sexta-feira, 25 de março de 2011

Arujá e Guararema querem Samu

Arujá e Guararema querem Samu
Oswaldo Birke
Novas ambulâncias devem ser encaminhadas às cidades
As cidade de Arujá e Guararema poderão integrar o Consórcio Regional de Saúde para Atendimento Móvel de Urgência (Cresamu), composto por Mogi, Salesópolis e Biritiba Mirim, que será o responsável por gerenciar e contratar a equipe que deverá atuar neste serviço de atendimento de emergência.
O secretário de Saúde de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho, confirmou o interesse das duas cidades do Alto Tietê em possuir uma unidade do Samu. No entanto, o ingresso ainda não foi concretizado. Carvalho detalhou que na assembleia marcada para o dia 11 de abril, quando serão aprovados o estatuto, o contrato do programa, o rateio de pagamento e a posse dos membros permanentes dos conselhos deliberativo e fiscal não deverá contar com a participação de membros destes dois municípios.
O secretário de Saúde de Mogi explicou que, se concretizada a adesão ao Samu, o consórcio comunicará o Ministério da Saúde que, por sua vez, deverá encaminhar novas ambulâncias para as duas cidades, que deverão investir na construção de bases operacionais para abrigar as equipes de serviço. "A adesão de Arujá e Guararema é bem-vinda, porque o Samu é regional e temos todo o interesse que eles participem", comentou.
O prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), informou que tem interesse de levar este serviço de socorro ao município e que a Secretaria Municipal de Saúde está realizando estudos técnicos de viabilidade para implantação do Samu. "Nós temos a pretensão e estamos verificando o impacto financeiro disso. Mas ainda não tem nada de concreto", descreveu. O chefe do Executivo de Arujá avalia como importante sua cidade ter o Samu, que ajudará no atendimento dos casos de emergências, que hoje é feito pelo Corpo de Bombeiros.
A reportagem do Mogi News tentou obter informações sobre as pretensões do município de Guararema, por meio da Assessoria de Imprensa, mas não obteve a resposta até o fechamento desta edição.
A base de operações do Samu está sendo construída em Mogi, ao lado do Corpo de Bombeiros, na praça do Shangai, próximo ao Centro Cívico, onde ficarão a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e mais cinco ambulâncias. As cidades de Biritiba Mirim e Salesópolis terão ambulâncias e equipes que prestarão os primeiros atendimentos dos pacientes antes de encaminhá-los ao hospital-referência na região para receber o tratamento. A intenção da Prefeitura de Mogi é de que o serviço comece a funcionar até maio. (M.P.)

Fonte:Mogi News