terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Condemat elegará nova mesa diretiva dia 20



Condemat elegará nova mesa diretiva dia 20
TER, 04 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+

Integrantes do Condemat se reuniram para apresentação do projeto do Plano Diretor de Resíduos / Foto Edson Martins

No próximo dia 20, às 9h30, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) realiza a eleição da nova mesa diretora para 2013. O prefeito reeleito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), está bem cotado para assumir o cargo. Ontem, o grupo se reuniu na sede da entidade, em Suzano, para agendar a eleição e também para apresentar o projeto do Plano Diretor de Resíduos Sólidos, elaborado por técnicos de todas as cidades que compõem o Consórcio.
Sobre a eleição, o atual presidente do Condemat, prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB) disse que o pleito foi antecipado – normalmente é feito em março – para que a diretoria nova consiga virar o ano já formada. “Se deixássemos para o ano que vem, janeiro é recesso, fevereiro é carnaval, começaria em março e depois teria que fazer o registro da ata, enfim, essa nova diretoria só assumiria mesmo em maio e perderíamos muito tempo com isso”, explicou. (Sabrina Pacca)

Fonte:O Diário de Mogi

Luzia: radioterapia ainda nem foi licitada



Luzia: radioterapia ainda nem foi licitada
TER, 04 DE DEZEMBRO DE 2012 00:00
A-A+


Oferta de radioterapia no Luzia depende ainda da realização de obras de adequação e aquisição de equipamento / Foto Arquivo

Ainda não há qualquer previsão para a instalação do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que passou a absorver a demanda de oncologia na Região, depois que foi iniciado o processo de descredenciamento do Hospital do Câncer Doutor Flávio Isaías Rodrigues. Os pacientes que necessitam do atendimento radioterápico precisam se deslocar até São Paulo para se submeter às sessões. A oferta desse tipo de tratamento em Mogi das Cruzes depende ainda da realização de obras de adequação do hospital estadual e da aquisição do aparelho, orçado em cerca de R$ 5 milhões. No entanto, as licitações ainda não foram lançadas.

Até o início do mês de novembro, foram realizados 13,4 mil atendimentos a pacientes com câncer no Luzia de Pinho Melo, cujo setor de oncologia conta com os serviços de urgência e emergência, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia, além de acompanhamento clínico dos pacientes. A radioterapia vai completar o setor e evitar que pacientes do Alto Tietê tenham de deixar a Região em busca de tratamento. Ela havia sido prometida para o fim de 2012, pelo próprio secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, durante visita a Mogi das Cruzes, no primeiro semestre deste ano. Porém, no mês de setembro o governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Suzano e admitiu que o prazo não seria cumprido. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Num raro momento, as três vereadoras, Odete Sousa, Vera Rainho e Emília Rodrigues aparecem juntas, na Mesa Diretora da Câmara / Foto Gustavo Rejani FRASE Fonte:Mogi News



Num raro momento, as três vereadoras, Odete Sousa, Vera Rainho e Emília Rodrigues aparecem juntas, na Mesa Diretora da Câmara / Foto Gustavo Rejani


Fonte:O Diário de Mogi

Procon Suzano e Poá também terão sistema nacional do Procon


Procon
Suzano e Poá também terão sistema nacional do Procon
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Divulgação

Diretores do Procon SP estiveram ontem em Mogi para uma visita
Mogi das Cruzes já conta com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), implementado ontem pelos técnicos da Fundação Procon São Paulo. Agora, as próximas cidades da região a receberem o cadastro são Suzano e Poá. O programa permitirá o acompanhamento das reclamações fundamentadas tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor. A expectativa é que a partir de agora as empresas passem a resolver os casos com mais rapidez e atenção. A unidade central, de Jundiapeba e Brás Cubas, receberam o programa que ainda está em fase de testes e deve começar a operar em janeiro.

O Procon de Mogi integra uma seleta lista de 25 unidades de São Paulo que passaram a contar com o Sindec. Agora, o órgão da cidade se tornou referência para os demais que atuam na região. Os Procons de Poá e Suzano estão na fase de capacitação e implantação do sistema que promete especificar as reclamações que chegam aos órgãos. "O nome da empresa que tiver uma reclamação fundamentada vai ficar neste cadastro nacional por cinco anos, caso o problema seja resolvido ou não. Isso não é bom para nenhuma empresa", avaliou o coordenador do Procon de Mogi, Isidoro Dori Boucault Netto.

