quarta-feira, 19 de agosto de 2020

CPTM: Empresa faz anteprojeto para modernização de estações de Mogi das Cruzes

14 horas atrás2 min. - Tempo de leitura

Larissa Rodrigues

Compartilhe!

MELHORIA Estação Mogi das Cruzes da CPTM, na região central, deve passar por reforma e modernização. (Foto: arquivo)

Iniciado em janeiro deste ano, o chamamento público que recebeu inscrições de empresas interessadas em realizar o anteprojeto de reforma e modernização de três estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sendo elas a Estudantes, a central e a Jundiapeba, foi concluído. Ontem, a estatal revelou que a FH1 Participações e Empreendimentos Imobiliários Ltda. foi a vencedora. Esta etapa é essencial para que o edital, ainda sem data de lançamento, seja elaborado.

Nenhuma outra empresa foi selecionada, já que a FH1 é a única a cumprir os requisitos estipulados pela CPTM. A responsabilidade técnica fica por conta do escritório de Ciro Pirondi, profissional conhecido na Capital e residente em Mogi. Outras três empresas estavam aptas a apresentar os documentos, mas não o fizeram no período estipulado, sendo eliminadas do processo.

Desta forma, o anteprojeto apresentado poderá ser utilizado parcial ou totalmente no futuro processo de licitação de concessão para exploração comercial das três estações para a iniciativa privada, cujo edital deve ser publicado até o final de 2020. A FH1 poderá participar do processo de licitação amplo junto a outras concorrentes.

As estações da cidade integram a Linha 11-Coral da CPTM e representam metade dos pontos de parada, já que no total são oito. Ainda assim, Mogi ficou para trás e aguarda pela reforma desde o governo Marco Bertaiolli (PSD), que esteve à frente da Prefeitura de 2009 a 2016. Mesmo com a demora, não foi incluída a estação Braz Cubas, que fica no distrito mais populoso do município. Segundo a estatal, um projeto específico está em desenvolvimento para o espaço, com previsão de conclusão ainda este ano.

Há dois anos, a estação Mogi recebeu obras de adequação de acessibilidade, que contemplaram a instalação de rampas, pisos e mapas táteis, vaga de embarque e desembarque preferencial, rebaixamentos de calçada, dentre outros itens. Jundiapeba, Braz Cubas e Estudantes também receberam intervenções de acessibilidade.

Fonte:O Diário de Mogi