quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Amil assume Hospital Ipiranga



Amil assume Hospital Ipiranga

Ramos e Seiler anunciam investimentos para o Ipiranga / Foto Gustavo Rejani

Com a saída dos representantes da família Mori da administração, o grupo Amil assumiu 100% a direção do Hospital Ipiranga, adquirido há cinco anos, e anunciou investimentos para a unidade, que acaba de completar 50 anos. Na primeira fase de ampliação, o número de leitos será aumentado em 50% e novos equipamentos serão disponibilizados – entre eles, um tomógrafo de última geração que propicia atendimento diferenciado em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) – para avançar na qualidade dos serviços oferecidos. Dentro dos planos para a Região, os investimentos contemplam, ainda, uma unidade avançada de Pronto-Atendimento (PA) na cidade de Suzano e ações fortes do Grupo Amil no segmento de operadora, com a instalação de uma sede regional em Mogi e a oferta de uma gama de planos de saúde para atender a todos os tipos de usuários.
“O Hospital Ipiranga, nesses 50 anos, construiu um nome forte na Cidade e agora trabalhamos num projeto para que nos próximos 50 anos ele seja melhor equipado e cresça em infraestrutura e em qualidade de serviços prestados. Que seja um hospital de referência que não deve nada para São Paulo”, avisa Ricardo Seiler, novo diretor do Hospital Ipiranga e que, até poucos dias, era responsável por unidades da Amil na região do ABC Paulista. “Depois dessa primeira fase, teremos ainda uma segunda etapa de ampliação que está sendo definida e que poderá ocupar o imóvel ao lado do hospital”, acrescenta. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi

Curso gratuito ensina panificação



Curso gratuito ensina panificação
QUA, 29 DE AGOSTO DE 2012 08:49
A-A+

Bom Prato sediará aulas práticas de panificação / Foto Arquivo

A partir da próxima segunda-feira, o restaurante popular Bom Prato, de Mogi das Cruzes, vai realizar as aulas práticas do curso básico gratuito de panificação, com atividades teóricas na Escola Técnica Estadual (Etec) Presidente Vargas. As aulas, que prosseguirão até o início de novembro, acontecerão de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h30, promovidas pelo “Via Rápida Emprego”, programa coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A atividade em Mogi se encontra em fase de convocação, com inscrições já concluídas, porém há possibilidade de que sejam abertas vagas remanescentes por desistência.
Com o objetivo de colaborar para a inserção de profissionais no mercado de trabalho, o curso tem como principal proposta prover capacitação aos interessados, que poderão atuar em panificadoras ou confeitarias.
Leia matéria completa na edição impressa

Fonte:O Diário de Mogi

Lei deve ‘congelar’ Vila Oliveira



Lei deve ‘congelar’ Vila Oliveira
QUA, 29 DE AGOSTO DE 2012 09:04
A-A+

Chavedar detalhou ontem, na Prefeitura, as principais propostas de mudanças no zoneamento / Foto Eisner Soares

A nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes deve congelar o Bairro da Vila Oliveira para o surgimento de qualquer atividade comercial ou industrial. Com a diferença de já contar com infraestrutura, ele se equipara à Fazenda Rodeio, onde um grande condomínio residencial está sendo erguido. Estas serão as duas únicas zonas exclusivamente residenciais da Cidade, conforme explicado ontem pelo secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, na primeira das oito audiências de apresentação do novo texto da lei. Hoje, às 18h30, na Prefeitura, serão apresentados os usos permitidos e respectivos mapas.
Com o novo desenho do zoneamento mogiano, esta áreas (assim como todas as outras) só poderão receber comércio e indústrias condicionadas às suas vias principais, como a Perimetral, no caso do Rodeio. O comércio já consolidado na Vila Oliveira também não deverá ser alterado, mas também não poderá haver substituições, caso o proprietário intente mudar de atividade. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi

Helbor vence Master Imobiliário



Helbor vence Master Imobiliário
QUA, 29 DE AGOSTO DE 2012 09:09
A-A+

Henrique Borenstein, da Helbor, com Claudio Bernardes, presidente do Secovi, ontem, na Capital / Foto Helio Norio - Divulgação

