quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Acessibilidade: Comércio terá que oferecer cadeira de rodas a clientes

A Câmara Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno o projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a manterem a disposição de seus clientes com deficiência motora cadeiras de rodas comuns e motorizadas dotadas de cesto de compras
Foto: Divulgação


Projeto de lei é do vereador Hodirlei Martins, o Mineiro
A Câmara Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeiro turno o projeto de lei que obriga estabelecimentos comerciais a manterem a disposição de seus clientes com deficiência motora cadeiras de rodas comuns e motorizadas dotadas de cesto de compras. O texto visa aumentar a inclusão social de pessoas com deficiência motora ou com mobilidade reduzida. A matéria do vereador Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, foi votada na sessão ordinária, anteontem. O projeto deve voltar à pauta em segunda e última discussão no dia 20, a partir das 18 horas.
De acordo com a matéria, o número de cadeiras de rodas a ser disponibilizada varia conforme o tamanho físico do estabelecimento comercial, ou seja, supermercado e outras lojas: uma comum para área mínima de 200 a 800 metros quadrados, uma cadeira motorizada de 800 a 2.400, duas motorizadas de 2.400 a 4.800 e três cadeiras motorizadas acima de 4.800 metros de área construída. Além disso, o texto prevê que os estabelecimentos devem manter funcionários treinados no assunto, ou seja, o colaborador terá de saber operar a cadeira de rodas e auxiliar a pessoa com deficiência motora.
Para Mineiro, a sua proposta significa um olhar mais humano no cotidiano de pessoas com deficiência motora permanente ou com mobilidade reduzida momentânea. Ainda, de acordo com ele, como a cidade não oferece acessibilidade o cidadão nesta condição sofre bastante no dia a dia. Por isso, ele acredita que o Poder Público precisa melhorar esse quesito na cidade. Enfim, a pessoa com deficiência não pode continuar sendo impedidas de locomover-se, por exemplo, por causa de calçadas esburacadas e cheias de armadilhas.

Fonte:Mogi News