sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Trem da Alegria passou. Partidos e políticos festejam

A aprovação em tempo recorde do projeto que alterou para 23 o número de 16 atuais integrantes da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes deixou vereadores e dirigentes partidários plenamente satisfeitos. Em que pese a reação contrária de uma parcela mais esclarecida da Cidade, havia uma preocupação quase generalizada de que o aumento deveria atingir o teto, embora pudesse ter sido minimizado, assim como os gastos que dele implicarão. Para os partidos políticos, a abertura de mais sete vagas no Legislativo significará maior facilidade para a organização das chapas que irão concorrer às próximas eleições na Cidade. Com mais lugares na Câmara, não será difícil convencer um maior número de pessoas a concorrer ao pleito. Da mesma forma, os atuais vereadores, mesmo aqueles ameaçados de rejeição pelo eleitorado, veem suas chances de reeleição crescer. E permanecer na Câmara por mais quatro anos é tudo o que cada um deles quer. De preferência, com maior facilidade na futura campanha. O que nenhum deles levou em conta são os efeitos do aumento no orçamento do Legislativo. Os defensores da medida insistem que não haverá aumento nos gastos previstos para o próximo ano. Mas já é possível imaginar o que terá de ser feito – e gasto – para acomodar mais sete vereadores, oferecendo-lhes veículos, sistemas de comunicação, assessores, etc, etc. E se os partidos e políticos estão plenamente satisfeitos com a aprovação do número máximo de vereadores permitido pela nova legislação, para a população sobra a responsabilidade de escolher os melhores nomes para a futura composição do Legislativo. Afinal, como quantidade não é sinônimo de qualidade, só resta esperar que todo esse imbroglio não termine rimando com mediocridade.


Satisfação


De Portugal, Rosa dos Anjos Santos escreve à coluna: "Ex. senhor. Fico-lhe muito agradecida pela atenção que tão gentilmente me concedeu, na descoberta deste meu familiar, pois há muitos anos que não o contactava. Foi com muita satisfação que este meu primo me contactou, pois se não fosse o senhor, provavelmente já mais o conseguiria; muito obrigado por tudo."







Saudades


A folclorista, cantora e apresentadora de televisão Inezita Barroso lembrou-se, com saudades, dos tempos em que atuou em Mogi das Cruzes, como professora da UMC. Ao ser entrevistada num programa de tevê, anteontem à noite, ela fez referências ao envolvimento de seus alunos com temas folclóricos, como costumes, comidas e música, e disse que só deixou a Cidade porque a idade, já avançada, não lhe permitia continuar viajando durante a noite para a Universidade.







Multas


Alguns dos principais documentos que marcaram a longa disputa contra as multas do radar dedo-duro da Mogi-Bertioga, hoje suspensas por liminar da Justiça, estão agrupados num blog criado pelo advogado José Carlos de Souza, um dos líderes do movimento contra os abusos ocorridos na rodovia. O material pode ser acessado no endereço http://blog.clickgratis.com.br/charutinho/.




Trens


Adalberto Andrade, do Movimento "Trem até César de Souza, já", estará presente ao Seminário "Desenvolvimento e Ferrovias", que a Frente Parlamentar das Ferrovias irá realizar, hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Além do deputado federal mogiano, Junji Abe (DEM), que integra a Frente, lá estará o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, a quem Adalberto pretende apresentar o pleito da população de César de Souza e da comunidade mogiana.


Fonte:O Diário de Mogi