O complexo imobiliário Helbor Concept, que prevê a construção de duas torres comerciais e uma residencial na área do Mogi Shopping, foi divulgado como um dos 16 vencedores do 18º Prêmio Master Imobiliário, considerado o maior reconhecimento do setor.
O anúncio foi feito ontem, na Capital Paulista, pela Federação Internacional das Profissões Imobiliárias (Fiabci/Brasil) e Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi).
Ao todo, 70 projetos dentro das categorias Empreendimentos (comercial e residencial) e Profissionais (marketing, comercialização, institucional, preservação do patrimônio e responsabilidade social) passaram por criteriosa avaliação de um júri especializado. Destes, 16 foram destaques de aprimoramento e modernização. (Débora Barros)

Fonte:O Diário de Mogi

Manchete do MN


Manchete do MN
O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) subiu ontem na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para falar da manchete da edição de ontem do jornal Mogi News: "Roubo de veículos cresce 100%", conforme o balanço mais recente da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Só neste ano foram roubados 245 veículos. E o final do ano ainda nem chegou. Gondim ressaltou que a falta de policiais se reflete na falta de efetivo policial, um problema crônico n região do Alto Tietê.

Fonte:Mogi News

Eleitores


Divulgação
Eleitores
O Ministério Público vai investigar possível fraude no cadastro de eleitores em Biritiba Mirim. A denúncia foi protocolada anteontem pelo comerciante Marco Antonio Araújo da Silva, morador de Jundiapeba e ex-perueiro.
Crescimento suspeito
Segundo ele, em apenas sete meses (janeiro a julho de 2012), o número de eleitores foi superior ao período de três anos anteriores na cidade, o que levanta a possibilidade de uma possível fraude justamente por ser ano eleitoral. A denúncia foi protocolada na Promotoria Pública junto à promotora Fernanda Aboleya Ratcov Renato, que poderá abrir inquérito para investigar o caso.

Fonte:Mogi News

Zoneamento Nova lei limitará áreas de ocupação urbana


Zoneamento
Nova lei limitará áreas de ocupação urbana
Algumas regiões de Mogi das Cruzes terão uma demarcação específica para ocupação e outras não poderão receber comércios nem indústrias
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Medidas foram apresentadas pelo secretário João Chavedar
A nova Lei de Uso e Ocupação do Solo de Mogi das Cruzes, que está sendo elaborada, propõe a criação da chamada Zona de Transição Urbano-Rural (Ztur), que são bairros que, apesar de urbanizados, ainda registram baixa intensidade de ocupação e ficam próximos a áreas rurais ou de preservação ambiental. São 15 bairros que darão ao município um limite de urbanização nas próximas décadas, ou seja, a mancha urbana que hoje compreende a 220 quilômetros quadrados dos 720 quilômetros quadrados totais da cidade não deve avançar indiscriminadamente nestas áreas, deixando intactas as áreas de proteção ambiental. 
As propostas da nova lei foram apresentadas ontem, durante audiência pública na Prefeitura de Mogi. A elaboração da medida seguirá outras etapas de discussões até ser encaminhada à Câmara Municipal. 
Outra proposta é incluir algumas regiões ao Eixo de Dinamização Urbana, ou seja, organizar o crescimento e o desenvolvimento da cidade a partir de vias como a Perimetral, a estrada da Volta Fria e as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Francisco Ferreira Lopes, por exemplo. Na proposta, o zoneamento também congela os bairros Vila Oliveira e Fazenda Rodeio, que passam a ser exclusivamente residenciais, não podendo receber novos comércios ou indústrias.

