terça-feira, 19 de julho de 2011

Travessia perigosa: Vereadores querem fechar passagem em Brás Cubas para evitar acidentes

Proposta dos vereadores Expedito Tobias e Carlos Evaristo é de de que veículos passem a usar o viaduto
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Expedito Tobias
Depois de acidente, vereadores buscam solução para passagem de nível, que tem grande movimento principalmente durante a semana
Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR) e Carlos Evaristo da Silva (DEM) querem o fechamento da passagem de nível localizada entre as avenidas Valentina Mello Freire Borenstein e Governador Adhemar de Barros, no distrito de Brás Cubas. A sugestão foi dada por eles ontem durante vistoria que fizeram no local. 
Depois do acidente que aconteceu na passagem há cerca de duas semanas, quando um trem bateu em um carro, a solução, segundo os vereadores, seria inutilizar a passagem e os veículos utilizariam o viaduto Argeu Batalha. Quanto aos pedestres, Tobias, que também é presidente da Comissão de Transportes e Segurança da Câmara, explicou que eles continuariam utilizando a passagem de nível, só que por meio de uma passarela. 
"A ideia será proposta em uma reunião que iremos marcar essa semana com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com a Prefeitura. Seria uma forma para evitarmos acidentes e, para os pedestres, que continuariam utilizando a passagem, seria uma forma segura de passar no local que hoje tem um trânsito muito intenso", disse Tobias. 
Dentro dessa proposta de inutilizar a passagem de nível em Brás Cubas para carros, também será sugerido que nas outras passagens de nível da cidade sejam colocados semáforos pouco antes das cancelas. De acordo com os vereadores, os motoristas respeitam mais os semáforos do que os sinais luminosos e sonoros das cancelas acionados quando o trem está próximo. 
Outros problemas na cancela de Brás Cubas não foram encontrados. O portão que apresentou defeitos técnicos ao ser acionado pelos guardas civis municipais foi consertado. Na ocasião do acidente, um dos portões não teria fechado e o carro avançou e acabou sendo atingido pelo trem. Foi esse acidente que motivou a vistoria dos vereadores à passagem de nível ontem.




Outras soluções
Na vistoria realizada pelos vereadores, a cancela da Vila Industrial, que fica entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Governador Adhemar de Barros, também foi fiscalizada. Nessa passagem de nível, os vereadores irão solicitar à CPTM que haja uma intervenção no muro da linha férrea, recuando ele cerca de 50 metros. 
"Alguns veículos que vem da avenida Governador Adhemar de Barros não têm muita visibilidade. Os motoristas não conseguem enxergar a cancela fechada e acabam batendo no portão", afirmou o vereador Carlos Evaristo da Silva.


Fonte: Mogi News

Crescimento NET amplia cobertura em Mogi

Operadora passa a atingir mais três bairros e mantém plano de expansão na cidade para os próximos anos
Adriano Vaccari

A TV Mogi News tem uma programação integralmente produzida na cidade e oferece jornalismo, entretenimento e prestação de serviços
A NET, empresa de multisserviços via cabo, atingiu mais três bairros em Mogi das Cruzes: Mogi Moderno, Jardim das Acácias e Jardim Ivete, que passaram a usufruir dos serviços de TV por assinatura, Internet banda larga e telefonia fixa. A operadora mantém o seu plano de expandir ainda mais a sua área de abrangência na cidade. 
"Estamos trazendo entretenimento, qualidade e serviços inovadores aos moradores destes conceituados bairros de Mogi. Até o final deste ano, teremos novos bairros recebendo nossos serviços", destaca Valdemir Cestaro, gerente de Operações da NET Mogi das Cruzes.


A NET tem se notabilizado na cidade pelos investimentos contínuos em tecnologia e pela evolução dos seus serviços. Outro diferencial é a preocupação da empresa com o treinamento e a capacitação de seus colaboradores, cujo objetivo é oferecer um atendimento de qualidade aos clientes. Destaque também para a valorização das notícias locais por meio do canal NET Cidade, que em Mogi pode ser assistido no canal 3 (digital) e 10 (analógico). A programação local é feita pela TV Mogi News, do Grupo Mogi News de Comunicação.


