quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aviação: Boy apoiará aeroporto em Biritiba Mirim

Willian Almeida
E Bras Santos
Da Reportagem Local

O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, disse ontem que a elevação do aeroclube de Biritiba Mirim para aeroporto executivo depende de "alguém com mais interesse no assunto". Boy reiterou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem disposição em avaliar a alteração e que ele próprio irá tocar o projeto em Brasília quando for necessário.


Ele voltou a dizer também que Biritiba Mirim é a única opção da região para receber um aeroporto. No entanto, para que isso se torne possível, há a necessidade de tratativas com o governo estadual no tocante às compensações ambientais oriundas da implantação do empreendimento.


"Estamos trabalhando com o pessoal da Ihroy (local onde está o aeroclube) que procurou dizendo que tem uma empresa que quer desenvolver um aeroporto executivo lá. Mas precisamos alguém mais interessado, porque temos que desenvolver esse projeto com o governo do Estado em função da área ser de proteção ambiental e haver a necessidade de uma série de compensações. No governo federal eu vejo tudo o que precisar", disse.


O governador Geraldo Alckmin (PSDB), por seu lado, reforçou sua avaliação de que a região metropolitana precisa de mais um aeroporto. Ele não citou Biritiba. "Defendo a instalação de um terceiro aeroporto em São Paulo. Não é possível fazer a terceira faixa no aeroporto de Cumbica. Viracopos pode ser ampliado, mesmo assim sou favorável à instalação de mais um aeroporto, que poderá ser construído e operado pela iniciativa privada". 
O primeiro passo para a instalação de um aeroporto semelhante ao de Viracopos, em Campinas, na cidade de Biritiba Mirim, pode ser a elevação do aeródromo que atualmente só funciona como pista de treinamento, para aeroporto executivo, como o Campo de Marte, em São Paulo. Essa elevação exigiria a aplicação de muitos recursos.


Fonte:Mogi News