sexta-feira, 18 de março de 2011

Posto de saúde terá raio X dentro de um mês

Posto de saúde terá raio X dentro de um mês
Serviços para revitalização das três unidades de saúde que oferecerão exames custarão R$ 580 mil; verba foi liberada pelo governo federal
BRAS SANTOS
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Na vistoria, secretários esclareceram dúvidas dos vereadores. Equipamento para exames será instalado em outros dois postos
O secretário-adjunto de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Marcelo Cusatis, afirmou ontem que o serviço de raio X com capacidade para até 2,5 mil procedimentos por mês será inaugurado até o dia 15 de abril no posto de saúde 24 horas do Jardim Universo, bairro do distrito de Brás Cubas, na periferia da cidade.
Cusatis e o secretário de Obras, Walter Zago, acompanharam pela manhã a vistoria promovida pela Comissão de Obras Públicas da Câmara nos serviços de reforma e adequação do prédio, que será o primeiro dos três estabelecimentos médicos que oferecerão serviços de raio X até a metade de 2011. Além do Jardim Universo, o equipamento para realização de exames será instalado nos postos da Vila Suissa e no distrito de Jundiapeba.
Cusátis e Zago falaram sobre o andamento das obras nos três prédios da Secretaria de Saúde e implantação dos aparelhos de raio X depois de circularem por todas as dependências do posto, que atende aos moradores de Brás Cubas, e responderem várias perguntas feitas pelo vereador e presidente da comissão, Jolindo Rennó (PSDB).
Também compareceram e fizeram questionamentos os vereadores Osvaldo Ferreira dos Santos (PPS), que faz parte da comissão, e Expedito Ubiratan Tobias (PR), que não integra a mesma, mas aproveitou a oportunidade para checar o atendimento oferecido à população no local.
Depois de esclarecer as dúvidas dos vereadores sobre o andamento do projeto de reforma e de adequação, o secretário-adjunto de Saúde garantiu que, imediatamente após a conclusão da obra física, o equipamento será instalado. Os serviços para revitalização das três unidades que oferecerão exames de raio X vão custar pouco mais de R$ 580 mil.
O dinheiro foi liberado pelo governo federal e as melhorias estão sendo executadas pela empresa Topus Engenharia, contratada pela Prefeitura. "Quando a reforma com adequação terminar (isso deve ocorrer na semana que vem), o raio X será instalado pela Santa Casa de Mogi, que é a entidade responsável pelos serviços de média complexidade executados no município. A Santa Casa vai contratar o equipamento. Vamos remunerar por produção. O objetivo inicial da Prefeitura é contratar até 2,5 mil exames de raio X a cada 30 dias nesse posto", explicou Cusatis.
Ele acrescentou que o mesmo processo será utilizado para implantação do serviço de raio X nos outros dois postos que atendem 24 horas. A vistoria terminou pouco depois das 11 horas e os integrantes da comissão de obras se mostraram satisfeitos com as informações prestadas pelos secretários.

Fonte:Mogi News