O diretor de Jornalismo da TV Mogi News, Paulo Quaresma, comemorou os novos bairros atingidos pela NET, uma vez que este crescimento também vai resultar na ampliação do número de pessoas que vão assistir à programação local via cabo. "Com isso, a NET já liga dois extremos da cidade, que são a Vila da Prata e o Aruã, e, em breve, outros dois opostos de Mogi também estarão interligados: Jundiapeba e Sabaúna. A visibilidade da nossa programação cresce a cada dia". 
Quaresma disse acreditar na continuidade da expansão da NET em todo o território mogiano em razão da tecnologia de ponta oferecida pela empresa e das vantagens econômicas que o consumidor tem em contratar um serviço completo com TV por assinatura, Internet banda larga e telefone. "Cada vez que a NET avança, nós avançamos junto", destaca o diretor de Jornalismo.


A TV Mogi News oferece dois telejornais diários, além de cinco programas: "Auto News", "Doc Mogi News", "Em Debate", "Mix Mogi News" e "Shop News". São quase 10 horas diárias de programação. Os conteúdos também estão disponíveis via Internet.




Clientes
Os interessados em tornarem-se clientes da NET podem contratar pacotes com os três serviços oferecidos pela operadora, os NET Combos. O portfólio de produtos da NET conta com opções de planos de TV por assinatura em alta definição, Internet banda larga de até 20 mega e telefone fixo com a melhor oferta do mercado.


A NET é a maior empresa de multisserviços de telecomunicações via cabo da América Latina. Segundo a empresa, o foco é oferecer o que de melhor existe no chamado "triple play", nome dado à oferta conjunta de serviços de TV por assinatura, Internet banda larga e voz transmitidos por um único cabo. Mais informações sobre a NET: 4004-8844 ou www.netcombo.com.br.


Fonte:Mogi News

Pontos de drogas: Vereador vai exigir fiscalização maior aos prédios abandonados

Carlos Evaristo da Silva estuda meios para tornar a lei mais rígida contra imóveis desocupados e deteriorados
Larissa Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Imóveis desocupados têm servido de ponto de drogas
O problema dos imóveis abandonados ou desocupados em Mogi, que se tornaram ponto de uso e venda de drogas, conforme foi mostrado em reportagem especial pelo Mogi News no domingo, preocupa o vereador Carlos Evaristo da Silva (DEM). Ainda esta semana, o vereador afirmou que enviará um ofício ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) exigindo que haja fiscalização mais intensa nesses prédios desocupados. 
O vereador acredita que a lei possa ser mais rígida nesses casos. Ele disse que já acionou o departamento jurídico da Câmara para se informar sobre a possibilidade do município realizar uma forte fiscalização em cima dos proprietários que se descuidam de seus imóveis, que se tornaram morada para os marginais. 
Silva, que também visitou propriedades vazias, contou que presenciou o uso e o tráfico de drogas, além desses locais serem utilizados para prostituição. "Temos que barrar qualquer tipo de violência, assim as pessoas que moram próximas desses prédios poderão ficar tranquilas", afirmou o vereador. 


Denúncia
A situação dos prédios desocupados na cidade foi denunciada pelo Mogi News no último domingo. A reportagem passou um dia inteiro visitando os imóveis vazios indicados pelo vereador e observando as invasões que acontecem nessas propriedades. 
Em quase todos os imóveis, aconteciam invasões e atitude suspeitas. Moradores reclamaram da comercialização e do uso de entorpecentes e da movimentação nesses prédios, no qual homens e mulheres costumam frequentar. 
Para coibir a ação dos marginais nas propriedades desocupadas, a Prefeitura aumentou a multa aplicada aos donos dos imóveis que deixam suas residências vazias abertas, ou seja, com fácil acesso para estranhos. A nova Lei Municipal nº 562, de 8 de julho de 2011, estabelece multa de R$ 32.568. Antes, o valor era de R$ 421,60. 
Conforme explicou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, a cidade é monitorada e todas as denúncias sobre a presença de marginais e usuários de drogas em propriedades desocupadas são passadas para a polícia. De acordo com o major Valter Padulla, comandante interino do 17º Batalhão da Polícia Militar, a polícia age quando a população faz alguma denúncia.