O diretor executivo do Procon de São Paulo, Paulo Arthur Góes, e a diretora de relações institucionais, Regina Accorsi Lunardelli, acompanharam em Mogi a instalação do sistema, além de trazer um novo equipamento para o município. "É um software que será instalado em todas as máquinas. É um procedimento rápido e os servidores do órgão já foram capacitados para operar o programa", esclareceu Góes. 
Ele afirmou que a partir de agora as informações que chegam ao Procon municipal poderão ser monitoradas e integradas ao cadastro do estado que é interligado com o nacional. "O Procon de São Paulo é pioneiro com o sistema de Informações Gerencias de Atendimento (Siga) que por convênio com o governo federal se transformou no Sindec", destacou o diretor.

A ideia é que os consumidores fiquem mais atentos às empresas que têm problemas registrados no sistema e evitem comprar nestes locais. 
Conseguimos identificar a empresa por assunto da reclamação. Uma vez organizadas elas ficam a disposição para consulta", explicou Góes. A lista com as empresas que possuem reclamações fundamentadas é divulgada uma vez por ano pelo Procon.

Fonte:Mogi News

Perimetral da Copa


Perimetral da Copa
Daniel Carvalho

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abissamra (PSB) afirmou ontem, durante reunião da entidade, que em razão de divergências políticas e uma possível falta de interesse, os municípios de Suzano e Poá poderão não ter a obra da Perimetral Copa antes da abertura da competição, em junho de 2014.

Fonte:Mogi News

Justiça Testinha perde recurso no processo cor laranja


Justiça
Testinha perde recurso no processo cor laranja
Embora a decisão comprometa o prefeito de Poá na Lei da Ficha Limpa, especialistas indicam que ele deve assumir segundo mandato, em janeiro
Delcimar Ferreira
Da Redação
Daniel Carvalho

Na prática, o prefeito Testinha está inelegível, mas ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), por votação unânime, rejeitou o recurso apresentado pelo prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, referente à acusação de improbidade administrativa por ter pintado prédios públicos de laranja, considerada a cor da sua campanha para o primeiro mandato. Com essa decisão, o pedetista passa a ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e fica inelegível, em caso de candidatura. No entanto, ainda cabe recurso.

A decisão do desembargador Nogueira Diefenthaler seguiu o voto dos outros dois magistrados do TJ e, por três votos a zero, a apelação de Testinha foi rejeitada na manhã de ontem na 5ª Câmara de Direito Público. A assessoria do Tribunal informou que na próxima semana deve ser divulgado o acórdão da decisão, relatório que especifica os motivos da condenação. Com base nesse documento, a defesa do prefeito deve se basear para preparar o recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. O futuro do político é incerto. Isso porque partidos de oposição devem entrar na Justiça Eleitoral para pedir a sua inelegibilidade e tentar inviabilizar a sua diplomação. No entanto, advogados ouvidos pelo Mogi News afirmam que é pouco provável que o governante não assuma.


Avaliação
Segundo o advogado Dirceu Augusto do Valle, embora Testinha seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa, a decisão não se aplicaria ao segundo mandato. "Tenho uma interpretação bastante peculiar. Se entrarem com efeito suspensivo, o Tribunal pode reconhecer. Em tese, pela Lei da Ficha Limpa, ele passa a ser ´ficha-suja´. Mas ela só se aplica quando ele se alista como candidato. Ele pode exercer o cargo normalmente", opina.

Outro advogado, especialista em direito eleitoral, Olavo Câmara também entende que há possibilidade de recurso em tribunais superiores, mas como a condenação foi por órgão considerado colegiado, ou seja, por mais de um juiz, o candidato estará inelegível. Sobre se a decisão já vale para o próximo mandato, Câmara diz: "Perder o mandato, não perderá, desde que ainda haja recursos para os tribunais superiores, pois é uma briga demorada".

