificação do "melhor complexo viário do País"?




Parada mogiana


Está marcada para o dia 25 de setembro a Primeira Parada do Orgulho LGBT de Mogi das Cruzes. Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais da Cidade e Região prometem desfilar pela Avenida Cívica, no Mogilar, a partir do meio-dia. O evento promete tirar muita gente do armário e surpresas já estão sendo esperadas.







Bilionária


A editoria de Economia do Portal IG informa que a JSL (antiga Julio Simões Logística) já firmou R$ 1,130 bilhão em novos contratos, nos primeiros cinco meses deste ano. Do total, 88% desses contratos seriam provenientes de atuais clientes da empresa. Para este ano, a JSL espera uma receita de R$ 2,263 bilhões. Para 2012, a previsão é de R$ 2,448 bilhões. No ano passado, a companhia faturou R$ 1,878 bilhão.







Mundo pequeno


Duas famílias mogianas se cruzaram, dias atrás, na porta de entrada do Hotel Mundial, no Centro de Lisboa, em Portugal. Enquanto o médico Zeno Morrone e esposa deixavam o local com destino a Mogi, lá chegava o casal Marco e Mara Bertaiolli. Um encontro festivo, mas que durou pouco tempo e logo se transformou em despedidas.




Crescimento


O portfólio da Helbor Empreen-dimentos indica que a empresa tem pelo menos 60 obras em andamento nos mais diferentes pontos do País. Desde que abriu seu capital, a empresa cresceu rapidamente para aproveitar ao máximo o boom imobiliário que tem lhe permitido estender sua atuação para inúmeras cidades de diferentes estados.


Fonte:O Diário de Mogi