Fonte:Mogi News

Passagens de nível Contradição no encontro entre Prefeitura e CPTM

Sistema de segurança nas cancelas foi o assunto tratado na reunião motivada pela colisão entre um veículo e um trem, que deixou 2 feridos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Guilherme Berti

Ao fim de reunião, Nakaharada e Nepomuceno afirmaram que o atual sistema de segurança das passagens de nível é "eficiente"
A reunião realizada na tarde de ontem entre diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes terminou com declarações contraditórias. Ao mesmo tempo em que os secretários municipais de Segurança e Transportes, Eli Nepomuceno e Carlos Nakaharada, respectivamente, afirmaram que o atual sistema de segurança das passagens de nível é "eficiente", prometeram estudar novas medidas para minimizar a possibilidade de acidentes. 
O encontro, realizado em um das salas da Estação Mogi das Cruzes, foi motivado após uma nova colisão entre trem e carro, que, desta vez, teve como cenário a passagem de nível da avenida Valentina Mello Freire Borenstein, em Brás Cubas, dia 9 de julho. Uma das cancelas não foi acionada pelo guarda municipal. O veículo avançou a linha férrea e colidiu com uma composição da CPTM. Duas pessoas ficaram gravemente feridas. 
Nakaharada e Nepomuceno foram abordados pela Imprensa logo na saída da estação e, inicialmente, afirmaram que o encontro "foi apenas uma reunião técnica, realizada sem a necessidade de apresentação de resultados concretos". 
Nepomuceno, porém, acabou revelando o teor da conversa. "Detalhamos o acidente e chegamos à conclusão de que os quatro mecanismos de segurança: o sinal sonoro, o visual, com as placas e os semáforos, a cancela e os guardas municipais, são eficazes", afirmou Nepomuceno.


No acidente da madrugada do dia 9, apesar do sinal sonoro e o visual terem sido disparados, o veículo com os dois ocupantes avançou a passagem de nível, uma vez que o obstáculo físico, a cancela, não foi acionado pelo guarda municipal. A falha do procedimento de segurança que deveria ser adotado por um servidor da Prefeitura invalidou os outros dois mecanismos - sonoro e visual - de responsabilidade da CPTM. 
"Há um convênio entre companhia e Prefeitura que estabelece as responsabilidades e houve sim um erro", assumiu Nepomuceno. Ele abriu uma sindicância para apurar o caso. A análise tem um prazo de 30 dias para ser concluída, mas o período pode ser prorrogado por mais um mês. Em paralelo com a investigação administrativa, a Polícia Civil instaurou um inquérito para descobrir o culpado. 
Incomodado
Questionado se a companhia tinha feito alguma recomendação para que o atual sistema de segurança fosse melhorado, Nakaharada, aparentemente incomodado com a pergunta, afirmou que as passagens de nível estão bem equipadas. 
"Nada vai ser feito em curto prazo, porque a operacionalização é adequada", afirmou o secretário, que, minutos depois, já dizia: "Vamos estudar algumas situações que podem ser a implantação de lombadas, medidas educativas aos mais afoitos, e, principalmente, a automação das cancelas, que poderão ser acionadas junto com os outros sinais", disse.


A CPTM se resumiu a informar, por meio da Assessoria de Imprensa, que o encontro "foi realizado para tratar de assuntos de trabalho". Foi a companhia quem agendou a reunião.


Fonte:Mogi News