O Mogi News procurou a advogada de Testinha, Ana Maria Scartezzini, mas foi informado de que ela não poderia responder aos questionamentos. O secretário de Governo , Geraldo Oliveira, informou que vai aguardar a publicação oficial para se manifestar sobre o assunto.

Fonte:Mogi News

Boca no trombone Cadê os postes? Marilei Schiavi



Boca no trombone
Cadê os postes?
Marilei Schiavi
Será que Aécio Neves é o melhor caminho para a presidência em 2014? Pelo menos é o único nome "mais novo" dentro do PSDB que possa concorrer nas próximas eleições presidenciais. O PSDB precisa se reavaliar, se reestruturar e rever os seus valores na hora de encontrar novos ícones. A opinião não é só minha, basta perguntar para qualquer analista porque está todo mundo prestando atenção depois do tombo de Serra na Prefeitura de São Paulo para o poste Fernando Haddad.

Ontem, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso lançou a pré-candidatura do senador Aécio Neves, de Minas Gerais, à Presidência da República. FHC, inclusive, aproveitou o encontro de prefeitos eleitos da legenda com os principais líderes do partido, para bradar: "Eu acho que o senador Aécio Neves é o nome [para a Presidência] e, ao meu ver, desde já, tem de assumir suas responsabilidades, não de candidato, mas de líder do partido, para ele poder começar a percorrer o Brasil". A posição do ex-presidente da República foi compartilhada pelo presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE). "O Aécio é hoje o candidato que o PSDB tem". Isso mesmo, só tem o Aécio na lista de "pouquíssimos" nomes. E essa vai ser a última chance do PSDB tentar não fazer feio na eleição de 2014. A legenda está desgastada com tantos anos à frente do Governo do Estado com Mario Covas-Geraldo Alckmin.

Ontem, no Radar Noticioso da Rádio Metropolitana AM 1070, o prefeito em exercício de Mogi, José Antonio Cuco Pereira, fez uma análise simples e objetiva sobre o partido que ele é presidente há anos na cidade. Cuco disse que "realmente o PSDB precisa abrir mais espaço para os novos políticos porque o desgaste é grande depois de tantas eleições e mandatos nos últimos anos". Ele também acredita que o nome de Aécio seja o melhor para a aposta de 2014.

Aécio preferiu não assumir a pré-candidatura. Disse apenas: "cumprirei meu papel como sempre cumpri. O Brasil está cansado do que está vendo [...] Eu vou cumprir meu papel seja ele qual for, só não vou antecipar etapas". FHC considera possível que o partido ganhe as eleições presidenciais em uma eventual disputa com a atual presidente Dilma Rousseff. Será? A presidente Dilma Rousseff está com a popularidade alta e parece que não quer sair da cadeira nem para o Lula. Ela está fazendo um governo bem avaliado e está com a faca e o queijo na mão. Só falta cortar e comer.

Uma coisa é certa, se o PSDB não se cuidar, vai cair no mais do mesmo. Vai ficar como o candidato à presidência Alckmin e José Serra, que colocaram a cara e saíram chamuscados da disputa. Mas como eleição é isso mesmo, vamos esperar. Fica o alerta: o PSDB que se cuide e comece a produzir postes porque o PT já está com um novo poste chegando para tentar dominar o Governo do Estado de São Paulo. Cadê os postes, PSDB?

Marilei Schiavi, é jornalista, radialista, diretora de Jornalismo da Rádio Metropolitana e mestre em Ciências Sociais pela PUC.

Fonte:Mogi News

Disputa


Amilson Ribeiro / Jorge Moraes

Disputa
Nos bastidores políticos do Condemat - dois prefeitos disputam o cargo de presidente do consórcio: Sebastião Almeida (PT), de Guarulhos, que é também candidato do atual presidente do Condemat, o prefeito Jorge Abissamra (PSB), de Ferraz. O outro, que corre por fora, e inclusive já conta com os votos e a simpatia de alguns prefeitos, é Marco Bertaiolli (PSD).

