quarta-feira, 30 de março de 2011

Coronel apresenta novo comandante do 17º BPM

Coronel apresenta novo comandante do 17º BPM

LAÉRCIO RIBEIRO
Primeiro, o coronel Antônio Carlos Imperatriz, comandante do CPAM-12, apresentou na tarde de ontem o major José Francisco Braga, de 48 anos, ao prefeito Marco Bertaiolli durante visita à Prefeitura de Mogi, sob pretexto de que ele pediu que o novo comandante do 17º BPM/M, morasse e conhecesse a região. O encontro foi de portas fechadas. O major Braga, que deve ser promovido em maio a tenente-coronel, por enquanto responderá interinamente.
Na coletiva à Imprensa, já no quartel, eles anunciaram que o major João Henrique Pereira de Souza atuará no subcomando. O seu cargo de coordenador operacional será ocupado pelo capitão Alcides Dias Côrrea Neto que espera promoção a major.
"Amanhã (hoje), iremos se reunir e indicaremos o novo comandante da Força Tática", disse o major Braga. Tropa de Elite, a Força Tática vem sofrendo pressões, até internas, logo depois do desaparecimento do estudante Alan Soares, de 17 anos, na madrugada de 12 de março no Jardim Maitê, em Suzano. Envolvido em roubo de moto na Cidade de Mogi, foi perseguido e teria sido baleado por quatro policiais, da Força Tática, que estão presos. O corpo do menor ainda não foi localizado. O fato foi o motivo alegado para a transferência do tenente-coronel Paulo Roberto Madureira Sales e do então comandante da Força Tática, capitão Eduardo Rangel.
Carreira
Morador em Arujá, o major Braga atuou até ontem de manhã no 35º BPM/M, em Itaquá, onde estava há cerca de três meses depois de permanecer três anos no Palácio do Governo de São Paulo, cuidando da segurança de autoridades. Em 2007, foi coordenador operacional, do 17º BPM/M. Indagado, lembrou que na época o maior problema de Mogi era voltado a furtos de veículos.
"A partir de amanhã (hoje) iniciaremos o planejamento e a execução operacional. O objetivo é fazer levantamento e saber como está a situação relacionada à criminalidade", disse o novo comandante, que fará uma reunião com a tropa, segundo ele, esclarecendo que o caso envolvendo os policiais presos "já está superado".
O major Walter Padula, subcomandante do 17º, será transferido para o 35º, em Itaquá, e em dezembro está previsto pedir a sua reforma para a reserva. A informação é do coronel Imperatriz.
Ressaltou ainda que ontem se reuniu com o efetivo, do 17º. Ele e o coronel Eli Nepomuceno, secretário municipal de Segurança, esclareceram dúvidas de policiais sobre a função delegada.
Cinco policiais já se propuseram ao programa destinado à prestação de serviço à Prefeitura, usando farda e arma da Corporação, mas faltam outros, que poderão dar uma resposta até sexta-feira. "A questão do baixo pagamento por parte da Prefeitura foi comentada, mas ficou claro que eles já recebem um benefício mensal, o qual somado com o salário na função delegada, o total será semelhante ao que o policial, nesta atividade, ganha na Capital", pondera o coronel Antônio Imperatriz.

Fonte:O Diário de Mogi