Os bairros Volta Fria, parte da Vila Jundiapeba, Cocuera, parte de César de Souza, Itapeti das Furnas, Fazenda Capelinha, Taboão, Porteira Preta, Vila Moraes, Rio Abaixo, Chácaras São Joaquim, Jardim Piatã, Cocuera, Botujuru e Sabaúna, que não contavam com zoneamento específico, passam a fazer parte da Ztur. 
"São bairros que servirão como colchão de amortecimento para defesa das áreas rurais ou protegidas. Conforme a urbanização for alcançando estes bairros, há um limite de crescimento para preservar o que temos", explicou o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar. 
A proposta mostra ainda as Zonas de Dinamização Urbana (ZDU), onde será incentivado o crescimento do comércio e de indústrias de pequeno impacto. Em áreas como Brás Cubas, centro, Vila Nova Mogilar, César de Souza, entre outros, será possível receber agências bancárias e estabelecimentos comerciais em geral, desde que analisado o impacto do empreendimento na mobilidade e na fluidez do trânsito. "Se um empresário quiser abrir um negócio nessa região, ele será incentivado afazer isso, mas deverá ser feito um estudo sobre o quanto esse empreendimento impactará no trânsito, por exemplo. Nesse contexto, ele terá de apresentar alternativas ao poder público", detalhou o secretário.

Fonte:Mogi News

Trânsito César de Souza deve ganhar nova avenida


Trânsito
César de Souza deve ganhar nova avenida
Área de quase 13 mil metros quadrados, perto da empresa Hoganas, já foi desapropriada pela Prefeitura para projeto de mobilidade urbana
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação
A nova avenida será construída perto da Hoganas e no espaço utilizado como pátio de veículos
O distrito de César de Souza deverá ganhar uma nova avenida para melhorar a mobilidade urbana. A Prefeitura de Mogi das Cruzes desapropriou uma área de 12.706,47 metros quadrados, entre a passagem de nível na altura da rua Catarina Carrera Marcatto até à rua Adolf Lutz e também a avenida Francisco Rodrigues Filho. A proposta, segundo explicou o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, é abrir a nova via com o objetivo de desafogar o trânsito na avenida Ricieri José Marcatto, que hoje é a principal ligação entre César de Souza, Mogilar, Rodeio e Botujuru, entre outros. 
Não há prazo para início e duração das obras ou orçamento definidos, contudo, segundo apurou o Mogi News, na prática, é o início de ações para conclusão do anel viário naquela região e que há tempos é pleiteado por motoristas. Trata-se do primeiro passo para a concretização do projeto, que é a desapropriação da área, num valor simbólico, segundo a Prefeitura, em terrenos, inclusive, que já possuem postes de energia. O terreno desapropriado fica próximo à Hoganas e o espaço utilizado atualmente como pátio municipal de veículos.

De acordo com a administração municipal, a avenida Ricieri José Marcatto recebe, em média, um fluxo de de 900 a 1.100 veículos/hora.


Outros projetos
Além da avenida paralela à Ricieri José Marcatto, uma outra obra de melhoria viária deverá ocorrer entre César de Souza e Mogilar. Trata-se da abertura de pistas marginais ao longo da avenida Francisco Rodrigues Filho, que deve ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A nova via, que tem projeto já pronto na Secretaria de Planejamento, deve fazer ligação com a avenida Antonio de Almeida, no bairro Nova Mogilar. Lá, a área já foi desapropriada pela administração municipal, de maneira que sua construção será feita por empreiteiras numa contrapartida de implantação de empreendimentos imobiliários. A ligação com a avenida Antonio de Almeida se dará em um ponto quase em frente à empresa de ônibus Pássaro Marrom.

A obra está orçada em R$ 7 milhões. Um lado da avenida (que terá duas pistas em cada direção), no sentido Francisco Rodrigues Filho, terá 25 metros de largura e, na direção à avenida Antonio de Almeida, serão 23 metros. Serão 800 metros de extensão. A construção da nova avenida está condicionada à instalação das pistas marginais e da rotatória na Francisco Rodrigues Filho.

Fonte:Mogi News

Revisão do zoneamento Vereadores vão realizar audiências públicas antes da Lei de Ocupação


Revisão do zoneamento
Vereadores vão realizar audiências públicas antes da Lei de Ocupação
Objetivo da administração municipal é que o texto encaminhado ao Legislativo não seja alterado de forma drástica
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Chico Bezerra (PSB): é preciso estudo detalhado da proposta
Os vereadores de Mogi das Cruzes prometeram realizar novas audiências públicas antes da aprovação final das mudanças da lei de uso e ocupação do solo, que irá alterar o zoneamento na cidade.