Almoço em Mogi
Cerca de dez dias após as eleições, Bertaiolli convidou os prefeitos eleitos para um encontro não oficial em Mogi. Na verdade, um almoço para fazer contatos e estreitar laços com alguns dos novos prefeitos eleitos, como o de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB). Todo mundo sabe que Mogi e Suzano não tinham nenhum relacionamento nos últimos quatro anos. Não é segredo para ninguém que Bertaiolli, que está de licença da Prefeitura de Mogi por conta de uma viagem, e o atual prefeito petista de Suzano, Marcelo Candido, decididamente não se bicam e não se falam. Agora, com Tokuzumi, a expectativa é de uma situação diferente.


Nova via
Já existe até um pacto para 2013 entre Bertaiolli e Tokuzumi para que projetos antigos - como uma nova avenida do outro lado da linha, seja discutida, dando mais uma opção viária aos motoristas. A obra é discutida desde as gestões anteriores dos ex-prefeitos Waldemar Costa Filho (PR) e Estevam Galvão de Oliveira (DEM), respectivamente, ex-prefeitos de Mogi e Suzano.

Fonte:Mogi News

De confiança Ediel Braz Soares


Daniel Carvalho

De confiança
O deputado federal Junji Abe (PSD) escalou o amigo pessoal e de sua extrema confiança, Ediel Braz Soares, para representá-lo oficialmente na formatura de mais um turma do Programa de Resistência e Combate às Drogas (Proerd) no último sábado, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes.

Trabalho social
A escolha não poderia ter sido a mais acertada. Além de um trabalho social já reconhecido e desenvolvido na Legião Mirim e em clubes de serviços da cidade, Soares é bem querido no meio social da cidade e tem bom trânsito em todos os setores.

Fonte:Mogi News

Câmara Municipal Bibo já tem maioria de votos para presidente


Câmara Municipal
Bibo já tem maioria de votos para presidente

Vereador, que já é presidente do Legislativo de Mogi, conta com apoio da maioria de seus colegas. Mauro Araújo está em segundo lugar na disputa
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
O atual presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, tem o apoio da maioria dos vereadores eleitos para a próxima legislatura, que declararam em quem votarão para o comando do Legislativo em 2013. 
Seis dos 23 futuros parlamentares vão optar pelo republicano, além dele mesmo, somando sete votos. Além dele, são os outros quatro nomes eleitos pelo PR - Vera Rainho, Odete Sousa, Sadao Sakai e Emerson Rong - e os dois tuca-nos - Pedro Komura e Claudio Miyake.

Bibo conta com o apoio do PR por uma determinação do diretório municipal. Já os votos da dupla tucana têm como origem a insatisfação gerada pela saída do outro postulante ao cargo, Mauro Araújo, que deixou o ninho do PSDB e rumou para o PMDB, onde é o atual presidente municipal.

O atual cenário de disputa pela Presidência do Legislativo é de uma polarização entre Bibo e Araújo, que conta com cinco votos. O grupo é formado por Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, Olímpio Osamu Tomiyama (PSC), além de Protássio Ribeiro Nogueira e Carlos Evaristo, ambos do PSD. 
Os indecisos ou aqueles que mesmo "fechados" com determinado candidato não quiseram divulgar a escolha são 11. Apesar de todo o mistério e suspense, alguns nomes parecem estar predispostos a votar pela continuidade de Bibo. Carlos Lucareski (PPS) e Roberto Valença (PRB) devem optar pelo republicano. 
Existe a expectativa de que o colega de partido de Araújo, Benedito Faustino Taubaté, opte por Bibo. Taubaté e Araújo trocaram farpas durante a campanha eleitoral. O experiente político que agora volta ao Legislativo reclamou que o "adversário" tinha um tempo maior de exibição durante o horário eleitoral gratuito.

Parlamentar mais votado no pleito deste ano, Juliano Abe espera que o PSD defina por um candidato. O que pode não deve ocorrer, uma vez que o grupo do peermedebista já conta com dois nomes da legenda. Antonio Lino, outro filiado do PSD, aguarda uma "brecha" para se lançar como terceira via. Postura semelhante à adotada por Taubaté. O PT e o PV ainda não se posicionaram e aparecem na lista de votos de ambos os concorrentes. 
O PCdoB deverá apoiar Araújo. Jean Lopes teria assinado um documento que garante a adesão. Ele tentará convencer Karina Pirillo, da ONG Adote Já. A estratégia pela busca dos votos é distinta. Bibo conversa com os partidos, em bloco, enquanto o peemedebista busca o apoio individual.

