quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Poá: Prefeito busca investimentos para o Hospital Guido Guida

Chefe do Executivo pediu a ampliação de oferta de vagas para os pacientes poaenses em unidades de referência
Foto: Divulgação


Vânia Tardelli recebeu ontem Gian Lopes, Maquinhos da Indaiá e André do Prado
O prefeito de Poá, Gian Lopes (PR), participou ontem de duas reuniões importantes relacionadas à área da saúde. A primeira foi realizada no Departamento Regional de Saúde (DRS) 1 e foi acompanhada pelo deputado estadual André do Prado (PR), enquanto a segunda aconteceu no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. O vice-prefeito Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá, e o secretário de Saúde, Greg Iassia Dias, também participaram dos dois encontros.
Segundo o prefeito, conseguir investimento do Estado para o Hospital Municipal Guido Guida e a ampliação de oferta de vagas para os pacientes de Poá, nas unidades de referência de atendimento de média e alta complexidade foram os assuntos discutidos juntamente com André do Prado com a diretora técnica do DRS 1, Vânia Tardelli, e sua equipe em São Paulo.
Durante a reunião, o deputado argumentou que o hospital municipal tem feito um atendimento regional, com pacientes de cidades como Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e até da capital. "É uma situação muito complexa porque os pacientes chegam a todo o momento no hospital para receber atendimento, no entanto, quem está pagando pelo serviço é, apenas, a prefeitura de Poá", ressaltou.
A situação tem gerado até um desequilíbrio financeiro no município, que investe mais de 25% de seu orçamento para a área da saúde. O prefeito de Poá acrescentou que a cidade tem encontrado dificuldades na obtenção de vagas nos hospitais de referência na região, principalmente, pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e no plantão controlador. "Esta é uma dificuldade que estamos encontrando e precisamos de uma ação da DRS 1 para nos ajudar a fim de que os pacientes de media e alta complexidade sejam atendidos nas unidades de referência", argumentou.
Gian Lopes manifestou o interesse de o município voltar a integrar a Rede Cegonha, para prestar cuidados às mulheres gestantes desde o acompanhamento da gravidez até o parto.
Vânia Tardelli comentou a necessidade de o município participar das reuniões do colegiado de saúde na região a fim de pactuar os interesses da cidade nas unidades do Estado. Além disso, fará uma reunião com a direção dos hospitais a fim verificar a questão do atendimento e da oferta de vagas para atendimento de média e alta complexidade.
Instituto do Câncer
No Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho a reunião foi com o presidente da unidade, Sérgio Luís Innocenzi. A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Poá, Jislene Barreto de Santana, também participou. "Foi uma reunião para aproximar a prefeitura de Poá do instituto, tendo em vista que eles atendem mais de cem pacientes do município com realização de consultas com médicos, biópsias, quimioterapias, radioterapia, entre outros".

Fonte:Mogi News