quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Polêmica: Taxistas pedem fiscalização e proibição do aplicativo Uber

Motoristas de taxi são a favor de punição aos condutores de Uber enquanto o aplicativo não for regularizado
Foto: Daniel Carvalho


Presidente do Sindicato dos Taxistas quer concorrência leal entre as partes
Taxistas de Mogi das Cruzes cobram a fiscalização de serviços de transporte particular de passageiros por meio de aplicativos como o Uber. O objetivo da categoria é que motoristas que prestam este tipo de atendimento sejam impedidos de atuar no município até que haja a regulamentação do mesmo.
O assunto foi tema de uma reunião realizada ontem na Câmara Municipal, e contou com a presença de cerca de 70 taxistas. Este foi o segundo encontro promovido pelo legislativo para discutir a regulamentação do serviço, e outros ainda serão realizados nas próximas semanas.
Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Mogi das Cruzes e Região, Sandro Monfort, defendeu a necessidade de se promover uma concorrência leal entre as partes. Isso porque, segundo ele, os taxistas gastam em média R$ 2,3 mil anualmente somente com impostos e taxas, enquanto que os demais prestadores de serviço estão isentos destes encargos. "Não somos contra o Uber. Queremos apenas que a nossa profissão seja respeitada. Enquanto não é regulamentado, este serviço é ilegal e, portanto, precisa ser fiscalizado", disse.
Monfort destacou ainda que já cobrou providências por parte da administração municipal na gestão passada. Um novo encontro deve ser agendado em breve com o prefeito Marcus Melo (PSDB) para tratar do assunto. "O ex-prefeito Marco Bertaiolli (PSD) informou que havia uma deficiência no quadro de funcionários. Apenas dois fiscais para a cidade inteira. Por isso, a ideia do Sindicato é pedir para que a prefeitura autorize os guardas municipais a realizarem essa fiscalização. Assim, eles poderiam aplicar a lei vigente no município, realizando a autuação com aplicação de multa e, em caso de reincidência, até mesmo a apreensão do veículo que está transportando passageiros sem autorização", comentou.
A realização efetiva da fiscalização também é defendida pelo vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, que durante o encontro se comprometeu a encaminhar um oficio pra a administração municipal solicitando que a ação seja executada na cidade. "Os taxistas são cadastrados e estão dentro da legalidade. Já o Uber está atuando em Mogi de forma clandestina. Quem não funciona dentro da lei precisa ser punido", destacou.
Já o vereador Caio Cunha (PV), que em diversos momentos da reunião foi "acusado" pelos taxistas de estar ao lado do Uber, fez questão de ressaltar que a intenção é buscar uma saída que seja benéfica para todos, principalmente para os usuários. "O que estamos querendo desenvolver é um caminho para que ambas as partes estejam no mesmo patamar e que haja igualdade de direitos e deveres. Hoje, a balança está pesando mais para um lado, e nós precisamos buscar um jeito de nivelar isso", concluiu.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que realiza normalmente o trabalho de fiscalização de transporte na cidade, seja ele individual ou coletivo, de acordo com o que determina a legislação. "Não foram registrados casos relativos ao aplicativo desde o início deste ano", afirmou. 

Fonte:Mogi News