Existe a possibilidade de o retorno do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que está afastado das funções por causa de uma viagem, alterar este cenário, uma vez que poderá indicar o voto a um dos postulantes. O objetivo dos futuros vereadores é definir quem será o novo presidente até a data da diplomação, em 19 de dezembro.

Fonte:Mogi News

Rodovias DER renova contrato de fiscalização de veículos


Rodovias
DER renova contrato de fiscalização de veículos
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Fiscalização é feita na Mogi-Bertioga e na Mogi-Salesópolis
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) renovou, no dia 26 de novembro, o contrato com as empresas do Consórcio LBR/Vetec para a prestação de serviço de fiscalização de peso e dimensões de veículos de carga nas rodovias Mogi-Salesópolis (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-98). Os equipamentos portáteis de fiscalização ficam nos quilômetros 62 e 77 em cada uma das rodovias, respectivamente. O contrato prevê readequação para outros pontos das demais rodovias do Estado, além de manutenção dos equipamentos. O excesso de peso de caminhões nas estradas danifica as pistas e pode causar acidentes. 
Como medida preventiva, em janeiro deste ano, o DER ampliou os dias e horários de proibição do tráfego de caminhões na SP-98. O objetivo é evitar o congestionamento nesta e nas demais rodovias que dão acesso ao litoral.

Fonte:Mogi News

No SUS Deputados vão cobrar do Estado a volta do serviço de radioterapia


No SUS
Deputados vão cobrar do Estado a volta do serviço de radioterapia
Descredenciamento do serviço feito pelo Hospital do Câncer despertou indignação nas autoridades da região
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Gondim: "Solução urgente"
A notícia do descredenciamento do serviço de radioterapia do Hospital do Câncer Dr. Flávio Isaías Rodrigues aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), divulgada no fim da semana pelo Ministério da Saúde, foi recebida com indignação pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS). Para ele, que é médico, além de integrante da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa, a medida anunciada na última sexta-feira, trará mais prejuízos aos doentes da rede pública. "Essas pessoas precisarão se deslocar até hospitais da capital para continuar o tratamento, viagem desgastante e desumana, independente do meio de transporte". 
Como solução, Gondim pretende cobrar do governo do Estado a implantação "o quanto antes" do serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar. "Indiquei emendas no Orçamento de 2013, dentre as quais uma no valor de R$ 30 milhões para a compra do aparelho de radioterapia e também para reforma do hospital. É algo que não pode ser realizado de um dia para outro, mas precisa ser tratado com agilidade, pois é um serviço essencial e urgente à população de Mogi e todo Alto Tietê", reforçou. 
Presidente da Frente Parlamentar do Alto Tietê, o deputado André do Prado (PR) classificou o descredenciamento do Hospital do Câncer de Mogi como "uma grande perda". "Agora, precisamos cobrar o serviço no Hospital Luzia de Pinho Melo que, até então, deve ser referência regional para oncologia pelo SUS", disse ele, que aguarda para os próximos dez dias uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. "Vamos solicitar informações de investimentos para a radioterapia, além de um cronograma de implantação deste e outros serviços no hospital de Mogi como, por exemplo, o aparelho de ressonância magnética", disse Prado. 
O democrata Estevam Galvão de Oliveira é da mesma opinião. "Nossa expectativa é que o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, atenda de forma adequada e com qualidade todos os pacientes no setor de oncologia, e esta é nossa cobrança constante junto à Secretaria Estadual de Saúde". 

Correção
A portaria nº 1.320 do Ministério da Saúde que determina a desabilitação do HC de Mogi como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) com serviço de radioterapia, é destinada exclusivamente a pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS). Isso significa que, diferentemente do que o Mogi News publicou na edição do último sábado, pacientes com convênios ou particulares podem receber e continuar normalmente o tratamento no Hospital Flávio Isaías Rodrigues. A confirmação foi dada ontem à tarde pela própria Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde.

Fonte:Mogi News