Na noite de ontem, a Prefeitura deu início a apresentação e validação das alterações propostas para a nova legislação. Esta etapa está sendo colocada em prática após a série de consultas públicas organizadas pela administração municipal, que atingiu 92 bairros e diversas entidades de classe. Durante este período, centenas de sugestões de inclusão no texto da lei foram coletadas e posteriormente analisadas.

A Secretaria Municipal de Planejamento deu continuidade a este trabalho de revisão e estabeleceu o cronograma para apresentar as mudanças, que para o melhor atendimento foi dividido em 10 temas. Ontem, o assuntou abordado foi zonas e mapas.

Após a etapa de apresentação, terá início o processo de validação. Em seguida, uma grande audiência pública também será feita. 
Somente após estas fases e, ainda, passar pelo crivo do Conselho das Cidade (Concidade), é que o texto seguirá para análise da Câmara Municipal. 
O objetivo da administração municipal é que o texto encaminhado ao Legislativo não seja alterado de forma drástica. No entanto, os parlamentares demonstraram que emendas podem ser inseridas, caso seja este o resultado coletado após a realização da série de consultas populares, semelhantes a organizadas pelo Executivo.

O presidente da Comissão de Obras Jolindo Rennó Costa (PSDB) disse que a ideia inicial é promover audiências nos bairros mais afetados pelo novo zoneamento. 
Mauro Araújo (PMDB) adiantou que espera que "a Prefeitura não encaminhe o projeto em regime de urgência".

Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, disse que a nova legislação deveria ser analisada somente em 2012. "Teríamos mais vereadores (a legislatura será formada por 23 parlamentares, sete a mais que a atual) e análise seria mais democrática. Precisamos fazer um estudo detalhado e muito sério desta proposta, porque o futuro da cidade está em jogo", disse. "Estas consultas públicas não serviram para nada. O que vale é quando chega aqui", disse Chico Bezerra.

Já Nabil Nahi Safiti (PSD) avalia que as consultas são importantes, "mas não atingiram a cidade inteira". "Não vou assinar enquanto não avaliar o texto no tempo necessário. Não podemos aprovar às pressas. Temos que chamar o secretário (municipal de Planejamento) quantas vezes for necessário", afirmou.

Fonte:Mogi News

Gratuito ExpoMogi começa com Fábio Junior e mil vozes


Gratuito
ExpoMogi começa com Fábio Junior e mil vozes
Nos 452 anos da cidade, além dos shows, empresas vão mostrar a partir de amanhã, potencial na agricultura, comércio, indústria e serviços
Daniel Carvalho
ExpoMogi contará com 96 estandes, Praça de Alimentação e shows a partir de amanhã, até domingo
Com 96 estandes dos segmentos de agricultura, comércio, indústria e prestação de serviços, a ExpoMogi 2012 será aberta oficialmente ao público amanhã, a partir das 19 horas, no CIP Mogilar - entrada pela Avenida Cívica. Além do Pavilhão de Exposições, o evento em homenagem aos 452 anos de Mogi das Cruzes contará com Praça de Alimentação e Espaço Cultural que terá, entre as atrações, shows musicais com Fábio Junior, Jeito Moleque, Jota Quest e Sidney Magal. 
Realizada pela Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com apoio da Prefeitura, Sebrae e Banco do Brasil, a ExpoMogi 2012 poderá ser conferida até domingo, sendo que no fim de semana a abertura dos portões acontece às 11 horas. A entrada é franca.

No Pavilhão de Exposições, 96 estandes vão apresentar ao público o potencial produtivo de Mogi das Cruzes através de demonstrações promovidas pelas empresas instaladas na Cidade e que atuam em diversas áreas. Durante o evento, também serão promovidos encontros de negócios e palestras para os visitantes.

