terça-feira, 28 de março de 2017

'um Novo olhar'; Mutirão terá 5 mil consultas e 500 cirurgias de catarata

Maior ação oftalmológica em Mogi dos últimos oito anos promete reduzir em quase zero a fila de espera
Foto: Daniel Carvalho


Prefeito Marcus Melo e secretário de Saúde, Marcelo Cusatis, estiveram ontem na apresentação do projeto
A Prefeitura de Mogi, em parceria com a Santa Casa, inicia hoje o maior mutirão oftalmológico realizado na cidade nos últimos oito anos. Até 30 de junho serão realizados 500 cirurgias de catarata, o que irá zerar a fila de espera, e 5 mil consultas. O Hospital Luzia de Pinho Melo também ajudará na ação denominada "Um Novo Olhar".
Na manhã de ontem, o prefeito Marcus Melo (PSDB), ao lado do secretário de Saúde, Marcello Cusatis, do provedor da Santa Casa, Austelino Pinheiro de Mattos, e de vereadores, apresentou detalhes do mutirão que atenderá pacientes que já aguardavam na rede municipal pelo procedimento. O investimento total para a ação é de R$ 458 mil, sendo que a verba é encaminhada pelo governo federal. "Esse mutirão vai melhorar a vida das pessoas. Com certeza é muito ruim sentir que se está perdendo algo tão vital como a visão, por isso a importância dessa ação", detalhou o prefeito, destacando ainda a necessidade de manter os serviços de saúde com qualidade em Mogi, e a grande cobrança da população por esse tipo de serviço.
"A Oftalmologia é uma das especialidades de maior demanda e, conseguir concretizar esse mutirão, é mais uma avanço do SIS (Sistema Integrado de Saúde). Hoje temos 300 cirurgias na fila de espera e conseguiremos zerar esse número, além de realizar novos procedimentos que serão gerados com as consultas, que são 7 mil na espera, mas algumas duplicadas. Acreditamos que será possível atender quase 100% dessas pessoas também", detalhou Cusatis. Segundo ele, todas as cirurgias serão realizadas na Santa Casa. Os pacientes beneficiados estão sendo contatados pela Secretaria de Saúde.
Cirurgia
Segundo o médico oftalmologista responsável pelo mutirão, Fernando Boucault, as cirurgias de catarata são simples e, por isso, os pacientes devem permanecer no hospital somente duas horas. Apesar disso, é preciso fazer exames laboratoriais pré-operatórios, avaliação cardíaca, mapeamento da retina, entre outros procedimentos, sendo que todos eles estão inclusos no mutirão.
"É preciso que os novos pacientes que ainda não estão na fila de espera procurem a rede básica para que sejam encaminhados para consulta e cirurgia, conforme a necessidade. O atendimento não é feito direto na Santa Casa, é preciso desse encaminhamento", completou o secretário de Saúde de Mogi.

Fonte:Mogi News