sábado, 30 de dezembro de 2017

'Serenidade': Prisão de Maluf poderá fazer Junji retornar para a Câmara

Ex-prefeito do Estado se entregou ontem à polícia, com isso, gera-se a expectativa do suplente assumir a cadeira
Foto: Mogi News


Falta pouco: Abe se diz tranquilo e espera a decisão definitiva por parte da Justiça
A prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP) determinada na terça-feira passada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), pode abrir as portas da Câmara dos Deputados para o deputado federal mogiano Junji Abe (PSD), que está na suplência do cargo. Procurado, o ex-prefeito mogiano informou que só vai se pronunciar depois que a Câmara dos Deputados decidir sobre o assunto.
O ministro determinou o imediato cumprimento da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão. Maluf foi acusado pelo Ministério Público Federal por esquema de lavagem de dinheiro em contas no exterior. Os valores foram desviados da Prefeitura de São Paulo no período entre 1993 e 1996, quando o deputado era prefeito da capital. Mesmo como a prisão decretada, a cassação do mandato de deputado federal cabe ao plenário da Câmara Federal, o que ainda não foi definido. 
Em conversa com o Mogi News, o ex-prefeito de Mogi das Cruzes afirmou que está "extremamente sereno e sem nenhuma ansiedade". Em maio, Junji foi questionado sobre a possibilidade de assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele mantinha a mesma tranquilidade em relação ao assunto. "Sei da complexidade desse processo e por isso encaro com serenidade essa condição de poder assumir o cargo. É preciso manter os pés no chão", afirmou.
A oportunidade de assumir o cargo é decorrente do coeficiente eleitoral da coligação, que ficaria alterado com a saída de Maluf. Em maio, Abe informou que estaria à disposição caso a cadeira do progressista ficasse vago. "Se trata de um período difícil na política, mas estou pronto para cumprir o meu papel caso seja necessário", disse.
Prisão 
Na manhã de ontem, Maluf se entregou na sede da Polícia Federal, na Lapa, zona Norte de São Paulo. Durante a tarde, a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal determinou que o deputado cumpra a pena em um presídio do complexo da Papuda, em Brasília. A defesa do deputado pede para que ele cumpra prisão em regime domiciliar por causa da sua idade (86 anos) e problemas de saúde.
Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, a perda de mandato deverá ser analisada pelo plenário, o que deve acontecer somente em fevereiro, após a volta do recesso parlamentar.

Fonte:Mogi News