Ao lado do Pavilhão de Exposições, a Praça de Alimentação com estrutura coberta oferecerá ao público o que há de mais gostoso da culinária local, como os famosos churrasco, yakissoba e pastel, além de muitas outras opções que serão levadas para a ExpoMogi por 15 entidades sociais que atuam na Cidade.

"A organização da ExpoMogi está cedendo toda a estrutura para essas entidades, que ficarão com a renda do que for vendido para o desenvolvimento dos seus projetos sociais. E é importante ressaltar que os representantes de todas as entidades passaram por um treinamento oferecido pelo Sebrae sobre a importância da higiene no manuseio dos alimentos e, principalmente, sobre como atender os clientes", ressalta Silvio Moraes, diretor de Eventos da ACMC. "Também fechamos uma parceria com o Tiro de Guerra de Mogi das Cruzes, que fará o controle sobre a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na área da festa", acrescenta.

Essas estruturas estarão interligadas ao Espaço Cultural da ExpoMogi 2012, que terá teatros e oficinas, feira de artesanato, exposições de fotografias e de carros antigos, além dos shows musicais, que acontecerão no período noturno.

Fonte:Mogi News

Eleições Candidatos declaram doações de campanha


Eleições
Candidatos declaram doações de campanha
Apenas dois candidatos declararam ter recebido alguma doação: Bertaiolli declarou mais de R$ 100 mil e Passos pouco mais de R$ 1,6 mil
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
Bertaiolli (PSD): doação de R$ 103 mil provenientes de uma empresa da região
A Justiça Eleitoral divulgou a lista de doadores e fornecedores contratados pelos candidatos durante o período da campanha eleitoral. Apenas dois dos seis que estão na disputa da Prefeitura de Mogi das Cruzes declararam ter recebido doações até o momento.

Marco Bertaiolli (PSD), que busca a reeleição, recebeu R$ 103.393,78 de pessoas jurídicas, por meio de receita estimável em dinheiro, e R$ 10 mil de pessoas físicas.+++++++
Edgar Passos (PSTU) recebeu R$ 1.657,57, montante destinado por pessoa física, por meio de receita estimável em dinheiro, e R$ 100 em recurso financeiro. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os nomes dos doadores na tarde de ontem.

Jorge Paz (PSOL), Mário Berti (PCB) e Marco Soares (PT) não receberam, até agora, nenhum tipo de doação, seja de pessoa física ou jurídica, recursos próprios, outros candidatos/comitês, fundo partidário, partidos políticos, doações pela Internet, comercialização de bens e/ou realização de eventos, rendimentos de aplicações financeiras, origem não identificada, ou, ainda, bens permanentes.

Até a noite de ontem, os dados referentes ao candidato ao Executivo do PPS, Fernando Muniz, estavam sendo "processados" e não haviam sido divulgados.

As despesas referentes aos valores arrecadados também foram informadas pela Justiça. Todo o montante recebido por Bertaiolli foi investido em publicidade. Foram R$ 103.393,78 com "baixas de recursos estimáveis em dinheiro", e R$ 3 mil "com despesas contratadas". Passos destinou R$ 1.170,00 para cessão ou locação de veículo, e R$ 487,67 para locação de imóveis, ambos os gastos foram feitos em forma de "baixa de recursos estimáveis em dinheiro".

Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral divulga aos eleitores a lista com a identificação dos doadores e fornecedores. Por determinação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e em cumprimento à Lei de Acesso à Informação, os dados apresentados pelos candidatos e partidos na primeira prestação de contas parcial podem ser acessados no site do TSE.

Até a eleição geral de 2010, os eleitores só tinham acesso à lista de doadores após a realização do pleito, quando da entrega da prestação de contas final dos candidatos.

As informações divulgadas pela Justiça são resultado da declaração feita pelos prefeituráveis em 2 de agosto, quando se encerrou o prazo para entrega da primeira prestação de contas parcial.

Os candidatos têm agora até 2 de setembro para apresentar a segunda prestação de contas parcial.

Fonte:Mogi News

Dia Nacional Sem Tabaco Quase 60% dos fumantes de Mogi abandonam o vício


Dia Nacional Sem Tabaco
Quase 60% dos fumantes de Mogi abandonam o vício
Divulgação
Entre janeiro e julho, 141 pessoas se trataram em Mogi
Entre os meses de janeiro e julho deste ano, 141 pessoas foram incluídas no Programa Municipal de Combate ao Tabagismo em Mogi das Cruzes. Cerca de 58% destes pacientes, ou seja, 82 deles, conseguiram parar com o vício. Outros 24% deles (34) abandonaram o tratamento. No Dia Nacional Sem Tabaco, celebrado hoje, especialistas comemoram a queda no número de fumantes em todo o País, mas alertam que, além de estimular o abandono do tabagismo, o grande desafio é manter a posição antifumo.

Desde a sanção da Lei Antifumo, que proíbe o consumo de cigarros em locais públicos e fechados, até a elevação dos tributos para a indústria do tabaco e a proibição da comercialização de cigarros metolados, fumar ficou mais difícil. As campanhas desenvolvidas pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) que incentivam a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis também diminuíram o índice de fumantes em 14,8% no Brasil, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Em Mogi, o Programa de Combate ao Tabagismo, criado em 2007, distribui, gratuitamente, em média 1,2 mil adesivos transdérmicos de nicotina aos pacientes. No entanto, mais importante do que acabar com o vício, é identificar o nível de dependência do paciente e o motivo que o levou a procurar o programa, segundo a médica Célia Trama, coordenadora do programa. 
"São três níveis de dependência: químico, psicológico e habitual. O químico é o mais fácil de tratar, porque introduzimos medicamentos que auxiliam na desintoxicação do organismo. Mas, para que o programa seja efetivo, pedimos que o paciente faça uma lista dos motivos que o fizeram parar e por que continuaria fumando", detalhou.

Outra dificuldade é manter o paciente focado no tratamento, já que fatores externos influenciam na decisão do paciente. "É preciso ter o apoio da família e dos amigos e estrutura psicológica", informou.

O mesmo defende o médico Ademir Lopes Júnior, da SBMFC. "Isso porque a nicotina age rapidamente no cérebro, causando dependência superior à do álcool, por exemplo. Basta um mês de uso contínuo de cigarros para acionar o gatilho da dependência", alertou. (J.S.)

Fonte:Mogi News

Tiririca: estratégia de Bubu é usar bom humor e o mesmo número


Estratégias
Marketing ajuda o eleitor a memorizar números
Divulgação
Tiririca: estratégia de Bubu é usar bom humor e o mesmo número
Além da movimentação eleitoral neste período com coligações buscando o maior número de votos, as estratégias de marketing adotadas pelos diferentes partidos e candidatos também chamam a atenção.

Dezenas de siglas formam o quadro eleitoral mogiano, cada um deles com um número. E neste cenário de "sopa de letrinhas e de números", os marqueteiros se desdobram para fixar na memória dos eleitores os números das respectivas legendas.

Mesmo com a grande quantidade de siglas, uma estratégia é comum entre elas: a fixação das cores em todo o material de propaganda dos candidatos, sejam eles nomes que concorrem ao Executivo ou aqueles que buscam uma vaga no Legislativo.

A estratégia básica é mesmo associar as cores da bandeira, mas existem aqueles que criam novos elementos para chamar a atenção. O PR, por exemplo, orienta para que os candidatos associem o número ao clássico dois patinhos na lagoa. No PC do B a recomendação é ligar os dígitos a um esporte, vinculando os nomes ao Ministério dos Esportes, pasta comandada pelos comunistas. Já o PMDB mantém o tradicional sol ou a chama. O PSDB segue com o tucano, assim como o PT com sua estrela. O PSD participa pela primeira vez de uma eleição e ainda busca apresentar o número, por isso, os dígitos sempre aparecem centralizados dentro de dois círculos. Durante a campanha eleitoral no rádio e na TV, um dos objetivos é destacar de forma intensa os dígitos.

Há candidatos a vereador que colocam desenhos no material de campanha ou associam a alguma atividade que tenha colocado em prática.

Fonte:Mogi News